Android 12: Google mais (e melhor) personalização!

A Google, com o Android 10, introduziu o tão esperado modo escuro de forma nativa. Uma funcionalidade desenvolvida para reduzir o cansaço visual, aproveitar os ecrãs OLED, e claro, simplesmente para ser mais apelativo. Dito isto, para o Android 12, a Google está a desenvolver um sistema de temas muito mais profundo.

Afinal, este sistema vai ser capaz de elevar os níveis de personalização do SO a um nível completamente novo. Até vai conseguir alterar as cores das aplicações compatíveis.



Novidades

Assim, de acordo com informações obtidas pelo 9to5Google, o Android 12 prepara-se para trazer um sistema de temas nativo, que permite selecionar uma cor primária e uma cor de destaque. Sendo que se poderão ver essas cores refletidas em todo o sistema Android.

Desta forma, a cor primária escolhida deve até afetar coisas como a cor de fundo das notificações e a área de configurações rápidas.

De forma bem curiosa, parece que as cores disponíveis irão variar de marca para marca e possivelmente até de modelo para modelo. Uma vez que cada fabricante provavelmente terá os seus próprios conjuntos de cores. Infelizmente, não parece haver uma opção para criar um esquema de cores personalizado ou instalar outro através da Play Store.



Dito isto, o que realmente torna o sistema de temas do Android 12 especial são as cores primárias e cores de destaque do novo tema. Sendo que elas também estarão disponíveis para os ‘devs’ de aplicações.

Isto significa que, se os programadores decidirem utilizar estas novas capacidades, as aplicações no Android 12 podem ter cores e elementos visuais correspondentes ao tema escolhido. O que por sua vez irá criar uma consistência visual nunca antes vista em todo o seu smartphone.

Android 12

Android 12 vs Android 10+

Assim, em comparação, as aplicações desenvolvidas para Android 10+ apenas sabem se estamos no tema claro ou escuro e podem-se ajustar de acordo com o tema escolhido.

No entanto, o modo escuro é uma questão muito subjetiva, com muitas opiniões diferentes sobre qual modo é o melhor. Alguns preferem uma base cinza escuro ou até mesmo azul escuro, enquanto outros contestam que o verdadeiro “preto AMOLED” é o único tema escuro correto.

Na minha opinião, um verdadeiro preto num ecrã OLED dá um aspeto simplesmente fantástico. Mas são opiniões…

Portanto, agora, em vez dos programadores criarem vários esquemas de cores para as aplicações, tendo em conta estas regras base, os utilizadores podem escolher seu próprio esquema de cores e tê-lo nas aplicações. Ou seja, o cliente tem sempre razão, até no seu smartphone!

Sistemas de temas

Na verdade, este nível de personalização que o Android 12 irá trazer tem muitas semelhanças com o já conhecido Substratum, que é um sistema de temas desenvolvido pela própria comunidade Android.

No entanto, existe uma diferença fundamental entre o sistema de temas do Android 12 e o Substratum. É que o Substratum força as aplicações num esquema de personalização individual. Isto enquanto que o Android 12 simplesmente oferece as suas cores do tema para aplicações como parte da API do Android.

Curiosamente, as cores base do tema do Android 12 também poderão ser escolhidas automaticamente tendo como base o papel de parede que escolher. Assim, quando mudamos a imagem de fundo, o seu telemóvel vai ser capaz de trocar para as novas cores primárias do papel de parede escolhido.



Expectativas

Por fim, há que ter em consideração que o Android 12 ainda está em desenvolvimento.

Pelo que, a Google ainda poderá mudar de ideias e remover este novo sistema de temas antes do lançamento final. Especialmente se começar a apresentar demasiadas dores de cabeça. Contudo, quando tivermos o Android 12 Developer Preview, o que pode acontecer já no mês que vem, iremos saber mais detalhes.

Em suma, quanto a vocês, não sei se são fãs da personalização nos vossos smartphones. Mas pessoalmente, estou bastante entusiasmado com esta novidade. Acho fantástico cada um poder ter um toque pessoal no design do nosso fiel companheiro do dia-a-dia…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também