Android 12: as grandes novidades e a data de lançamento!

A Internet já está a ferver com o Android 12. De facto, apesar de muitos equipamentos ainda nem sequer terem o Android 11, já tudo olha para a nova versão. E isto até tem uma razão de ser. É que o Android 12 vai representar uma grande evolução. Não apenas pelas funcionalidades mas porque tem uma esperada renovação da interface. Pelo menos é o que todos os indicadores que circulam pela Internet referem e até já há imagens a comprová-lo. Nas próximas linhas vamos olhar para o que eu considero uma aproximação gráfica ao iOS, funcionalidades e a data de lançamento do Android 12.

Android 12: as grandes novidades e a data de lançamento!

Logo à partida o Android 12 vai ser disponibilizado a 2 de Setembro. No entanto, a versão beta chega ainda este mês. Ou seja a 17 de Fevereiro de 2021.

Olhando para as funcionalidades há sobretudo quatro coisas que mais distinguem o Android 12. Assim temos um novo ecrã dividido, a hibernação de apps, o suporte para o duplo toque na parte traseira e uma nova interface de notificações.

Painel de notificações

Começando pelas notificações, temos um novo design. A transparência desapareceu e foi substituída por um fundo bege opaco. Ainda assim, a cor deve depender do tema atual, ou se o modo escuro está ativado ou não. Entretanto a separação entre a seção “conversas” com o resto das notificações continua. E os cantos arredondados de cada notificação estão agora mais pronunciados. Entretanto o número de mosaicos diminuiu. Assim passámos de 6 para 4 fazendo com que os ícones se tornem maiores.

Android 12 lançamento

Modo restritivo de rede

Por um lado, nem todos ficaram contentes uma vez que este modo não adiciona uma firewall de sistema personalizável. Ainda assim, pode ser muito útil. Se ativar esta definição então só as aplicações que indicar é que vão aceder à Internet. Isto claro, quando o smartphone estiver no modo restritivo.

Novo modo de ecrã dividido

Na maioria dos casos para se utilizar algumas aplicações ao mesmo tempo, tínhamos de abrir uma delas, ativar o modo de ecrã dividido e depois abrir a segunda aplicação. Escusado será dizer que isto não era muito conveniente e fabricantes como a Samsung, LG e Microsoft começaram a disponibilizar alternativas.

Android 12 lançamento

Agora a Google está a preparar um modo de ecrã dividido totalmente novo, chamado App Pairs (pares de apps). Ao navegar pelas aplicações recentes, os pares permitem que utilize duas apps como uma tarefa.

Assim o utilizador pode combinar duas aplicações que costuma usar juntas. Deste modo torna-se muito mais fácil voltar a elas.

Partilha de passwords de rede é uma das novidades no lançamento do Android 12

Apesar de se poder continuar a usar o QR Code para a partilha, vai ser possível partilhar estes dados com quem estiver perto sem qualquer contacto físico ou digitalização de códigos.

Android 12 lançamento

Toque duplo para executar funções

A Google vai trazer para o Android 12 uma função muito aguardada. De facto, devia ter sido integrada no Android 11. Esta novidade chama-se Columbus e é realmente interessante. Na prática permite realizar várias ações ao bater duas vezes na parte traseira do smartphone. Ou seja, da mesma forma como podemos tocar no ecrã para “acordar” o dispositivo.

Por defeito, tocar duas vezes na parte traseira deve ativar o Assistente da Google. No entanto, vamos poder associar esta função a outra coisa qualquer. Por exemplo, para desligar o alarme, ativar a câmara, colocar os vídeos em pausa, colocar em silêncio quando recebemos uma chamada e muito mais.

O que se sabe neste momento é que nem tudo isto estará disponível no Android 12. Mas há funções que já estão. São exemplo disso ativar o assistente da Google, tirar uma captura de ecrã, colocar vídeo em pausa e abrir as notificações.

Para prevenir toques acidentais, os utilizadores terão em primeiro lugar de registar o gesto. Assim tudo o que não for o toque exato do utilizador, não será considerado.

Sistema de temas nativo

De acordo com informações obtidas pelo 9to5Googleo Android 12 prepara-se para trazer um sistema de temas nativo, que permite selecionar uma cor primária e uma cor de destaque. Sendo que se poderão ver essas cores refletidas em todo o sistema Android.

Desta forma, a cor primária escolhida deve até afetar coisas como a cor de fundo das notificações e a área de configurações rápidas.

Android 12 lançamento

Na verdade, este nível de personalização que o Android 12 irá trazer tem muitas semelhanças com o já conhecido Substratum, que é um sistema de temas desenvolvido pela própria comunidade Android.

No entanto, existe uma diferença fundamental entre o sistema de temas do Android 12 e o Substratum. É que o Substratum força as aplicações num esquema de personalização individual. Isto enquanto que o Android 12 simplesmente oferece as suas cores do tema para aplicações como parte da API do Android.

Curiosamente, as cores base do tema do Android 12 também poderão ser escolhidas automaticamente tendo como base o papel de parede que escolher. Assim, quando mudamos a imagem de fundo, o seu telemóvel vai ser capaz de trocar para as novas cores primárias do papel de parede escolhido.

Novidades no Widgets também no lançamento do Android 12

Temos uma nova adição à seleção de widgets do Android. Por exemplo, é possível vermos um suposto widget “Conversas” no Android 12 que pode destacar mensagens recentes, chamadas perdidas ou estado de atividade. O widget é  pequeno e só mostra uma mensagem/chamada/estado.

Android 12 lançamento

Novas funções de privacidade

Na nova versão, podemos receber um aviso no painel de notificações sempre que uma app quiser aceder à câmara ou o microfone. Ao tocarmos no aviso surge um pop-up que revela qual a app que a está a utilizar. A Google tem vindo a testar isto há mais de dois anos. Assim será interessante ver esta novidade chegar finalmente ao Android 12.
Android 12 lançamento

Dito isto, a Google espera melhorar o efeito de vibração no Android 12 e transformar o smartphone num gamepad poderoso!

O smartphone vai ser um melhor gamepad!

Neste momento, os dispositivos Android têm um controlo unilateral do efeito de vibração, ou seja, ele está ligado ou desligado. Portanto, o efeito de vibração é muito fraco. Claro que isto não é muito positivo para a experiência geral de jogo. No Android 12, a alteração do código adiciona suporte para o controlo de amplitude de vibração e abre caminho para a geração de efeitos de vibração personalizados. Isto é muito útil para jogos que estão otimizados para tirarem partido disto. É o que acontece com muitos jogos de consola, que estão disponíveis em serviços como o próprio Stadia do Google, NVIDIA GeForce NOW, Microsoft xCloud, etc.).

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub