(Análise) Sony WF-1000XM4: Sem fios, e sem compromissos

(Análise) Sony WF-1000XM4: A Sony não brinca no mundo do áudio, isto não é novidade para ninguém, oferece sempre produtos com um excelente design, com muita performance para dar. No entanto, quando estamos a falar dos novos earbuds WF-1000XM4, que se encontram a 279€…

É preciso ter em consideração o que realmente temos aqui de bom, e de mau, para perceber se vale mesmo a pena meter esta módica quantia de dinheiro em cima do balcão da loja mais próxima.

Especificações Técnicas:

  • Conectividade: Bluetooth 5.2 (SBC, AAC, LDAC)
  • Autonomia: 8 Horas c/ANC, até 24 horas no total – Carregamento por USB-C ou Sem fios (Qi).
  • Peso: 7.3g (por bud)
  • Tamanho da driver: 6mm
  • Peso da caixa: 40g

(Análise) Sony WF-1000XM4: Sem fios, e sem compromissos

Portanto, estamos a falar de simples earbuds a custar 279€, por isso, num mercado já tão saturado de boas alternativas, a Sony tem mesmo de apresentar um produto diferenciado. E na verdade, apesar de a questão do preço ser justo ser perfeitamente discutível… A Sony é mesmo capaz de impressionar em vários campos, especialmente na qualidade de som.

Afinal de contas, nesta altura do campeonato, meter todas as novas tecnologias no mesmo projeto, não significa que vá acabar por ter um bom produto. Mas nestes WF-1000XM4, a Sony está mesmo perto do ouro.

Afinal, os novos earbuds da gigante Japoensa trabalham mesmo de forma árdua, para tentar compensar a carteira do consumidor.

Mas vamos por partes.

Design

A Sony mudou bastante o design em relação aos WF-1000XM3, visto que a caixa é agora bastante mais pequena, e bastante mais leve, o que na minha opinião… Acaba por afetar o feeling premium que adorei nos earbuds que antecederam este lançamento. Mas também tenho de dar a mão à palmatória e dizer que este novo ‘pacote’ da Sony é muito mais apetecível para o dia-a-dia, sendo extremamente mais prático.

É que ao contrário da antiga caixa de carregamento, esta nem se nota no bolso, e na verdade, é isso que queremos no mundo dos wearables… Tecnologia que parece uma extensão de nós próprios.

Dito isto, cada earbud pesa seca de 7.3g, um número ligeiramente mais alto que os 5.4g dos AirPods Pro. Mas, além do facto de não notar esta pequena diferença de peso no dia-a-dia, o encaixe também é superior, mesmo tendo em conta o seu tamanho físico. Afinal de contas, para esta qualidade sonora, é preciso espaço dentro do produto! Mas neste campo, já vamos analisar em mais detalhe. Muito resumidamente, são earbuds que pode usar durante várias horas, sem grandes problemas no tema do conforto. (Mas como já deve ter adivinhado, não passam muito despercebidos)

É importante salientar que temos aqui um produto resistente a suor, e que apesar de não ter nenhum extra para se agarrar à sua orelha enquanto treina, o encaixe é tão bom, que pode saltar, correr, ou cair no meio de um passeio lisboeta, que nada irá acontecer, estes 1000XM4 não vão cair do seu canal auditivo. (Mas assegure-se que usa a esponja correta para si! Existem 3 tamanhos incluídos na caixa.)

Entretanto, temos a caixa de carregamento, que como disse em cima, é significativamente mais pequena. Quanto? Bem… 40% mais pequena relativamente à caixa dos 1000XM3. Ainda assim, é capaz de carregar os fones para um total de 24 horas de música. (Os fones propriamente ditos oferecem 8 horas de autonomia com ANC, e 12 horas sem ANC.)

No campo do carregamento, 5 minutos chegam para 60 minutos de música. Demorando 90 minutos para alcançar uma carga de 100%. (Temos suporte a carregamento sem fios!!!)

