(Análise) TCL 20 5G – Um smartphone que faz jus à média gama

Antes de começar a review propriamente dita, tenho de dizer que apesar da marca TCL ser ainda pouco reconhecida no mercado de smartphones, a mesma tem imensa experiência no mundo das televisões! Aliás, muito provavelmente é devido a esta mesma experiência em construir ecrãs que este equipamento oferece um bom painel IPS.

Dito isto, não é a primeira vez que tenho um equipamento desta fabricante nas minhas mãos e a verdade é que apesar de não estarmos a falar de um Samsung, Apple, Huawei, Xiaomi ou OnePlus… A minha opinião acerca da marca é realmente muito positiva. Ou seja, pode ficar descansado, a TCL sabe o que está a fazer no mundo dos smartphones. 

Em poucas palavras, temos aqui um equipamento de média gama que ronda os 300€, mas ao contrário daquilo que algumas reviews vão dizendo por aí, sim… temos alguns compromissos para chegar a este preço. Afinal de contas, ser um smartphone de média gama é isto mesmo e aqui não é diferente, mas vamos por partes.

Design

O design do novo TCL 20 5G prova que a marca tem muita atenção ao detalhe. Afinal, temos aqui um equipamento que apesar do ecrã de 6.67 polegadas, garante uma pega muito confortável. Aliás, mesmo com 9.1 mm de grossura tem aqui garantido a suavidade da curvatura do painel traseiro que mesmo em plástico, mantém uma rigidez enorme, bem como conforto durante a utilização.

- Advertisement -

Posto isto, vamos aos detalhes, na lateral direita temos o botão On/off que conta com a impressão digital embutida e o botão de volume +/-. Na lateral esquerda, temos um botão que ativa o seu assistente digital e a entrada no cartão SIM. No topo temos a entrada jack 3.5mm e um microfone e na parte inferior temos a entrada USB Type-C, um altifalante e um microfone.

Quanto à frontal temos, um equipamento com margens aceitáveis, especialmente para este tipo de painel IPS, onde também podemos encontrar uma câmera frontal em “hole punch”. Já na traseira temos um esquema de duas cores e o modulo fotográfico de 3 câmeras e um Flash.

TCL 20 5G

Desempenho

Apesar de se encontrar na média gama, o novo TCL 20 5G traz consigo o CPU Snapdragon 690. Este processador de 8nm, veio ficar com o lugar do anterior Snapdragon 765, garantindo a mais recente evolução de conectividade no mercado, o 5G.

No entanto, as novidades não acabam apenas na introdução do 5G. Visto que este CPU é capaz de executar as aplicações do dia-a-dia sem qualquer suor, fazendo ainda algumas brincadeiras em aplicações pesadas.

Aliás, além do processador, o equipamento conta com 6GB de RAM LPDDR4 e 128GB de armazenamento interno UFS 2.1 expansível. O suficiente para a grande maioria dos utilizadores.

Até o multi-tasking é feito quase sem qualquer tipo de lag adicional, o que oferece uma boa experiência de utilização, tendo em conta o seu preço. Portanto, um bom equipamento que roda qualquer aplicação e jogo sem problema.

Até jogos como o PUBG, rodam sem qualquer problema, mas claro, não consegue ter a melhor qualidade gráfica de sempre.

TCL 20 5G

Bateria

Ora bem, a experiência diária de um smartphone depende imenso da autonomia da sua bateria. Mas fique descansado que o TCL 20 5G conta com 4.500 mAh e ainda um carregamento rápido de 18W. Na minha utilização, facilmente superou sempre o dia com mais de 6 horas de ecrã ligado.

No entanto, claro está, se utilizar para longas sessões de jogos “pesados” como o Real Racing 3, PUGB e Fortnite, com o brilho no máximo, a bateria não chega a tanto. Curiosamente, o sobreaquecimento não é preocupação mesmo em longos períodos de jogo.

Para terminar neste campo, a verdade é que não temos a maior bateria de sempre, mas a mesma também não desilude. A capacidade em conjunto com o carregador rápido de 18W incluído na caixa, garante um bom uso diário e por isso, poucas preocupações.

TCL 20 5G

As câmeras. São 3… Mas são boas?

Quando falamos em câmeras, a verdade é que os melhores sensores do mercado, aqueles que realmente trazem 0 compromissos… Estão quase sempre reservados para os equipamentos topo de gama. Contudo, a verdade é que a média gama começa a impressionar forte e feio neste campo. Será que o TCL 20 entra para o quadro de honra da fotografia?

Assim sendo, no TCL 20 5G temos um modulo traseiro triplo com um sensor principal de 48MP, um outro UltraWide de 8MP, e ainda um sensor Macro de 2MP. Além de tudo isto, temos ainda a câmera frontal de 8MP. Em poucas palavras, nada de novo ou de entusiasmante. Ainda assim, é possível ter muita qualidade de fotos e bom pós-processamento quando existe boa luminosidade, mas em ambientes com pouca luz ou à noite, a história é outra.

Existe um atraso notório, e demasiado significativo entre tirar a foto e aguardar que a mesma seja captada e processada, especialmente no sensor frontal. Mas ainda assim, com jeito ou num tripé vai sentir que o modo Super Noturno 2.0 ajuda. Veja por si algumas fotos.

Tal como, em modelos da marca anteriores, o modo Super Noite tende a garantir mais luz nas fotos. Contudo, pode levar algum tempo a efetuar o disparo.

Ecrã

Ora bem, se existe algo que a TCL costuma fazer muito bem são os painéis dos seus equipamentos. Afinal, a experiência advém de muitos anos a fabricar televisões de qualidade.

Dito isto, temos aqui um ecrã IPS com HDR de 6.67 polegadas e uma resolução de 2400 x 1080p!

Podia dizer que este ecrã é super incrível, mas não fiquei com essa sensação. Apesar de contar com um bom painel e com a ajuda da tecnologia NXTVISION, pelo preço de lançamento, a verdade é que este ecrã IPS deixou-me a desejar algo mais.

Ainda assim, não se deixe enganar temos aqui boas cores e luminosidade e certificação HDR10. No entanto, um bom IPS, para mim, não supera um ecrã AMOLED e isto em conjunto com apenas de 60Hz ficou abaixo das espectativas.

Em 2021, um equipamento de média gama não deveria utilizar esta combinação de especificações no ecrã. Aliás, para manter o preço, a escolha aceitável na minha opinião, seria no mínimo 90Hz ou 60Hz mas num ecrã OLED.

TCL 20 5G

Conclusão – TCL 20 5G

Ora bem, apesar da atenção ao detalhe e uma construção que supera até equipamentos mais caros, na minha opinião, o TCL 20 5G tem demasiados compromissos. Aliás, ao utilizar este modelo, quase que senti saudades do primeiro equipamento da empresa que meti as mãos o TCL Plex.

Afinal de contas, neste equipamento de 2021 que ronda os 300€, as câmeras não surpreendem, não temos carregamento wireless, não temos colunas stereo e o ecrã é IPS de 60hz.

Em suma, é um média gama que faz mesmo jus aos equipamentos de média gama, com uma experiência media boa em todos os campos, menos num. A capacidade de ligar até diversos equipamentos em simultâneo por Bluetooth sem atrasos entre todos, após sincronização. Clique aqui, para saber mais.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.