Inicio Música, Cinema e TV (Análise) Smart TV Sharp 40BL2EA 4K: Uma excelente alternativa!

(Análise) Smart TV Sharp 40BL2EA 4K: Uma excelente alternativa!

O mercado está cheio de Smart TVs 4K das mais variadas marcas, por isso, é fácil chegar a uma altura em que escolher a nossa próxima TV para o quarto ou para a sala passa a ser uma gigantesca dor de cabeça em vez de algo entusiasmante.

Especialmente no mercado budget, em que os consumidores querem ter uma mão cheia de funcionalidades, mas em troca apenas têm uma mão cheia de ar (em vez de euros).

Dito tudo isto, hoje temos uma curiosa Smart TV da Sharp, um produto de uma fabricante Japonesa cheia de qualidade e ‘Know-How’, que por várias razões passa ao lado de grande parte dos consumidores. Pois bem, está na altura de perceber se a velha gigante Japonesa merece ter holofotes em cima ou não.



(Análise) Smart TV Sharp 40BL2EA 4K : Uma excelente alternativa!

sharp 40BL2EA

Portanto, caso não saiba, o nome Sharp é gigantesco e realmente importante no mundo das TVs.

Afinal de contas, a Sharp foi a primeira a fabricar e produzir TVs no Japão nos anos 50. Aliás, a Sharp andou a quebrar recordes em relação ao tamanho de ecrãs LCD durante anos, e na verdade, foi a primeira a lançar TVs 8K no mercado.

Claro que hoje em dia é uma marca que passa ao lado de grande maioria dos consumidores. Dito isto, é uma situação que a marca reconhece, e claro, está agora apostada em mudar com uma gama de produtos realmente interessante a preços apelativos.

Ou seja, produtos pensados para roubar a atenção dos consumidores que geralmente vão à procura de qualidade Samsung, LG ou Sony. Em suma, a Sharp quer oferecer o melhor preço por polegada de ecrã, ao mesmo tempo que tenta também oferecer uma experiência de utilização Premium. Uma missão que neste teste parece ter sido cumprida.

Ao fim ao cabo, as TVs mainstream da Sharp são 4K, suportam HDR, e são baseadas na espetacular plataforma Android TV.

Sharp 40BL2EA – O Design

sharp 40BL2EA

É inegável que hoje em dia, as TVs partilham todas o mesmo design base, sendo basicamente uma moldura gigante com margens muito reduzidas à volta do ecrã LED, LCD ou OLED.

sharp 40BL2EA

Dito isto, a Sharp 40BL2E não é diferente, mas isto não é necessariamente mau! Ao fim ao cabo, duvido muito que os utilizadores queiram margens gigantescas numa televisão comprada em 2020.

Não há mesmo muito a dizer neste aspeto, a televisão tem um design simples, com bons acabamentos, próprios da Sharp. É tudo muito robusto, e passa um feeling ‘premium’ quando a tira da caixa para a montar. (As margens frontais são todas feitas de metal, enquanto metade da traseira é de metal e a outra metade é de plástico rijo).

Os suportes de metal são montados com apenas dois parafusos para promover toda a simplicidade da montagem, mas também do próprio design.

Sharp 40BL2EA – Performance e Qualidade de Imagem

sharp 40BL2EA

Aqui é que esta oferta da Sharp começa a dar alguns argumentos fortes. Ao fim ao cabo, apesar do seu preço, temos aqui uma excelente experiência televisiva, tudo graças à resolução, fidelidade de cores, bem como o brilho máximo que temos a oportunidade de ter com este painel.

Além de tudo isto, temos acesso ao Sistema Operativo Android TV na sua versão 9, que claro está, traz consigo o tão desejado Assistente Google, bem como acesso à Google Play Store e Chromecast. Com este último, é possível partilhar todo o tipo de conteúdo diretamente do seu smartphone ou tablet Android sem qualquer esforço.

Entretanto, a TV é capaz de ligar completamente em menos de 5 segundos, isto enquanto a navegação nos menus é super rápida e fluida. Mas o que mais me impressionou, foi o facto da TV manter tudo a postos mesmo depois de ser desligada. Ao fim ao cabo, estava eu a ver um episódio de The Mandalorian na Disney+, desliguei a TV para ir lanchar (uma missão de 45min) e quando voltei, estava no menu do episódio, sendo apenas necessário carregar no Play para começar a ver o conteúdo onde tinha feito pausa. Simplesmente fantástico!

Em suma, ao nível do SO, a TV tem uma performance fora de série, não tendo experienciado ‘soluços’, resets de aplicações, ou quaisquer outros problemas. Uma excelente evolução em relação aos modelos anteriores.

Qualidade de Imagem

Aqui podemos encontrar um painel VA de 60Hz com a resolução nativa 4K e suporte a HDR10 e HLG. Além disto, temos ainda acesso a processamento de imagem a cargo do ‘motor’ Ace Pro Ultra, que por sua vez promete uma melhoria das cores, diminuição do ruído, etc…

Dito tudo isto, durante o teste, foi possível ver um bom upscale de conteúdo HD e SD, diria até mesmo ao nível das TVs das rivais mais conhecidas, que normalmente são um pouco mais caras.

No entanto, nem tudo é bom nesta TV da Sharp, visto que existem algumas desvantagens, como a resposta dos píxeis que por vezes deixam uma espécie de efeito ‘ghost’, ou seja, de arrastão. Sendo algo que não salta à vista a toda a hora, mas que quando acontece, é notório, especialmente em jogos de futebol. Além disto, por alguma razão, parece que a TV não é capaz de chegar ao seu brilho máximo em algum conteúdo HDR.

Por último, os ângulos de visualização não são maus, mas é recomendado que monte esta televisão num sítio onde consiga ver sempre a imagem de frente, porque é aí que vai conseguir usufruir da melhor qualidade de imagem.

Qualidade de Som

O som parece-me ser perfeitamente aceitável nesta gama de preços, sendo decentemente alto, e não apresentando distorções mesmo no máximo das suas capacidades. Além disto, existe ainda a possibilidade de ligar uns auscultadores Bluetooth, devido à implementação da tecnologia sem fios na televisão. (Também temos suporte a HDMI ARC)

Conclusão

Muito resumidamente, por este preço, não podemos estar à espera de uma TV ‘ideal’ para gaming, filmes em alta resolução, etc… Ainda assim, é um pacote bastante aceitável e capaz de cumprir a sua missão em qualquer categoria de entretenimento. Especialmente se quiser uma televisão de grandes dimensões a baixo preço.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

sharp 40BL2EA Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Atenção! A Netflix anunciou qual o novo conteúdo de Novembro!

Apesar da maioria dos utilizadores da Netflix terem de facto uma série de conteúdo já selecionado, e que acabam por vê-lo todos os dias...

Atenção! WRC 9 vai ser lançado juntamente com a PS5! Ansioso?

Existem sem dúvida nenhuma muitos jogos que poderiam estar na lista de lançamentos da PS5. E que são verdadeiramente bons o suficiente para ingressarem...

Não tem nada para jogar este Halloween? Veja estas opções!

O Halloween é sem dúvida nenhuma uma das épocas mais festejadas e adoradas em todo o mundo. Onde reinam os sustos, os doces e...

Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!

O update de novembro de 2020 do Windows 10 está a caminho. Dito isto, a Microsoft está a fazer alterações significativas à forma como...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...