(Análise) Xiaomi Mi Watch Lite: Básico, mas isso é mau?

Quando esquecemos a Apple, Samsung, Huawei e relógios Wear OS da Fossil, temos obrigatoriamente de olhar para a Xiaomi! Afinal de contas, a gigante Chinesa tem uma ampla gama de wearables, para todos os gostos e todas as carteiras. Especialmente quando o tema são smartwatches focados no desempenho/preço.

Dito tudo isto, o Mi Watch Lite é uma das apostas mais recentes da fabricante, trazendo um design muito apelativo, e um pacote de funcionalidades smart, que irá ser mais do que suficientes para os utilizadores que apenas querem um relógio capaz de os acompanhar no treino, e que lhe mostre todas as notificações que passam pelo telemóvel dia após dia.

Contudo, se quer algo mais ao nível de um Apple Watch ou Galaxy Watch, pode desde já esquecer este menino e ir à procura de uma alternativa noutro lado. (Prepare também mais uns trocos!)



(Análise) Xiaomi Mi Watch Lite: Básico, mas isso é mau? (Preço: 49€ – Link Aqui – Cupão: BGXMLN)

mi watch lite

Portanto, o Mi Watch Lite é basicamente o relógio ‘smart’ mais barato que a Xiaomi oferece. Claro que podemos falar da Mi Band 5, que até oferece grande parte das funcionalidades deste menino, mas a Mi Band é mais smart band que relógio propriamente dito.

Ou seja, se quer algo alguns furos acima da Mi Band, mas não quer gastar muito dinheiro, talvez faça sentido ler o resto desta análise.

Especificações Técnicas:

  • Ecrã: 1.4” LCD TFT (223 ppi – 320 x 320)
  • Bateria: 230mAh
  • GPS / A-GPS / GLONASS
  • Acelerómetro
  • Giroscópio
  • Sensor de monitorização cardíaca

Funcionalidades Chave:

  • Monitorização Cardíaca
  • Monitorização de Sono
  • Respiração
  • Notificações
  • Meteorologia
  • Alarme
  • Peso: 35g (com bracelete)
  • Resistência 5ATM

Design

O Mi Watch Lite aposta num design mais ‘quadrado’ ou ‘retangular’ que obviamente nos faz pensar no Apple Watch, e Amazfit GTS da própria Xiaomi. Afinal de contas, temos um vidro curvo 2.5D com um acabamento glossy. Contudo, ao contrário do Apple Watch e Amazfit GTS, as margens à volta do ecrã são gigantes… Por isso, vai certamente notá-las no seu dia a dia. Mas lá está, pelo preço, temos de ter alguns pontos negativos.

Dito tudo isto, no lado direito temos o único botão do relógio, que vai servir basicamente para o tirar do sleep, desligar ou ligar. Visto que toda a navegação é feita através do ecrã.

A bracelete pode ser facilmente substituída, o que é sempre um ponto positivo no mundo dos smartwatches, visto que facilita a personalização do utilizador. (No entanto, o mecanismo é proprietário da Xiaomi, por isso, vai ter alguma dificuldade em encontrar novas braceletes.)

Conforto e uso no dia-a-dia

Curiosamente, este tipo de relógio quadrado não é o meu preferido devido ao facto de me incomodar enquanto faço exercício. No entanto, parece que a equipa de design da Xiaomi pensou no meu caso, conseguindo assim um relógio com um bom tamanho, mas pequeno o suficiente para não me furar os pulsos enquanto faço flexões neste novo período de confinamento.

Ecrã

O ecrã não é de brandir aos céus, mas é inegavelmente o suficiente para um smartwatch desta gama de preços. A única coisa que realmente me incomoda são as margens… O facto de ser LCD não me chateia mesmo nada.

Ainda assim, para o que o relógio oferece, o brilho é bom, as cores também, e a resolução de 320×320 não deixa nada a desejar. Além de tudo isto, com o tamanho de 1.4”, é fácil fazer scroll, e tem o tamanho certo para ler todas as mensagens que passam por si todos os dias.

App

Curiosamente, este relógio não utiliza a já muito conhecida Mi Fit, preferindo a Xiaomi Wear Lite, que vem equipada com novas animações e uma interface bastante simplificada, e na verdade, bem mais interessante.

Ainda assim, irrita-me o facto de ter de ser preciso uma nova app, quando já utiliza a Mi Fit para a Mi Band e balança da Xiaomi.

Monitorização

Os relógios da Xiaomi são sempre muito interessantes no campo do preço, mas acabam quase todos por falhar na monitorização dos dados vitais do utilizador, especialmente em treino. Este relógio parece ser bem melhor que outras ofertas da marca, visto que foi capaz de igualar a monitorização de rivais bem mais caros que tenho cá por casa. Contudo, na parte da monitorização do sono, ele parece registar mais tempo que aquele que eu realmente durmo, e não parece contabilizar sestas.

É smart? Ou é dumb?

Um relógio inteligente, ou smartwatch, tem de ter funcionalidades inteligentes. Neste caso temos notificações, controlo de música, temporizador, alarme, compasso, Find Phone, DnD, Flash, meteorologia, etc…

Além de tudo isto, temos também acesso a várias watch faces através da app. Contudo, não dá para fazer chamadas ou responder a mensagens, algo cada vez mais procurado no mercado de wearables como este. (Para isto, vai ter de gastar um pouco mais de dinheiro)

Bateria

Facilmente chegámos aos 9 dias de autonomia, o que vai de encontro às afirmações da Xiaomi. (Carregamento dos 0 aos 100% demora cerca de 1~1.5 horas)

Conclusão

Em suma, a custar 49€, o Mi Watch Lite é capaz de oferecer um leque de funcionalidades muito interessante para o seu preço, isto ao mesmo tempo que lhe oferece o icónico design que a Apple popularizou com a sua oferta de relógios inteligentes.

Não é o melhor relógio do mercado, mas para o preço… Está muito interessante.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Diga o que disser vai chorar com este documentário da Netflix!

Existem filmes e filmes na Netflix! Sendo que uns nos apresentam histórias de ação brutais, comédias de começar a rir e não parar e...

Huawei tem uma grande surpresa preparada para Outubro!

Tudo corria de feição para a Huawei, mas o problema com os Estados Unidos deu cabo da vida a este fabricante. De facto, de...

Bug na Playstation Store revela jogo da PS Plus de Outubro? Sim?!

Nos últimos tempos, temos falado bastante acerca dos jogos PS Plus, principalmente no facto de a qualidade das ofertas ter descido significativamente em 2021,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!