(Análise) ZTE Axon 30 Ultra: Um topo de gama a sério ‘barato’

(Análise) ZTE Axon 30 Ultra: O mercado de smartphones é um mundo extremamente complicado, onde vemos marcas gigantescas como a Samsung ou Apple a brincar numa pequena caixa de areia, isto ao mesmo tempo que também vemos outra marcas um pouco mais pequenas a tentar roubar um bocadinho da areia e dos brinquedos, de forma bastante silenciosa, mas por vezes, de maneiras geniais.

É aqui que entra este Axon 30 Ultra da ZTE! Um smartphone com muitas das especificações dos topo de gama mais desejados do mercado, a um preço bastante mais apelativo.

(Análise) ZTE Axon 30 Ultra: Um topo de gama a sério ‘barato’

ZTE Axon 30

Portanto, no papel, é provável que olhe para o Axon 30 Ultra e apenas sublinhe o ecrã AMOLED de 6.67”, o módulo de 4 câmeras, o SoC Qualcomm Snapdragon 888, e ainda o facto de podermos contar com um carregamento rápido de 65W. Tudo isto num pacote disponível por menos de 700€.

Mas este smartphone é muito mais que isso… Afinal de contas, encontrar smartphones com boas especificações a um bom preço não é assim tão complicado quanto isso. Mas com este design e qualidade de construção? Isso já é outra música.

Como já disse várias vezes na Leak, os smartphones baratos estão a ficar brutais, como é o caso do Redmi Note 10 Pro que já tivemos a oportunidade de analisar. Mas neste caso, temos um “smartphone caro”, que por acaso até nem é assim tão caro para o que oferece. O que claro está, faz com que seja uma alternativa a considerar, qualquer que seja o smartphone que tem atualmente debaixo de olho.

Mas vamos por partes.

Design

ZTE Axon 30

Portanto, além das excelentes especificações técnicas, temos aqui um visual que impressiona, e que é capaz de meter este smartphone a lutar com os grandes como o Note 20 Ultra, S21 Ultra, iPhone 12 Pro Max ou Oppo Find X3 Pro.

Ou seja, é uma combinação de metal e vidro, que realmente passa o feeling premium tão habitual das gamas mais altas das marcas mais conceituadas. Aliás, acaba por ser um pouco mais interessante, porque além da construção comparável, e própria qualidade dos materiais, o ZTE Axon 30 Ultra é também mais leve e mais fino relativamente a super topos de gama como o S21 Ultra. (8mm vs 8.9mm / 188g vs 229g).

Esquecendo tudo isto, ao olhar para a traseira ficamos ainda mais impressionados com os acabamentos que a ZTE meteu no aparelho, especialmente na zona da câmera, onde podemos ver um efeito de arco-iris capaz de nos meter um sorriso no rosto. Além de tudo isto, o acabamento ‘matte’ também ajuda na eliminação das impressões digitais e ademais sujidade nestas builds de vidro.

Infelizmente, como nem tudo pode ser bom, não temos entrada para auscultadores (audio-jack), mas muito sinceramente, é algo que já nem ligo muito. Não me lembro da última vez que utilizei auscultadores ou earbuds com fios nos meus smartphones.

Para terminar a parte do design, temos uma câmera bem no meio do ecrã (2.6mm), que infelizmente não desaparece como no modelo anterior. Temos também um sensor de impressão digital ótico debaixo do ecrã OLED, que durante o teste, foi sempre super rápido e eficaz.

Em suma, em termos de design, temos aqui um aparelho muitíssimo interessante.

Ecrã

ZTE Axon 30

Por vezes, quando temos um smartphone topo de gama que aposta em preços mais baixos, temos também um ecrã mais ‘meh’, para a fabricante conseguir poupar alguns trocos. Mas isto não aconteceu aqui.

No ZTE Axon 30 Ultra encontramos um ecrã AMOLED de 6.67” de grande qualidade, com um rácio de 20:9, e curvaturas em ambos os lados, a fazer lembrar o antigo ‘Edge’ da Samsung.

