Com o Android 15 o seu smartphone terá uma barra de tarefas!

Devido à crescente popularidade dos smartphones dobráveis e ao ressurgimento dos tablets Android, a Google tem trabalhado arduamente para otimizar a interface do utilizador do Android para dispositivos de ecrã grande. O seu trabalho está longe de estar concluído, claro, mas já obtivemos várias funcionalidades interessantes. Exemplo disso é que no Android 15 a Google vai levar a barra de tarefas para os telemóveis.

Com o Android 15 o seu smartphone terá uma barra de tarefas!

A barra de tarefas foi introduzida pela primeira vez na versão Android 12L de 2022, uma versão especial do Android destinada a dispositivos de ecrã grande. Na sua versão original, a barra de tarefas do Android ficava na parte inferior do ecrã. Era mostrada de forma persistente e estendia-se a toda a largura do ecrã, tal como as barras de tarefas dos sistemas operativos dos computadores. No entanto, com o lançamento do Android 13, a Google tornou a barra de tarefas ocultável.

Android 15 barra de tarefas

A maioria dos tablets Android tem espaço suficiente no ecrã para acomodar confortavelmente a barra de tarefas que aparece persistentemente no ecrã. No entanto esse não é realmente o caso dos dobráveis. É por isso que, com o segundo lançamento trimestral da plataforma (QPR) do Android 13, a Google renovou a barra de tarefas para ser transitória. Ou seja, só aparece no ecrã durante um curto período de tempo. A nova barra de tarefas transitória é mostrada brevemente quando o utilizador desliza para cima na barra de navegação e desaparece após alguns segundos se o utilizador não interagir com ela. Ocupa muito menos espaço, mas também torna a multitarefa mais incómoda, razão pela qual a Google está a adicionar um botão para trazer de volta o estilo antigo da barra de tarefas no Android 15.

No entanto as coisas ainda não estão perfeitas. Entretanto o site AndroidAuthority descobriu menções no Android 15 a uma barra de tarefas “minúscula”. Depois de alguns ajustes, foi possível ativar e ver como funciona.

Entretanto não se sabe quando é que a Google pretende lançar esta barra de tarefas “minúscula”. É evidente que não está concluída na versão Beta 4. No entanto deve estar pronta a tempo da versão final.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também