A Google anunciou, de forma oficial, o novo Android 12L! Que é basicamente uma versão do novo Sistema Operativo da gigante da pesquisa, para aparelhos com ecrãs de grandes dimensões.
Versão essa, que não é assim tão simples quanto isso, visto que vai ter novas APIs, ferramentas, e até novos guias para ajudar os developers a desenvolver apps para esta ‘novidade’.
À espera do Android 12? Sabia que também vai haver um Android 12L?
Portanto, o Android 12L é um sistema operativo pensado para tablets, aparelhos dobráveis, e pelos vistos, Chromebooks. Trazendo muitas melhorias à Interface do sistema operativo, habitualmente base de muitos e bons smartphones do mercado.
Em suma, com o Android 12L, a Google está finalmente a prestar alguma atenção ao mundo dos tablets, ao mesmo tempo que aproveita o ‘boom’ dos dobráveis.
Dito isto, a nova versão traz melhorias para o multitasking, e tenta oferecer novas ferramentas ao utilizador, de forma a aproveitar todos os centímetros de ecrã que os grandes aparelhos oferecem. É por isso que temos uma nova barra de tarefas, para os utilizadores trocarem de app sem ser preciso gestos ou botões extra, servindo também para escolher que aplicações poderão ser utilizadas para o modo split-screen.
Entretanto, é muito provável que a Google tenha mais mudanças a caminho do Android 12L, à medida que o vai aprimorando para o lançamento. Quanto à data em que isto estará disponível para o público… É esperado que os primeiros aparelhos compatíveis recebam a atualização algures no início de 2022.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É finalmente um ‘aleluia’? Afinal de contas, a Google anda a ignorar o mundo dos tablets há demasiados anos. O que não faz realmente muito sentido, tal foi o ‘boom’ da procura por este tipo de aparelho durante os últimos 2 anos. Aliás, o Galaxy Z Fold, que é o dobrável mais popular do mercado, é na verdade, um tablet! Que por sua vez precisa de um outro tipo de apoio por parte do software para conseguir atingir o seu potencial máximo.