(Análise) Volkswagen Multivan: Tem uma família gigante, ou precisa de uma carrinha de qualidade para o transporte de pessoal? Bem, a Multivan aparece no mercado como a solução que dá para tudo, e para todos, se o seu problema é meter (muitas) pessoas dentro de um veículo de 4 rodas.
Muito honestamente, quando a VW me desafiou para este teste, eu pensei “isto deve ser horrível de conduzir! Pesada, gigante, provavelmente nem passa na minha rua.” Bem, posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido, visto que a Multivan, além de ágil, foi também capaz de demonstrar algum músculo na estrada, na sua versão TDI de 150cv, mas especialmente na sua versão PHEV (Plug-In), com 238cv.
Vamos por partes?
(Análise) Volkswagen Multivan: A nova Sharan!
Portanto, durante muitos anos, foi perfeitamente normal ver muitas e boas carrinhas monovolume nas estradas Portuguesas, nomeadamente de famílias numerosas, que além de espaço, também querem praticabilidade e segurança no seu dia-a-dia. Um grande exemplo deste tipo de carrinha, é a VW Sharan, ou a SEAT Alhambra.
Pois bem, a VW Multivan quer ser a Sharan dos novos tempos, com muito mais tecnologia, mais espaço, mais segurança, e espante-se, mais performance.
Design
A VW Multivan tem o aspeto de uma carrinha (duh), no entanto, também traz algumas coisinhas novas no design, que lhe dá um aspeto mais robusto, mais zangado, e acima de tudo, diferente de tudo o resto nas estradas Portuguesas. Tem algumas similaridades com a VW ID Buzz, ao mesmo tempo que tenta não ser tão moderna, quanto a solução elétrica da marca.
Quanto às proporções, apesar de alta, a carrinha está muito bem pensada, sendo capaz de passar até nas ruas mais apertadas, ou nas garagens mais baixas.
Dimensões, Peso e Motorizações
- Dimensões: 4973 mm * 1941 mm * 1907 mm / Distância entre eixos: 3124 mm
- Peso: 2084kg
- Motorizações: 2.0 TDI (150cv), 1.4 TFSIe (PHEV – 238cv), 1.5 TFSI (134cv), 2.0 TFSI (201cv)
Espaço, e arrumação
É possível movimentar os bancos, baixá-los, recliná-los, etc… Para qualquer que seja o seu objetivo, nomeadamente, movimentar pessoas, ou produtos. Pode arranjar espaço até 3,672 litros.
No entanto, nunca esquecendo que o objetivo principal deste veículo é movimentar pessoas, e não malas/bagagens.
Conclusão
A VW Multivan é obviamente estranha a uma primeira vista. Mas, na minha opinião, é tipo a Coca-Cola, primeiro estranha-se, e depois entranha-se. A carrinha revelou-se extremamente estável, e segura, muito graças à implementação de todas as tecnologias modernas como a travagem automática (para a frente e para trás), Lane Assist, Sensores, câmera traseira, auto-hold, etc…
Mas mais importante que tudo isto, demonstrou capacidade de ser veloz, ágil, e acima de tudo, divertida! Especialmente na sua versão PHEV com mudanças automáticas.
Gostei muito da experiência.