(Análise) Portátil Gaming LOQ 15: Peformance mais barata!

Já disse várias vezes na Leak.pt que não sou de todo o maior fã de portáteis focados nos videojogos. Prefiro sempre desktops para trabalhos mais pesados, e claro, portáteis ultra finos e leves para o dia-a-dia. Porquê? Além do facto de serem máquinas pouco práticas devido ao seu peso e tamanho, temos ainda de apontar para o facto de ser muito complicado ter o nível de performance que os componentes deveriam ser capazes de oferecer num portátil, onde existem limites energéticos e de dissipação de calor. Isto já para não falar do facto de que é quase sempre obrigatório gastar muito dinheiro para ter uma máquina minimamente aceitável.

Pois bem, é aqui que aparece a LOQ! Esta é uma submarca da Lenovo, que promete muita qualidade a um preço mais baixo.

Este é o primeiro portátil desta gama que temos a oportunidade de analisar, e como tal, nada melhor que meter já as mãos na massa.

(Análise) Portátil Gaming LOQ 15: Dá para todos!

Especificações Técnicas

  • CPU: Intel Core i5-1360H
  • Placa Gráfica: NVIDIA RTX 4060
  • RAM: 16GB DDR5
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Ecrã: 15.6” FHD IPS LCD
  • Bateria: 60 Whr // Super Rapid Charge (10 minutos de carga para 0-30% de capacidade, 30 minutos de carga para 0-70% de capacidade, 80 minutos de carga para 0-100% de capacidade)
  • Conectividade:
    • Esquerda: USB-C 3.2 Gen 2 (10 Gbps, DisplayPort 1.4, alimentação de 140 W), Entrada combinada de auscultadores/microfone
    • Direita: USB-A 3.2 Gen 1 (5 Gbps), Interruptor e-Shutter da câmara Web
    • Traseira: Entrada DC, 2x USB-A 3.2 Gen 2 (10 Gbps), HDMI 2.0, Ethernet (RJ45)
  • Dimensões e Peso: 22,1-25,2 mm x 359,6 mm x 264,8 mm // 2.4kg

Design, Qualidade de Construção e Ecrã

- Advertisement -

Como dissemos em cima, a submarca LOQ tem o grande objetivo de conseguir conjugar Qualidade, Design e Performance, num pacote mais amigo da carteira. Dito isto, por muito simpática que a Lenovo seja, isto significa compromissos.

Porém, no caso do LOQ 15, apesar do facto de termos aqui um corpo de plástico rijo em vez de metal como alguns outros modelos dentro da mesma gama de produtos, temos aqui um corpo bastante robusto, e na verdade pouco exagerado na parte “gaming”. Temos algumas saídas de ventilação, e alguns acentuados azuis para dar alguma beleza e diferenciar este aparelho de tantos outros.

Mas, fica a ideia de que é uma máquina robusta, pensada para durar. Porém, ao ser robusta, é também uma máquina pesada.

Quanto ao ecrã, uma outra área onde as fabricantes de portáteis gostam de “cortar” para tentar chegar a gamas de preço mais baixas, mas, neste caso, já estamos a usufruir das vantagens da chegada do OLED ao mundo dos portáteis, o que por sua vez empurrou paineis de qualidade para gamas de preço mais baixas.

Não é um ecrã incrível, mas é inegavelmente um painel muito acima daquilo que seria normal nesta gama de preços. Assim, ao ser capaz de oferecer 144Hz de taxa de atualização de frames, e uma resolução FHD, temos aqui uma máquina para oferecer um excelente consumo de conteúdo multimédia, sejam jogos, filmes ou séries.

Performance e Autonomia

Como já deve ter percebido pela lista de especificações, temos aqui uma máquina muito competente para todo o tipo de trabalho ou para jogos. Temos um Intel Core i7, bem como uma RTX 4060! Vai jogar tudo no máximo, ou muito perto disso, no ecrã FullHD deste portátil.

Já no campo da bateria, estamos a olhar para uma máquina capaz de oferecer 6 horas de autonomia com um uso normal, e cerca de 3 horas com um uso intenso.

Bateria

Conclusão

É um portátil com muito a seu favor, especialmente nesta altura do campeonato em que já começa a ser alvo de algumas promoções apetecíveis. Não é um portátil topo de gama, porque não tem aqueles toques mais “premium”, ainda assim, tem componentes de qualidade, e por isso mesmo, é uma máquina que vai cumprir o seu trabalho sem se queixar muito, ou sem o deixar na mão.

Em suma, é um portátil para jogos mais focado no preço, com alta utilidade e desempenho. (Começa abaixo dos 900€!) – Link

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Já disse várias vezes na Leak.pt que não sou de todo o maior fã de portáteis focados nos videojogos. Prefiro sempre desktops para trabalhos mais pesados, e claro, portáteis ultra finos e leves para o dia-a-dia. Porquê? Além do facto de serem máquinas pouco...(Análise) Portátil Gaming LOQ 15: Peformance mais barata!