Andar de Uber sem ter motorista? Os carros autónomos já chegaram!


Por em

Em breve iremos poder andar de Uber sem ter um motorista para nos guiar. E apesar de tudo isto ainda se encontrar em fase de testes na grande cidade de Washington DC, serão precisos apenas alguns meses até que esteja tudo pronto para o projecto avançar.

Portanto, se por acaso está algo farto daqueles conversas chatas que tem com o motorista do Uber depois de um dia de trabalho exaustivo, temos a dizer-lhe que tudo isto está prestes a mudar muito em breve.

Chamar um Uber para me levar a qualquer sítio e ter o carro só para mim é simplesmente fantástico. Mas… será 100% seguro? 

A Uber tem plena noção que ao dar um salto tão grande como este, a prioridade tem que ser, nada mais, nada menos, que a segurança de todos aqueles que utilizam o seu serviço e não só. Afinal de contas, os carros vão andar pelo meio da cidade repleta de outros veículos e ainda de inúmeras pessoas.

Portanto, ainda durante esta primeira fase de testes, os carros serão operados por um motorista. À medida que vai fazendo as viagens, vai também recolhendo dados acerca da ruas e direcções. Em suma, vai criar um mapa da cidade.

Assim, tudo isto servirá para implementar algumas bases e preparar carros futuros para o grande teste que se avizinha. Mas eis o que foi dito pela Uber:

“A nossa esperança é que esta primeira exploração de dados manual, sirva para mais tarde testar os nossos carros no modo autónomo na grande cidade de Washington DC. No entanto, é importante salientar que cada quilómetro que for percorrido será tido em conta como uma aprendizagem para que as viagens sejam inteiramente seguras sem acidentes.”

A Uber já tentou realizar estes testes com carros autónomos antes, que resultaram apenas num grande acidente que vitimou uma menina de 7 anos! O que é que nos fará querer que desta vez será diferente? 

Uber carros autónomos

Estes testes já foram realizados antes no estado do Arizona, Estados Unidos da América. E um desses carros autónomos acabou por atropelar uma menina de 7 anos que passeava na sua bicicleta.

Contudo mais tarde veio a descobrir-se que o condutor de segurança presente no carro estava no telemóvel a ver um programa de TV sem ligar nenhuma à estrada. Portanto, se existe algo que terá de ser tido em conta, são as pessoas que a Uber contrata para realizar este tipo de testes.

Assim, espera-se que desta vez exista uma maior cautela por parte da empresa, que certamente não quer repetir o desastre de 2018.


(Carros elétricos) Lucid Air: Carro de luxo capaz de chegar aos 378km/h


Em suma, estes testes estão apenas em andamento na cidade de Washington DC por enquanto. E ainda não existe nenhuma data acordada para o serviço se expandir. Portanto, resta-nos apenas aguardar por mais novidades acerca deste assunto.

Gostou do que leu? O que acha de ser conduzido por carros autónomos da Uber? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. 

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Trump prepara novas armas na guerra contra a Huawei

Mercedes-Benz nega rumor sobre a redução da produção de carros elétricos

Seguinte