(Análise) Razer Viper 8K: O rato mais rápido do mundo! Vale a pena?

(Análise) Viper 8K: A Razer é uma das fabricantes de ratos mais conhecidas da indústria, o que não é por acaso, visto que estamos a falar de uma marca que já anda a brincar neste campo há muitos e bons anos, e que sabe muito bem o que os jogadores realmente querem.

Além de tudo isto, é também uma empresa que tem tentado sair um pouco fora da caixa, ao oferecer funcionalidades inovadoras, e com potencial para mudar um pouco a forma como interagimos com o jogo à nossa frente.

Uma prova viva disto mesmo é o novo Razer Viper 8K, um rato capaz de chegar aos 8000 Hz, ou seja, mais 7000 Hz que o normal. Mas… Qual é a diferença?



(Análise) Razer Viper 8K – O rato mais rápido do mundo! Vale a pena?

Viper 8K:

Portanto, se é um jogador que quer o melhor e quer ser o mais rápido a reagir ao que está a acontecer no ecrã, tem de ter em conta o “polling rate” do seu rato. O que é isto? É bastante simples, é o número de vezes que o periférico em causa comunica com o computador. (Não é só o rato que tem Polling Rate!)

Estamos a falar na passagem de informação relativa à posição, cliques nos botões, se a roda mexeu, etc… Muito resumidamente, significa o número de vezes que o rato atualiza o seu estado junto do seu computador.

8K é assim tão especial? 

Sem dúvida! É que o standard até aqui está situado nos 1000 Hz, ou em alguns modelos mais ‘premium’, 2000 Hz.

Dito isto, para ter noção da diferença, com o standard de 1000 Hz, um rato atualiza a informação 1000 vezes por segundo. Isto enquanto este Viper 8K atualiza a informação 8000 vezes por segundo.

Em suma, é o rato mais rápido e mais responsivo à face da terra! Oferecendo uma fluidez sem precedentes, e um tempo de resposta por clique simplesmente fenomenal. Entretanto, é claro que a qualidade de construção, sensor de 20 mil DPIs, e uso de switches mecânicos também ajuda a completar o pacote!

Design e Performance no mundo real

Viper 8K:

Curiosamente, apesar de todas as novidades tecnológicas, o corpo do Razer Viper 8K é exatamente o mesmo do Razer Viper tradicional (talvez um pouco mais pesado, mas nada de especial). O que faz algum sentido, visto que o ‘antigo’ Viper já era uma espécie de obra de arte para os designers da Razer e fãs da marca, conseguindo conciliar leveza com robustez e performance.

Viper 8K:Viper 8K:

Dito tudo isto, temos alguma iluminação RGB, alguns botões programáveis, e claro, suporte ao tradicional Razer Synapse. Mas claro está… É um rato com fios, algo que vai contra a tendência de mercado atual.

Viper 8K:

Curiosamente, provavelmente devido ao facto de ser um rato ‘wired’, o preço acaba por não ser assim tão exagerado como poderia estar à espera. Visto que o “rato mais rápido do mundo” custa 89€.

Contudo, apesar de ser um rato extremamente rápido (que curiosamente, até tem especificações recomendas para a utilização dos 8K… Ou seja, nem todos os PCs suportam a funcionalidade), é preciso ter em conta que o rato não irá jogar sozinho, tenha em conta o seu tempo de reação, e perceba se realmente irá tirar partido deste ‘menino’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Viper 8K:

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também