Android 12 tem uma novidade para proteger a sua visão!

Uma das funcionalidades que apareceu no Android 12 Developer Preview 3 chama-se Extra Dim, tem como objetivo proteger a sua visão e foi descoberta pelo site Droid-Life. Como dá para percebermos pelo nome, escurece o ecrã no seu dispositivo, para além daquilo que é normal. A Google anteriormente referiu-se a esta função como o Escurecimento de cores brilhantes ou Brilho reduzido. No entanto, o novo nome resume melhor as coisas.

Android 12 tem uma novidade para proteger a sua visão!

A Google diz que a função Extra Dim torna o ecrã mais confortável de ler e é útil quando o brilho mínimo do smartphone, ainda é algo elevado. Isto acontece principalmente quando estamos a usar o equipamento à noite com tudo às escuras. Entretanto temos à disposição um botão que permite que esta funções continue ativada, mesmo quando desligamos ou ligamos o equipamento. Assim um slider permite ajustar o brilho.

Android 12 visão

Entretanto é possível ciar-se uma opção de acesso rápido no menu de definições rápidas no Android. Ou então, sempre pode aceder às definições, acessibilidade e extra dim. Claro que isto continua a ser um teste mas chega de certeza na versão final. Isto e muitas outras novidades que a Google está a preparar para o Android 12.

Para além desta, a nova versão do sistema operativo da Google prepara-se para integrar uma funcionalidade do Windows 95.

No ano passado, o Android 11 trouxe uma função inspirada nos anos 90: um caixote do lixo para ficheiros apagados. No entanto, os ficheiros destruídos não eram geríveis pelo utilizador. Assim, as aplicações podiam marcar itens para eliminação que iam embora 30 dias depois e ofereceriam as suas próprias formas de os restaurar. Ainda assim, não havia um único caixote do lixo centralizado a que estamos habituados noutras plataformas. Mas com base em informações recentes, isto pode mudar no Android 12 conforme refere o site AndroidPolice que vai buscar uma função do Windows 95.

Mas há mais novidades a chegar ao Android 12.Uma delas parece estar inspirada no One Ui e diz respeito às definições. O objetivo é seguir o mesmo caminho da interface One Ui da Samsung em algumas coisas e colocar tudo mais acessível aos polegares no Android 12.

Se tiver acesso à versão preview do Android 12 pode testar isto como revelado na altura em que conhecemos esta novidade. Basta utilizar a linha de comando ADB e executar a seguinte linha adb shell settings put global settings_silky_home true como foi revelado pelo leakster @ThatJoeHindy.

Android 12 visão

Assim que estiver ativada, a barra de apps e o texto crescem. Deste modo torna-se muito mais simples conseguir chegar a todo o lado com apenas uma única mão como refere o site Android Police.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também