Análise TicWatch Pro: Um smartwatch que tem o melhor de 2 mundos

Mobvoi TicWatch pro

Há alguns dias, falei de um smartwatch Google Wear OS (Fossil Sport), que para mim, é o produto que melhor representa o sistema operativo. No entanto, existe um outro relógio, que também não faz má figura, o TicWatch Pro da Mobvoi, que no fundo, é uma solução híbrida, graças aos seus dois ecrãs, com o melhor dos dois mundos. (Desempenho + Autonomia)

Curiosamente, apesar de já ter este relógio comigo há algumas semanas, apenas ontem decidi escrever um pequeno artigo de primeiras impressões, para perceber se existe ou não interesse dos leitores… E pelos vistos existe! Visto que o artigo teve algum sucesso. Por isso, meti as mãos à obra, e escrevi algo mais detalhado para vocês.

Ainda assim, se quiserem ler o artigo de primeiras impressões, cliquem aqui:

Pois bem, como já mencionei, o TicWatch Pro, conta conta com dois ecrãs, um LCD super simples, que lhe oferece uma autonomia brutal. E posteriormente, um ecrã AMOLED de grandes dimensões e uma resolução interessante, que nos permite brincar com o Google Wear OS.

TicWatch Pro

O smartwatch consegue mudar de ecrã em menos de um segundo, conseguindo ‘corrigir’ um dos pontos mais fracos do sistema operativo da Google… A autonomia.

Análise TicWatch Pro: Um smartwatch que preenche todos os requisitos, desde o NFC para pagamentos, até à autonomia de 1 semana, graças ao seu Essential Mode (Ecrã LCD)

Ticwatch Pro

TicWatch Pro: Design

O relógio parece logo especial, assim que vê o seu ‘dual-screen’. Ou seja, quando o relógio está desligado, não irá ver um ecrã preto… Nada disso, irá ver a mesma imagem ‘Graphite’ que iria ver num GameBoy Pocket, ou similar.

Além disso, temos um design bonito mas simples, com um ecrã de 1.39” circular sem pneu furado (a Notch dos smartwatches), e 2 botões laterais, em que o de cima irá chamar o menu Wear OS, e o de baixo irá servir para o menu de desporto.

Mas o que é realmente engraçado… É que no modo Essential (Ecrã LCD), temos acesso a uma face ‘Always On Display’, que não só lhe irá dizer as horas, como a data, os passos e até o nível de bateria. Um modo que curiosamente lhe irá oferecer alta visibilidade até debaixo de uma luz do sul super intensa.

Muito resumidamente, o ecrã LCD, torna este smartwatch muito especial, e acima de tudo, muito prático.

Análise TicWatch Pro: Especificações técnicas, Performance e Autonomia

Este relógio está completamente apetrechado, com tudo aquilo que poderá desejar num smartwatch. Afinal de contas, temos NFC, GPS, monitorização de frequência cardíaca, microfone, altifalante, Wi-Fi, e muito mais.

Ou seja, como temos microfone e altifalante, temos suporte a chamadas no relógio! Algo que infelizmente, não é assim tão comum quanto isso, no mercado de smartwatches.

Especificações técnicas:

  • Processador: Qualcomm Snapdragon Wear 2100
  • Memória RAM: 512MB
  • Armazenamento: 4GB
  • Ecrã: AMOLED 1.39” 400×400 + LCD
  • Bateria: 415mAH – WearOS -> 2 dias / Essential Mode -> até 30 dias
  • IP68
  • Sensores: Acelerómetro, Giroscópio, Sensor magnético, PPG Sensor, Sensor de luz ambiente, etc…

Infelizmente, na parte técnica, só falha numa categoria…

O processador é o Qualcomm Snapdragon Wear 2100, em vez do mais recente Wear 3100 que equipa o Fossil Sport. Contudo, como o TicWatch Pro já traz várias funcionalidades a pensar na autonomia, talvez não tenha feito muito sentido aos engenheiros da Mobvoi, incluir um SoC que no fundo, apenas traz um modo ‘low-power’ para cima da mesa.

Portanto, a nível de autonomia, nos últimos 2/3 meses, tenho conseguido sempre 2/3 dias de uso. Mas obviamente que isto poderá depender do seu uso, visto que muitas vezes gosto de desligar o ecrã LCD, para ter um acesso mais direto ao controlo músical enquanto treino.

Dito isto, até o carregamento é super rápido! Mas cuidado, para não usar transformadores ‘Fast Charge’. Irá queimar o carregador, que foi o meu caso. Contudo, o suporte da Mobvoi foi brutal, e rapidamente me enviaram um novo carregador, sem qualquer custo associado.

E como deve ter percebido pela foto da traseira do relógio, o carregamento é feito por pinos, em vez do mais moderno método sem fios Qi.

Análise TicWatch Pro: Vale a pena comprar?

Em suma, se por acaso está no mercado, à procura de um smartwatch e gosta do ecossistema da Google… Então, tem aqui um excelente produto, que preenche quase todos os requisitos de um entusiasta! Isto, a um preço bastante apelativo, tendo em conta a concorrência. (Consegui adquirir este TicWatch Pro por 170€, graças a uma promoção na página de Facebook da Mobvoi)

Mobvoi TicWatch pro

É um relógio que ataca um dos pontos mais negativos de ter um smartwatch, com o seu ecrã LCD (Essential Mode). E o que é realmente incrível, é mesmo que não queira usar esta funcionalidade, pode apenas desligar e utilizar o ecrã AMOLED como bem entender.

Se por acaso, ficar perdido no meio do deserto, pode sempre voltar a ligar o modo, e saber as horas durante pelo menos 30 dias.

Assim, é bem provável que esta seja a experiência Wear OS mais completa do mercado. Mas cuidado, que tem de ter um pulso grande, que este relógio é realmente um ‘matacão’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Se quiser saber mais acerca deste relógio, clique aqui.