(Análise) Purificador Dyson Hot+Cool Formaldehyde

O que é um purificador Dyson Hot+Cool com a novidade Formaldehyde? Bem, é um purificador de ar, é um aquecedor, e é também uma ventoinha que se esforça um bocado para ser um mini ar-condicionado nos tempos de verão. É uma proposta obviamente cara, visto que é um aparelho da Dyson, mas que promete melhorar imenso a sua qualidade de vida. Vamos por partes?

(Análise) Purificador Dyson Hot+Cool Formaldehyde

Pois bem, quando se fala de produtos Dyson, já se sabe que o preço vai ser alto. Porém, a expetativa relativamente ao design, performance, e qualidade de construção também é imediatamente outra. Um excelente exemplo de tudo isto é o purificador Dyson HP09 Hot+Cool Formaldehyde, que tenta fazer tudo, da melhor forma possível, num produto extremamente compacto. É na verdade um dos purificadores mais caros do mercado, porém, é também um dos aparelhos com maiores níveis de sucesso.

Pois bem, antes de mais nada, o HP09 não tem pura e simplesmente a missão de purificar a sua sala, escritório, ou quarto. É um aparelho capaz de servir de aquecedor (e foi aqui que mais me impressionou), ou mesmo tempo que funciona como ventilador, ao refrescar um pouco o ar. Além disso, é um dos únicos purificadores do mercado capaz de lidar com o formaldehyde.

Qual é o objetivo de um Purificador de Ar?

- Advertisement -

Um purificador de ar é sempre um aparelho interessante, que obviamente ganhou uma outra importância durante a pandemia de COVID-19, com as vendas a aumentarem de uma forma simplesmente incrível.

Dito isto, é um aparelho que tem como missão porque tem como missão a filtragem do ar dentro da sua casa. É um aparelho que com a ajuda de alguma ventilação vinda de fora, ajuda a limpar o ar, ao retirar poluentes, poléns, virus e bactérias do ar que respira no dia-a-dia.

Como é que isso é quantificado? Como é que eu, um ‘reviewer’, sei que o ar está mais limpo? Em alguns casos, como o meu, que sofro de alergias desde muito pequeno, sinto um acréscimo na minha resistência e qualidade respiratória. Mas, para me ajudar, a Dyson também implementou alguns sensores no purificador, que comparam a qualidade do ar no sítio em que o aparelho está a trabalhar, contra os dados disponíveis na Internet relativamente ao sítio onde está a viver.

Como é o sistema de filtragem? O que é o Formaldehyde? 

  • Pontos Fortes: Aquecimento incrível, boa ventilação, sistema de filtragem avançado.

As grandes funcionalidades deste purificador estão no nome. Ou seja, aquece, arrefece, e dá cabo do formaldehyde. Como? Bem, tudo graças a um sistema de filtragem avançado, e de vários sensores implementados no próprio aparelho, que não só alimentam o sistema de filtragem, como também oferecem uma panóplia de informações na app. (Sim, existe uma app, e é incrível!)

É muito resumidamente um sistema ‘all-in-one’, que é capaz de fazer das suas tanto no inverno, como no verão. Brilhando na primavera, altura alta das alergias, graças ao seu sistema de filtragem dividido em duas partes, uma parte focada num filtro HEPA H13 ajudado por outros filtros de carbono, e outra focada no formaldehyde, com um filtro que nunca precisa de ser substituído.

A ventilação é incrível, e é direta, para onde o purificador está virado, vai sentir uma imediata corrente de ar, com 10 níveis de ventilação disponíveis. É ainda possível rodar o aparelho 350º, e até inclinar um pouco a coisa.

O que mais me impressionou, como disse em cima, foi as capacidades de aquecimento deste aparelho, sendo capaz de levar o meu quarto para uma temperatura de 22ºC numa questão de 15 minutos. Ainda mais incrível são as funcionalidades inteligentes, com o purificador a ser capaz de perceber que já atingiu a temperatura, para depois ser capaz de gerir a mesma, ao mesmo tempo que poupa energia elétrica.

Excelente companheiro de escritório ou para o quarto

A funcionalidade de arrefecimento é porreira, mas não é tão boa.

Não vai substituir um Ar Condicionado a sério, servindo mais como uma ventoinha. Ou seja, arrefece a pessoa imediatamente à frente, mas não vai fazer grande coisa naqueles dias realmente quentes de Julho e Agosto.

Dito tudo isto, quer esteja a aquecer, ou a arrefecer, o Dyson HP09 faz um trabalho incrível na purificação do ar à sua volta. O ar é puxado pela base, passa pelos filtros já mencionados, e sai pela parte de cima, num design sem lâminas. É um purificador capaz de capturar partículas até 0.1 microns, e que além disso, é também capaz de neutralizar maus odores, outros compostos orgânicos.

O purificador é capaz de detectar e monitorizar níveis de PM2.5, PM10, VOC, NO2 e HCHO em tempo real. Com as ventoinhas a aumentarem o poder de ventilação consoante os níveis que vão sendo detectados.

Quanto ao formaldehyde, a Dyson é uma das fabricantes a ser capaz de detectar, monitorizar, e ‘limpar’ este composto através de um filtro catalítico dedicado. Algo incrível, visto que o formaldehyde é um gás 500 vezes mais pequeno comparativamente às restantes partículas capturadas pelos filtros HEPA e de Carbono.

A app!

A app é um dos aspetos mais positivos deste purificador Dyson. É extremamente intuitiva, ao mesmo tempo que oferece pargas de informação ao utilizador. É possível controlar tudo, ou quase tudo, e é até possível ligar o purificador ao nosso Assistente Google ou Amazon Alexa.

Melhor era mesmo muito difícil.

Design

  • Dimensões: Altura: 764 mm // Comprimento: 248 mm
  • Peso: 5.7kg
  • Tamanho do cabo: 1.8m

Sendo um aparelho Dyson, era sabido que o design vai ser um dos pontos positivos, isto se gostar de filosofias de design mais modernas, e por isso mais fora do normal. Dito isto, o HP09 Hot+Cool Formaldehyde é imediatamente reconhecido como um aparelho da marca assim que lhe mete a vista em cima. Ao fim ao cabo, é um novo aparelho ‘bladeless’, ou seja, não tem lâminas como uma ventoinhas ou ventilador normal.

Neste caso, temos um corpo numa mistura de cinzentos, com brancos e até dourados. Tudo em cima de uma base giratória, e capaz de alguma inclinação, para a melhor ventilação possível e imaginária. É um design moderno, mas que honestamente parece ficar bem em qualquer tipo de casa.

Para completar o pacote, temos ainda um ecrã LCD capaz de lhe oferecer vários tipos de informações. Mas, vou ser muito honesto, se quer informações a sério vai olhar para a app e não para este ecrã. Está fixe, mas é um bocado desnecessário.

Temos ainda um comando simples, com o mesmo acabamento dourado da base do aparelho, que até pode ser arrumado de forma magnética na parte de cima do purificador.

Em suma, é um purificador muito diferente do resto, no campo do design. Eu gostei! 

Conclusão

Sim, é caro, é mesmo muito caro. Mas é bom! Por vezes, mais vale pagar mais e ter algo incrível, do que poupar e ter algo ‘decente’. A opção é sempre sua, para nós, tem sido incrível utilizar este purificador da Dyson no dia-a-dia, e estamos entusiasmados para experimentar mais produtos da fabricante.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

A um preço mais amigo da carteira seria incrível! (Análise) Purificador Dyson Hot+Cool Formaldehyde