Inicio Auto (Análise) VW Golf 2021: 46 anos de evolução tecnológica!

(Análise) VW Golf 2021: 46 anos de evolução tecnológica!

O Golf da gigante alemã Volkswagen é inegavelmente um dos modelos mais populares do mundo automóvel! Afinal de contas, estamos a falar de um veículo que chegou pela primeira vez ao mercado Europeu em 1974. É sempre um dos ‘hot hatches‘ mais populares e desejados pelos entusiastas. O que acaba por ser curioso, visto que o seu design é quase sempre uma evolução iterativa em vez de revolucionária.

Aliás, acaba por ser curioso perceber que a máxima ‘Em equipa que ganha não se mexe”, tem realmente resultado nos esforços da VW! Visto que com apenas ligeiras mudanças versão após versão, o carro acaba sempre por surpreender em quase todos os campos.

Dito isto, de forma a testar um dos novos serviços da VW, o We Connect, tivemos a possibilidade de fazer um ensaio ao novo VW Golf 2.0 TDI com 150cv, e talvez mais importante que a motorização, com tecnologia para dar e vender. Dito tudo isto, tendo em conta que o meu veículo diário é um VW Polo de 2010, fiquei apenas e só boquiaberto com a evolução que existiu no mundo automóvel, especialmente no reino da Volkswagen.

Por isso, em vez de me focar apenas e só no serviço We Connect, vamos também apontar para todas as grandes mudanças que podemos encontrar neste recente automóvel da gigante Alemã.

(Análise) VW Golf 2021: 46 anos de evolução tecnológica

VW Golf 2021

Portanto, vamos apontar aqui 5 grandes diferenças que podemos encontrar no parque automóvel moderno, mais especificamente neste VW Golf.

Afinal de contas, é mais do que obvio que na última década, a indústria automóvel mudar (e muito) a forma como os automóveis são construídos. Aliás, podemos até dizer que temos várias melhorias e avanços que muito provavelmente seriam impossíveis há alguns anos atrás.

1. Sistemas de navegação/multimédia eram uma opção de ‘luxo’! Hoje são o ‘normal’

VW Golf 2021

Qualquer carro moderno hoje em dia tem um sistema de multimédia/navegação com um ecrã de grandes dimensões e suporte ao toque. Caso não se lembre, antigamente, se quisesse um ‘brinquedo’ destes, teria obviamente de meter algum dinheiro em cima da mesa, qualquer coisa como 2000€ ou mais.

No entanto, o VW Golf não se apoia apenas na consola central, visto que até o tablier é completamente dominado por um ecrã de grandes dimensões capaz de passar todo o tipo de informações ao condutor. É estranho abandonar os ‘velhinhos’ velocímetros e contadores de rotações, mas é também inegavelmente mais ‘sexy’.

2. Os carros são agora mais fáceis de conduzir, sendo também muito mais seguros para os condutores (dentro e fora do carro)

VW Golf 2021

Como deve saber, a contagem de airbags dentro dos carros modernos disparou, com alguns modelos a contar com quase 10 ‘almofadinhas’. No entanto, neste Golf encontramos outro tipo de funcionalidades de segurança ativas que estão sempre ou quase sempre com um olhinho naquilo que se passa à nossa volta.

Estamos a falar de um sistema de deteção de colisão, sensores que têm apenas a missão de perceber se está ou não a sair das linhas da sua faixa de rodagem, se tem ou não as mãos no volante, sensores de distância ao carro da frente, sistemas de deteção de pontos cegos, etc… Se há coisia que senti a conduzir neste carro foi segurança, inclusivé quando abusei do acelerador. (Este menino parece que vai a 90Km/h quando vai afinal a 180)

3. Eficiência no gasto de combustível

VW Golf 2021

Como qualquer fã do mundo automóvel, quando nos metem um carrinho novo nas mãos, vamos obviamente abrir as asas do menino e perceber afinal o que ele vale no dia-a-dia. Dito isto, fiquei incrivelmente surpreendido quando este VW Golf com quase o dobro dos cavalos do meu carro do dia-a-dia, e uma cilindrada significativamente mais alta, fez exatamente os mesmos consumos do meu velho e confiável Polo.

Pode pensar que fazer o mesmo consumo não é nada de especial, mas a verdade é que este carro anda muito mais, e eu tenho o pé pesado. Fazer o mesmo exato consumo é apenas e só extraordinário, e prova de que a VW tem feito um trabalho fenomenal na eficiência energética dos seus motores.

Em suma, a economia no combustível teve uma boa evolução nos últimos anos, sendo acompanhada por uma subida no desempenho do próprio motor.

4. Hoje em dia, os automóveis sabem o que se está a passar à sua volta, e também o que está a acontecer dentro do carro

VW Golf 2021

O novo VW Golf pode dizer-lhe tudo acerca das suas especificações. Oferecendo também informações detalhadas acerca da pressão dos pneus, combustível, óleo, se está aberto ou não, dados da última viagem, etc…

Aliás, até pode basicamente falar com o seu carro, ao pedir para mudar a música, ligar para alguém, ou fazer uma rota para qualquer que sitio que deseje visitar. Algo que no passado era um extra bastante caro.

Esta experiência está agora bem mais completa com o We Connect, um serviço muito recente da VW, que tem uma margem de progressão simplesmente brutal. Ao fim ao cabo, por enquanto já é capaz de oferecer vários tipos de informações acerca do automóvel. Sendo também capaz de o abrir ou trancar sem grandes problemas (também pode tocar a buzina a partir do telemóvel para assustar os seus vizinhos).

Mas no futuro, os planos da VW são simplesmente grandiosos! Ao fim ao cabo, vai ser possível atualizar o software do carro. Fazer atualizações às suas especificações do motor, ligar o AC, ligar o motor, etc… Tudo a partir do smartphone. O futuro é mesmo fantástico dentro do VW Golf.

Pode saber mais acerca do serviço aqui:


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Última Hora) Sony cancelou lançamento da PS5 em alguns mercados!

(Em atualização) - Novas informações apontam para que a Sony tenha decidido cancelar o lançamento da sua consola de nova geração em alguns mercados!...

Movimento #Blacklivesmatter? Até a PlayStation aderiu!

O movimento #Blacklivesmatter foi certamente um dos temas mais falados e marcantes de 2020. Talvez apenas superado pela pandemia de COVID-19 que ainda se...

Gosta de jogos de terror? É que Warzone vai receber o temível Saw!

Se por acaso joga Call Of Duty Warzone ou até mesmo Modern Warfare. Certamente já deverá estar acostumado aos inúmeros eventos lançados pela equipa...

Já joga FIFA 21? Estes são os jogadores mais rápidos do jogo!

Para montar uma boa equipa no FIFA, não é preciso muito. Afinal de contas, basta apenas um bom ponta de lança, defesas competentes e...

Durante o confinamento 43% das reviews na Amazon eram falsas!

Na altura do confinamento provocado pela pandemia de coronavírus, muitas empresas lutaram pela sua sobrevivência. Lutaram e continuam a lutar. É que houve muitos...