(Análise) Razer Cobra Pro: Um regresso às origens!

Ver a Razer a lançar ratos não é de todo uma gigantesca novidade, mas ver a Razer a lançar um rato capaz de nos fazer lembrar dos primeiros ratos desta agora gigante do mundo dos periféricos para videojogos, bem… Isso já é qualquer coisa!

(Análise) Razer Cobra Pro: Um regresso às origens!

Portanto, o Razer Cobra é um rato leve, de dimensões mais reduzidas, e com um design simétrico, capaz de oferecer elevados níveis de performance, e personalização, para todo e qualquer tipo de jogador.

Aliás, podemos até dizer que temos aqui um Basilisk V3 Pro num pacote diferente, mais barato, e mais focado na simplicidade. Para mim, é um dos melhores ratos que a Razer alguma vez lançou.

Prós:

  • Peso
  • Iluminação RGB
  • Sensor de 30K
  • Conectividade (2.4 GHz, BT e fios)
  • Possibilidade de carregar sem fios
  • HyperPolling

Contras:

  • Preço
  • Ter de comprar “funcionalidades” à parte. (Carregamento sem fios, HyperPolling 4K).
  • Razer Synapse – O software precisa de ficar mais rápido, mais simples, e mais leve no sistema

Design e Usabilidade

O Razer Cobra Pro aparece com um formato mais simples, pronto para todo e qualquer tipo de utilizador. Ainda assim, é um produto onde a Razer fez um all-in no campo da tecnologia, ou meter tudo e mais um par de cuecas “no motor” deste rato gaming.

Dito isto, além do formato simples, leve e mais compacto, temos ainda a possibilidade de nem sequer usar a pen USB de 2.4GHz, pode pura e simplesmente tornar a experiência ainda mais simples e utilizar Bluetooth. Entretanto, se não quiser estar preocupado com a autonomia da bateria, pode também utilizar o rato com o cabo USB incluído. Vai tudo funcionar normalmente.

Curiosamente, na realidade, o Cobra Pro é extremamente similar ao Viper V2 Pro que também já tivemos a possibilidade de analisar há alguns meses atrás. O que muda? Bem, aqui temos um rato ligeiramente mais pesado (77g), mas também obviamente muito mais vistoso.

Performance e Conectividade

Este rato é algo diferente no catálogo da Razer, porque vem tentar alimentar uma franja de utilizadores um pouco diferente. É um rato que quer ficar entre o já mencionado Viper V2 Pro, mas também entre os DeathAdder V3 Pro, e Basilisk V3 Pro.

Especificações Técnicas:

  • Conectividade: Razer HyperSpeed, Bluetooth, Cabo
  • Bateria: 170 horas (BT), 100 horas (2.4 GHz), 33 horas (HyperPolling)
  • Botões Programáveis: 10
  • Sensor: Focus Pro 30K (30.000 DPI)
  • Iluminação: 11 Zonas
  • Peso: 77g
  • Design Simétrico
  • Switches Optical Gen-3
  • Skates PTFE

Aliás, apesar das similaridades no design comparativamente ao Viper V2 Pro, podemos dizer que este Cobra Pro é muito um Basilisk V3 Pro com um design mais simples, simétrico, e um foco muito mais na performance pura e dura. Afinal, temos todo a tecnologia do Basilisk, mas, é inegável que o feeling de utilização é diferente.

Podemos até pensar numa mistura entre os dois ratos mencionados em cima. Algo incrível, porque adoro o nível de performance do Basilisk, mas não sou o maior fã do seu design demasiado robusto e pesadão.

Na questão dos botões, temos 10 programáveis! Dois de lado, outros dois em cima, um no botão de scroll, botão de DPI, etc… Temos ainda 5 perfis na memória interna para preencher, para não ter de depender da sua conta no Razer Synapse.

Entretanto, no que resta das especificações, continuamos a ter o topo dos topos, com um sensor ótico de 30K, switches óticos Gen-3, etc… Dito tudo isto é necessário salientar as tecnologias de carregamento sem fios e HyperPolling 4K. Ambas incríveis, claro. Mas… Que são compradas à parte.

Isto é feio num rato topo de gama, e é algo que a Razer já anda a fazer há algum tempo.

O rato não é propriamente barato para “ser comprado às peças”.

Dito tudo isto, com a funcionalidade de carregamento sem fios instalada, é possível usar o rato em toda a sua glória todos os dias, em qualquer altura do dia. Porque a bateria nunca acaba. Quando se vai embora, deixa o rato na base, e está feito. (Até temos efeitos luminosos para nos apontar a percentagem da bateria).

Bateria

A bateria é obviamente importante num rato sem fios, especialmente se não quiser comprar o extra que permite carregar o Cobra Pro sem fios. Dito isto, a Razer promete 100 horas com a conectividade HyperSpeed 2.4 GHz que significa um HyperPolling de 1000Hz, com a mesma a baixar para as 33 horas se porventura quiser usar o rato no máximo das suas capacidades (4000Hz). Se quiser um uso mais casual, pode elevar estes números para as 170 horas, com a utilização da conectividade Bluetooth.

Estes números têm a ajuda de algumas funcionalidades de poupança de bateria direcionadas para a iluminação RGB.

Conclusão

É um rato incrível para jogadores, que nos leva ao passado, a uma altura em que a Razer era a clara escolha para os entusiastas. É um rato que me faz lembrar os tempos do Cooperhead, Boomslang, etc… Porque é diferente, é focado em coisas mais específicas, que os jogadores valorizam.

Recomendado!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Rato incrível que apenas peca por não trazer todos os extras na caixa. (Análise) Razer Cobra Pro: Um regresso às origens!