A resolução fica pelos 2400 x 1080, ou seja, Full HD+, mas na verdade, não precisa mais do que isto, especialmente quando temos em conta que é possível chegar aos 144Hz e 300Hz de resposta ao toque. É um dos smartphones mais fluidos que pode comprar em 2021.

Mas a velocidade não é tudo, por isso, também temos suporte a 1.07 mil milhões de cores (10-bit), e claro, HDR10. É um aparelho que impressiona muito no consumo de multimédia, especialmente no streaming, como é o caso da Netflix.

Em termos de brilho, não é o melhor do mercado, mas é mais do que suficiente, ao conseguir chegar aos 520 nits.

Performance

Quando olha para este smartphone, tem obrigatoriamente de olhar para as especificações técnicas e ficar de queixo caído no chão. Afinal de contas, temos aqui um SoC Qualcomm Snapdragon 888, armazenamento UFS 3.1 (128GB/256GB), e ainda 8/12GB de memória RAM LPDDR5

É uma lista impressionante, que na verdade, só peca por não incluir suporte a cartões microSD.

Dito tudo isto, estamos a falar de um smartphone que vai trucidar qualquer app ou workload que lhe meta em cima. É como disse em cima, este é um dos smartphones mais rápidos e mais fluidos que pode ter nas suas mãos em 2021. Afinal, fazer scrolls nas apps é super fluído, as animações do OS também estão sempre no red line, e até tirar fotos é extremamente rápido.

Entretanto, como deve imaginar, a presença do SoC Qualcomm Snapdragon 888 significa que temos conetividade 5G, e imagine, até temos Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, e claro, NFC.

Bateria

Também temos um grande ponto positivo nesta parte da review, tudo graças a uma bateria de 4600mAh, e um aparelho que parece estar otimizado ao máximo para a fazer durar pelo menos um dia de uso intensivo, ou 1 dia e meio de uso equilibrado. (Isto com o ecrã a 144Hz!)

No campo do carregamento, temos um suporte a 65W via USB-C, com carregador dentro da caixa. O que por sua vez significa 52% em apenas 30 minutos. Infelizmente, não temos carregamento sem fios, uma das grandes falhas deste aparelho, na minha opinião.

Câmeras

Esquecendo o design e performance do aparelho, temos de nos focar na sua performance fotográfica. Uma das partes em que a ZTE mais se focou para tentar convencer os consumidores a meter a carteira em cima da mesa.

Afinal de contas, temos aqui 3 sensores de 64MP, bem como um outro sensor de 8MP 5x (telescope).

É um sistema de câmeras extremamente dinâmico, que vai oferecer ferramentas para tudo ou quase tudo. Na minha opinião, não vai ser excelente ao ultrapassar os pesos pesados do mercado em nenhum campo específico, mas vai ser sempre capaz de oferecer uma boa performance em quase todas as situações.

Afinal de contas, neste sistema da ZTE, temos OIS, autofocos com deteção via laser, etc…  Em suma, é um módulo de câmeras muito capaz, que o vai surpreender de dia, de noite, dentro casa, ou a capturar grandes paisagens. Ora veja alguns exemplos:

Conclusão

Em suma, o ZTE Axon 30 Ultra é um aparelho capaz de nos impressionar, especialmente quando olhamos para o seu preço que em várias lojas, já está abaixo dos 700€.

Temos pontos fortes realmente fortes na forma do SoC SD888, memória super rápida, ecrã de qualidade e ainda um módulo de câmeras pronto para tudo ou quase tudo. E claro, alguns pontos fracos na falta de carregamento sem fios, e um software que precisa de alguns toques para ficar perfeito.

Mas no geral, pelo preço pedido, é muito difícil não recomendar este aparelho.

Entretanto, pode ficar a saber mais sobre o smartphone aqui.

Leak, Recomendado, review

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!