(Análise) Teclado ASUS TUF Gaming K3: Brutal para o preço!

(Análise) Teclado ASUS TUF Gaming K3: Normalmente, quando falamos de teclados mecânicos, estamos a falar de periféricos caros, com uma série de funcionalidades viradas para os entusiastas mais exigentes.

Sim, é verdade que nos últimos anos já tivemos a oportunidade de testar alguns teclados mais baratos, como o Ornata da Razer, que tentam juntar o melhor do mundo mecânico com o melhor da membrana. Contudo, infelizmente, estes modelos acabam sempre por ser alternativas com alguns compromissos, e que na verdade, o preço nem sempre acaba por ser apelativo.

Pois bem, para contrariar a tendência de mercado, a ASUS tem aqui uma oferta muitíssimo interessante na forma do TUF K3 Gaming! Afinal de contas, temos um teclado mecânico por direito, que em vez de sistemas híbridos utiliza switches Kailh Blue. Sim, switches realmente mecânicos num teclado que pode ser encontrado a menos de 80€.

Mas vamos por partes.



(Análise) Teclado ASUS TUF Gaming K3: Brutal para o preço!

Portanto, antes de mais nada, o ASUS TUF Gaming K3 começa logo a impressionar na experiência de unboxing. Afinal de contas, além da caixa ser toda ‘gamer’ como normalmente são todos os produtos ‘gamer’ da gama TUF, temos um descanso para o pulso magnético incluído! Um ‘extra’ que algumas marcas vendem à parte, mas que aqui podemos encontrar na caixa de um produto budget.

Posteriormente, assim que tiramos o teclado propriamente dito da caixa, é fácil perceber que a qualidade de construção está toda cá, mesmo apesar da gama de preços relativamente mais baixa. Aliás, podemos dizer que é um produto com qualidade de construção própria da marca, que quase nunca desilude no campo dos periféricos, especialmente nos teclados.

Dito tudo isto, é um teclado ‘full size’, com alguns extras dentro do ASUS Armoury Crate, um software de controlo da ASUS, como é o Synapse da Razer ou iCUE da Corsair.

Em termos de conectividade, é um teclado com fio (USB), que conta ainda com uma porta USB extra disponível. No entanto, como é normal nas ofertas budget, a porta extra está limitada às velocidades USB 2.0.

Em suma, o teclado é isto, uma oferta simples, de design também ele simples mas muito apelativo, que não tem um monte de extras… Mas que tem tudo aquilo que um teclado mecânico precisa de oferecer. Especialmente quando temos em conta o preço e switches mecânicos utilizados.

Performance, Especificações e Iluminação

Em termos de usabilidade, como disse em cima, é um teclado ‘full size’. Ou seja, apesar de não ter teclas extra para Macros ou outros extras ‘gamer, o TUF Gaming K3 conta com um teclado numérico, bem como um formato bastante compacto. Apesar de robusto, é também bastante leve, ao pesar apenas 1.11KG. (Temos extras em algumas teclas, mas precisa de utilizar atalhos para os ativar).

Entretanto, ao nível da iluminação, apesar do seu preço, o TUF K3 passa por ‘teclado de gente grande’! Ao oferecer uma iluminação RGB controlável via software, que para mim, parece ser de luxo. Afinal, as teclas oferecem um feedback tátil muito satisfatório, não abanam, e ainda temos um brilho e reflexo simplesmente brutal nos LEDs de cada embutidos em cada switch. Em suma, fiquei muito impressionado. Aliás, fiquei mais impressionado com este TUF K3 que supostamente é um teclado budget, do que fiquei com um outro teclado mais caro que a ASUS enviou para review ao mesmo tempo. (Mas vamos deixar este assunto para a outra review!)

Ao nível das especificações, o TUF K3 pode ser encontrado com switches blue, brown ou red, todos eles da Kailh, e todos eles com 4mm de travel e 50~60g de força de ativação. 

Neste caso, temos switches azuis, curiosamente os meus favoritos, por não só oferecerem um feedback tátil simplesmente brutal, mas também oferecerem aquele som característico de uma máquina de escrever antiga. É um som que muito provavelmente irá enfurecer qualquer familiar que tenha de estar perto desse teclado, mas meus amigos… Todas as chineladas vão valer a pena.

Conclusão

Da mesma maneira em que já não é preciso gastar 1000€ para ter um smartphone topo de gama, também já não é preciso vender um rim no mercado negro para ter um bom teclado mecânico. Este ASUS TUF K3 é a prova disso mesmo, ao oferecer robustez, bom design, e uma qualidade de escrita séria, mesmo tendo em conta que são switches kailh em vez MX Cherry.

Aliás, muito sinceramente, para mim, o único defeito deste teclado é mesmo o logo da submarca TUF da ASUS, que… Parece um Tramp Stamp.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados