Android 12: já conhecemos a primeira grande novidade!

O tempo passa a correr. Dito isto estamos a cerca de um mês do lançamento da primeira versão Preview do Android 11. Lembro que o primeiro Android 11 Developer Preview chegou em fevereiro de 2020! Apesar de ainda ser cedo para ficarmos a conhecer muitas coisas, eis que há uma que foi revelada. Falo em concreto de um novo sistema de hibernação de aplicações. Está no Android 12 e é na prática a primeira grande novidade.

Android 12: já conhecemos a primeira grande novidade!

Isto foi descoberto em algumas alterações de código. Na prática o novo serviço de hibernação de aplicações gere o estado de hibernação. Assim, um estado em que as aplicações podem entrar. Isto significa que são otimizadas quando não estão a ser utilizadas. Android 12 novidade

Infelizmente e como o site XDA refere não há mais informações sobre isto. Por exemplo, não sabemos como é que as aplicações podem entrar nesse estado. É determinado automaticamente com base nas estatísticas de utilização da aplicação? Os utilizadores podem escolher manualmente as aplicações que vão hibernar? Também não sabemos como é que as apps são otimizadas para o armazenamento. Nem como o sistema operativo vai dizer aos utilizadores quais as aplicações que entraram em hibernação.

O que faz sentido é que a hibernação na aplicação automática. Entretanto também não sabemos ao certo se esta novidade vai chegar realmente ao Android 12. Seja como for há tempo para isto. No entanto, terá de ser em breve, ou caso contrário ficará de fora.

Android 12 novidade

Este sistema é realmente interessante. Tudo porque permite ocupar menos recursos num smartphone e isto é algo muito importante. Hoje em dia com a velocidade a que as transferências de dados são feitas, esta compactação/descompactação não se nota. Para além disso o utilizador acaba por ganhar mais espaço. Ou seja, só boas notícias.

Temos de esperar mais algumas semanas para percebermos ao certo o que vai acontecer na nova versão do Android. No entanto, se esta for uma das novidades, então começamos bem.

O que acha desta novidade? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também