Performance e uso no dia-a-dia

À semelhança dos seus antecessores, os novos WF-1000XM4 são controlador através de vários “toques” na superficie de cada bud. Toques que podem ser personalizados através da app, que tenho também de salientar, está cada vez melhor.

Dito isto, temos a possibilidade para toques “single”, “double”, “triple” e ainda “tap-and-hold”, todos estes toques podem fazer aquilo que bem entendermos.

Esquecendo os controlos, temos emparelhamento rápido com Android e Windows, sendo também compatíveis com aparelhos do mundo Apple. Mas claro está, para termos acesso ao coded de alta resolução LDAC, da Sony, é preciso ter um smartphone com suporte à tecnologia.

Infelizmente, em termos de emparelhamento, estes 1000XM4 da Sony deixaram uma das funcionalidades mais desejadas pelos utilizadores, de lado… O emparelhamento com mais que um aparelho ao mesmo tempo. No entanto, ao contrário de outros fones, não é preciso esquecer a ligação para ligar a um outro aparelho, apenas precisa de trocar.

Por fim, para melhorar o nosso dia-a-dia, temos suporte a Google Assistentes e Amazon Alexa, que claro está, funcionam com as já tradicionais palavras-chave ‘Ok Google’ e ‘Alexa’. (Também pode aceder aos assistentes através de toques).

O som!

É aqui que a Sony brilha sempre, e claro, os novos earbuds sem fios topo de gama da empresa não podem ser exceção. Os XM4 ofereceram o melhor som que alguma tive a oportunidade de analisar no mundo áudio sem fios. São perfeitamente capazes de oferecer um som de qualidade, com um bom volume, tudo muito bem conjugado com um grande leque de funcionalidades e conforto na posição de encaixe de cada bud no ouvido.

Não temos bass exagerado, mas como a aplicação está cada vez melhor, se realmente quiser sentir vibração, também não é muito difícil conseguir esse efeito. Os agudos são de qualidade, os graves também. Em suma, são um par de earbuds com muito dinamismo, capazes de se adaptar perfeitamente ao seu estilo de música favorito.

Cancelamento de Ruído Ativo! (ANC) 

Outro aspeto onde a Sony costuma brilhar, e na minha opinião, o ANC aparece aqui numa forma simplesmente brutal. Pelo menos no campo dos earbuds TWS, esta foi a melhor implementação até agora. O novo chip V1 da Sony mete o seu antecessor no bolso! Uma missão que não era mesmo nada fácil, tal era a qualidade dos XM3.

Muito resumidamente, pode ir treinar, pode ir correr para a rua, etc… Não vai mesmo ouvir grande coisa à sua volta. Até lhe posso dizer que no ginásio, enquanto corria, tive pessoas a falar para mim, isto enquanto as ignorava mesmo à grande, com grande sucesso, tudo graças aos novos XM4 da Sony! Muito provavelmente enquanto estava a cantar uma qualquer música das Spice Girls. (Oops…disse isto alto?)

São especialmente eficazes em ambientes outdoor, bloqueando os sempre chatos barulhos vindos de carros e motas. Dito isto, se bloquear tudo é um problema para si (se não for antissocial como eu), pode mexer um pouco no Adaptive Sound Mode, com o software da Sony a conseguir perceber o que está a fazer em dado momento, selecionando modos pré-definidos para cada situação em que se encontre.

Conclusão

Muito resumidamente, se tem dinheiro para investir, e quer o melhor produto possível, é muito difícil ignorar os novos Sony WF-1000XM4. São os melhores earbuds ANC que o dinheiro pode comprar.

Infelizmente, a Sony continua a pedir uma pequena fortuna pelos seus produtos, mas isto não é novidade para a marca em questão.

Prós: Som brutal, melhor ANC do mercado, melhor app do mercado, boa autonomia, conforto, EQ, funcionalidades smart.

Contras: Grandes e caros.

Leak, Recomendado, review

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!