A plataforma Android TV está a ganhar cada vez mais adeptos e com a quantidade de tempo que passamos em casa e a consequente febre do streaming tenho a certeza que vai ganhar muitos mais. É exatamente por isso que a Google está a apostar forte neste sistema. Assim o Android 12 chega com duas grandes novidades para o Android TV. De facto, posso dizer que são as melhores até agora. Logo à partida temos uma renderização nativa da interface a 4K. Temos também uma alteração dinâmica da taxa de atualização.
Android TV ganha as duas melhores novidades com o Android 12!
É verdade que o Android TV sempre suportou a reprodução de conteúdos 4K. No entanto será a primeira vez que a própria interface aparece em 4K. Isto é importante. É que até aqui era renderizada em 1080p e depois sofria upscale para se adaptar à nossa TV. Claro que a qualidade acabava por não ser a melhor. Agora já vai ser e como tal a janela principal, as definições e outras partes da interface vão aparecer com muito mais qualidade.
Entretanto a outra grande novidade é a alteração dinâmica da taxa de atualização. Dito isto, as aplicações podem ir buscar esta definição para a reprodução de conteúdos com a maior qualidade.
Mas estas não são as duas únicas novidades, embora sejam as mais sonantes.
Outra característica chama-se Modo Túnel que facilita a vida aos programadores que querem manter uma experiência consistente nas suas aplicações ao reduzir a carga que é necessária para processar conteúdos multimédia.
Também há melhorias na forma como o Android TV deteta a TV a que está ligada. Do mesmo modo verifica se há uma câmara e um microfone. Em caso afirmativo disponibiliza botões que podem desativar a sua utilização. Isto é muito útil para garantir a privacidade dos utilizadores.
O Android 12 para o Android TV Beta 3 já está disponível para programadores. Em breve deverá chegar a todos. Mais informações podem ser encontradas aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!