Anda a gastar internet à sorte? O mundo do streaming vai mudar!

Um dos grandes problemas do streaming de conteúdo de alta resolução é mesmo a quantidade de dados necessários para o efeito. O que claro está, anda a arruinar muitos planos móveis por esse mundo fora. Especialmente se gosta de ver YouTube, Twitch ou Netflix fora de casa.

Mas calma! Parece que além do aumento das velocidades da Internet com a chegada do 5G, o tamanho dos ficheiros de vídeo também vai cair em 50%, graças à implementação do codec H.266/VVC.



Anda a gastar internet à sorte? O mundo do streaming vai mudar!

do streaming

Portanto, ao que tudo indica, a quantidade de dados necessária para fazer streaming de vídeo deverá baixar cerca de 50% nos próximos tempos. Tudo graças ao desenvolvimento do novo codec H.266/VCC pelo instituto FHHI (Fraunhofer Henrich Hertz Institiute).

Caso não saiba, a tecnologia foi anunciada há alguns meses atrás, trazendo consigo uma qualidade de imagem simplesmente fantástica relativamente ao espaço poupado. Afinal de contas, em comparação ao muito popular codec H.265, o H.266/VVC é capaz de oferecer a mesma qualidade de imagem, ao mesmo tempo que diminui drasticamente o tamanho do ficheiros. Por exemplo, um vídeo de 90min 4K de 10GB, pode ser re-encoded para apenas 5GB.

Como é óbvio, este codec não é fruto de um trabalho apenas pelo instituto referido em cima, visto que teve o apoio da Apple, Intel, Huawei, Qualcomm, Sony, etc… Dito tudo isto, o codec suporta ainda vídeo 8K com HDR.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub