Andar de carro vai começar a ser algo muito Inteligente!

Sim, hoje em dia já pode dizer “Ok Google”, “Olá VW, Mercedes, BMW, etc…”, “Hey, Siri”, etc… Existe um assistente inteligente na grande maioria dos carros a circular nas nossas estradas, seja este embebido no próprio sistema do automóvel, ou apenas presente no nosso smartphone. Mas acha que isto é inteligência a sério? Esqueça isso, a coisa vai melhorar e bem nos próximos tempos.

Andar de carro vai começar a ser algo muito Inteligente!

aproveitar ar condicionado

Portanto, os assistentes de voz estão prestes a subir de nível graças a integração de tecnologias similares aquela que a OpenAI demonstrou com o ChatGPT. Quem o afirma é a gigante Qualcomm, que caso não saiba, anda a investir forte e feio no mundo automobilístico.

Em suma, os carros que estão prestes a chegar ao mercado vão oferecer um assistente de voz tão inteligente quanto o ChatGPT, com a capacidade de ter conversas adequadas com o motorista e seus passageiros. Não tem de ser obrigatoriamente o ChatGPT, mas a Qualcomm vê um futuro em que plataformas de IA generativas semelhantes podem aparecer em veículos ICE e elétricos, conectados à nuvem e prontos para ter uma conversa natural com o motorista.

Algo que seria realmente revolucionador, visto que apesar da existência de várias ferramentas parecidas, todos nós sabemos que o seu grau de sucesso anda bastante longe dos 100%.

Quer alguns exemplos dos novos comandos inteligentes?

  • “Cria uma rota onde consiga visitar os sítios mais interessantes da zona.”
  • “Faz uma encomenda de comida Italiana para estar à minha porta às 20h.”

Em suma, a IA generativa tem o potencial de melhorar o exercício da condução. Porém, pesquisas e processamento IA custa dinheiro. Por isso, será de esperar que as fabricantes aproveitem esta novidade para vender pacotes de subscrição, como na realidade já fazem na venda de carros novos.

Quando é que isto poderá ser comum nas estradas? Difícil dizer, mas antes de 2025 não parece ser uma missão impossível, tal é o nível de investimento nestas tecnologias.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados