Android 12 tem uma bela novidade para os ecrãs grandes!

A Google continua a preparar muitas novidades para o Android 12. Além de um sistema simplificado para transferência de palavras-passe Wi-Fi, modo de rede limitado e um modo de hibernação misterioso, alguns programadores descobriram uma nova função. Vai agradar sobretudo a quem vai utilizar o Android 12 nos smartphones com ecrãs grandes. Falo em concreto de um sistema multitarefa redesenhado com o ecrã dividido ao meio. Neste modo, podemos lidar com duas aplicações ao mesmo tempo, utilizando-as em simultâneo.

Android 12 tem uma bela novidade para os ecrãs grandes!

Na maioria dos casos para se utilizar algumas aplicações ao mesmo tempo, tínhamos de abrir uma delas, ativar o modo de ecrã dividido e depois abrir a segunda aplicação. Escusado será dizer que isto não era muito conveniente e fabricantes como a Samsung, LG e Microsoft começaram a disponibilizar alternativas.

Agora o site 9to5Google refere que a Google está a preparar um modo de ecrã dividido totalmente novo, chamado App Pairs (pares de apps). Ao navegar pelas aplicações recentes, os pares permitem que utilize duas apps como uma tarefa.

Assim o utilizador pode combinar duas aplicações que costuma usar juntas. Deste modo torna-se muito mais fácil voltar a elas. O site 9to5Google até deu uma ideia de como isto vai funcionar.

Para além desta há também outra novidade interessante do Android 12 que ficámos a conhecer hoje.

A última revelação fala de jogos. Algo que faz sentido sobretudo porque muitos gamers se estão a virar para as plataformas móveis. Dito isto, a Google espera melhorar o efeito de vibração no Android 12 e transformar o smartphone num gamepad poderoso!

Android 12: smartphone vai ser o melhor gamepad!

Nesta momento, os dispositivos Android têm um controlo unilateral do efeito de vibração, ou seja, ele está ligado ou desligado. Portanto, o efeito de vibração é muito fraco. Claro que isto não é muito positivo para a experiência geral de jogo.

De acordo com o XDA, a Google submeteu um código no AOSP para melhorar a vibração. A alteração do código adiciona suporte para o controlo de amplitude de vibração e abre caminho para a geração de efeitos de vibração. Isto é muito útil para jogos que estão otimizados para tirarem partido disto. É o que acontece com muitos jogos de consola, que estão disponíveis em serviços como o próprio Stadia do Google, NVIDIA GeForce NOW, Microsoft xCloud, etc.).

Sem dúvida boas notícias para o Android 12. O que acha disto? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também