Inicio Reviews Análise: Wiko Highway Pure

Análise: Wiko Highway Pure

A Wiko entrou timidamente no mercado, na altura em que muitas marcas tentavam afirmar-se na categoria de smartphones de baixo custo. Começou por lançar poucos modelos, mas foi crescendo rapidamente até chegar ao vasto portfólio que atualmente disponibiliza ao consumidor. Depois de testarmos a mais recente aposta deste fabricante, o Highway Pure, ao longo de mais de um mês, especialmente porque estávamos à espera do lançamento do Lolipop para este modelo (o que ainda não aconteceu) podemos afirmar que a Wiko está sem dúvida no bom caminhos. Nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

O Design

O Design foi certamente um das principais preocupações da Wiko no desenvolvimento do Highway Pure, sendo que o ponto principal de venda passa pela espessura ultra-fina de apenas 5.1mm. A isto juntam-se os cantos arredondados que tornam mais fácil agarrar o dispositivo.

Os botões estão bem integrados no telefone, com os controlos de volume a estarem disponíveis do lado esquerdo e o botão de energia do lado direito. Na parte inferior está disponível a tomada para auscultadores e a porta microUSB para carregamento e ligação a um computador.

Este smartphone possui um design premium que é especialmente realçado pela parte traseira em vidro. A moldura metalizada a toda a volta contribui para este aspecto de topo.

O ecrã

Este smartphone possui um ecrã AMOLED de 4.8 polegadas e resolução HD 1280×720 pixéis, com uma densidade de pixéis de 305 ppi. Gostámos muito da relação entre o brilho e a taxa de contraste e a qualidade geral que ele disponibiliza ao utilizador. A temperatura da cor também nos agradou e achamos que existe uma harmonia entre todos estes aspectos, com a qual o utilizador tem a ganhar.

O desempenho

O Wiko Highway Pure utiliza o processador quad-core Qualcomm Snapdragon 410 que faz um bom trabalho, sendo que o telemóvel responde com rapidez a tudo o que é pedido. Melhor ainda, é a inclusão de 2GB de memória.

A nível gráfico disponibiliza a placa Adreno 306 que é suficiente para a maioria dos jogos, embora nos mais exigentes Real Racing 3, possa não conseguir reproduzir com exatidão todos os detalhes.

O sistema operativo

O Highway pure corre o sistema operativo Android 4.4 KitKat, mas segundo as informações que conseguimos recolher na Internet será atualizado ara a versão 5.0 Lollipop o que são certamente boas notícias para os utilizadores. Tentámos aguardar cerca de um mês pelo lançamento desta versão para o Pure, mas como não foi lançada resolvemos publicar finalmente o teste.

Debruçando-nos sobre o Android 4.4 KitKat que é o sistema atual, nota-se que a Wiko fez algumas alterações na interface. O primeiro foi a remoção do Application Drawer e o segundo os ícones redondos.

O Som

A qualidade, no geral, é boa, embora achemos o som baixo, especialmente durante as chamadas, criando por vezes alguma dificuldade quando queremos estar a conversar e estamos num sítio com muito ruído à volta. Seria interessante que a Wiko aumentasse um pouco o nível máximo de som, durante as chamadas. De resto, o altifalante de alta voz é suficiente e o nível de som nos auscultadores poderia também ser um pouco mais elevado.

A câmara

O Highway Pure vem com uma câmara principal de 8 megapixéis, o que é satisfatório, mas não veríamos com maus olhos a inclusão de uma com 13 megapixéis. Se tirarmos as fotografias durante o dia, tudo corre bem, porém com fracas condições de luz as imagens ficam pouco definidas. 

A Autonomia

Sendo o Highway Pure tão fino, é normal que não possa ter uma bateria de grandes dimensões. Apesar disto, a duração de bateria deste dispositivo surpreendeu-nos pela positiva. Em termos práticos se utilizarmos normalmente o dispositivo, uma ou duas horas de conversa ao longo de todo o dia, acesso às redes sociais nas horas de almoço, temos bateria para 10 horas. Se gostarmos de ver alguns filmes no smartphone, então não esperem mais do que 8 horas.

O Veredicto

Gostámos realmente deste smartphone da Wiko, especialmente porque dá ao utilizador o ar premium que muitos procuram e é o ideal para uma utilização diária graças à autonomia da bateria. A câmara é funciona bem e cumpre o que promete, o som poderia ser melhor, mas achamos que a Wiko poderá mexer na rom de modo a melhorar este aspecto. Aprovado. 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Os troféus da PlayStation 5 vão oferecer recompensas digitais!

Como deve saber, a Sony decidiu reformular o sistema de troféus nas plataformas PlayStation no início do mês. No entanto, tudo indica que as...

A Sony apostou forte e feio no ‘cooling’ da PlayStation 5

A Sony decidiu (finalmente) mostrar o interior da sua consola de nova geração há alguns dias atrás, o que claro está, revelou muitos dos...

Intel quer vender o seu departamento de memória! Porquê?

Atualização: O negócio foi finalizado por 9 mil milhões de dólares! Ao que tudo indica, a Intel está prestes a finalizar um negócio que...

AMD está a ‘capar’ as RX 6000 para a NVIDIA não saber de nada!

Como deve saber, a NVIDIA já lançou duas das suas novas placas gráficas baseadas na arquitetura Ampere (RTX 3080 e RTX 3090), estando neste...

O WhatsApp Web vai FINALMENTE receber o que todos queremos

O WhatsApp é inegavelmente uma das aplicações de conversação mais utilizadas e populares do planeta, sendo utilizado por largos milhões de utilizadores. No entanto,...