Já pode correr o Android 11 no Raspberry Pi 4! Descarregue já!

A OmniROM já foi uma ROM muito popular. No entanto, foi perdendo popularidade. Seja como for está mais viva do que nunca e continua a ser desenvolvida. Tanto que voltou hoje a ser notícia graças a um novo port feito por Max Weninger (maxwen) que leva este software para o Raspberry Pi 4 e mais especificamente o Android 11.

Já pode correr o Android 11 no Raspberry Pi 4! Descarregue já!

Apesar do Raspberry Pi usar a mesma arquitetura ARM que a maioria dos dispositivos Android, portar o Android para o Pi foi sempre um processo complexo. Na maioria dos casos devido a drivers em falta. Entretanto houve sempre algumas alternativas de levar o sistema operativo da Google para muitos Raspberry. Algumas com sucesso, outras nem tanto. Seja como for, o novo OmniROM parece ser a melhor opção até agora. É baseado no Android 11 e foi desenvolvido especificamente para o Raspberry Pi 4. Entretanto, quem tem um Pi mais antigo terá de se manter no sistema que tem. Pelo menos, por enquanto.

Android 11 Raspberry Pi

Esta ROM corre o Android em modo tablet e não como um dispositivo Android TV. Isto talvez seja a melhor opção para o Pi. É que em muitos casos é utilizado para outras funções para além de centro multimédia. No entanto era interessante, mais para a frente, termos uma alternativa ao Android TV.

Mas antes de fazer já a atualização, o post no fórum dedicado a esta novidade revela que a leitura de vídeo, por enquanto, ainda não está a ser apoiada por hardware. Para além disso o suporte para gráficos 3D ainda está a ser terminado. Ao nível do que funciona temos o suporte para armazenamento USB ou SD. Entretanto, esta build também funciona com os pacotes disponíveis para a instalação das Gapps. Ou seja, as aplicações da Google. Isto significa que vai poder utilizar a Play Store.

Entretanto se quer obter mais informações ou descarregar a ROM para o seu Raspberry Pi pode seguir este link.

Tem um Raspberry Pi 4? Está a pensar instalar? Conte-nos tudo nso comentários!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub