(Análise) Portátil Gaming Lenovo Legion Pro 7i

Lenovo, um nome que tem vindo a ganhar cada vez mais terreno no mundo da tecnologia, especificamente na parte dos computadores, e mais recentemente, com algum foco na parte do gaming. Dito isto, sempre fui fã de portáteis pensados no gaming (Sim! Eu sei! Estou pronto para a sentença!).

Mas, para mim, há qualquer coisa de especial na sensação de levar a minha biblioteca de jogos comigo para todo o lado, especialmente quando passo tanto tempo de um lado para o outro, e preciso de trabalhar, aproveitar o meu tempo livre, ou pura e simplesmente testar jogos para a Leak.pt.

Dito tudo isto, a realidade é que ultimamente têm existido saltos gigantes no mundo dos portáteis gaming, especialmente no que toca à performance e eficiência, ao ponto de já ser (quase) real a ideia de ter apenas um portátil, que serve como um computador a sério, para todas as nossas necessidades.

Será que Legion pro 7i consegue mostrar esta evolução? Vamos descobrir com esta análise.

(Análise) Portátil Gaming Lenovo Legion Pro 7i

Design, Peso e Conectividade

O meu primeiro elogio a este portátil vem logo antes de sequer entrar no Windows. Afinal, ao contrário de muitas das suas rivais, a Lenovo optou por um design que consegue acomodar tanto gamers que adoram luzes RGB, e por isso, assinalar que pertencem à PC Master Race, como também consegue ser altamente discreto.

Assim, com um design simples e compacto (tendo em conta o hardware que está no interior), o Legion 7 vem equipado com vários tipos de luzes RGB, um underglow, luzes no teclado, bem como no nome LEGION presente na tampa. Toda a iluminação pode ser configurada a seu gosto através da aplicação Lenovo Vantage.

Entretanto, no que toca à facilidade no transporte, o Legion Pro 7i acaba por não ser de todo um portátil, sendo mais um transportável, ao pesar cerca de 2,8kg. É o normal nesta gama, e o expectável tendo em conta a performance proveniente do hardware aqui implementado.

Entretanto, quanto a entradas para periféricos ou outro tipo de portas, temos as seguintes opções:

Do lado direito:

  • 1x Audio jack 3.5mm
  • Switch para ativar/desativar a webcam
  • 1x USB 3 (Type-A)

Do lado esquerdo:

  • 1x USB-C with Thunderbolt 4 (40 GBit/s, DisplayPort ALT mode 1.4)
  • 1x USB 3 (Type-A)

Atrás:

  • 1x HDMI 2.1
  • 2x USB 3 (Type-A)
  • 1x USB-C 3.2 Gen 2
  • 1x Entrada Ethernet

Visto que o intuito de ter um portátil é ser possível transportar o mesmo com facilidade, acho estas opções mais que suficientes. No entanto, mesmo que necessite de mais entradas USB, a facilidade com que conseguimos arranjar adaptadores compactos com mais portas hoje em dia pode resolver esse “problema” com facilidade.

Ecrã

Um componente um tanto ou pouco importante num portátil Gaming. Pois bem, o Legion Pro 7i vem equipado com um ecrã IPS de 16 polegadas, capaz de uma resolução de 2560×1600, e uma taxa de atualização de frames capaz de oferecer um máximo de 240hz. A juntar a esta alta taxa de atualização temos também a compatibilidade com HDR e G-Sync.

É de salientar que no que toca ao brilho, este atinge cerca de 500 cd/m², o que está muito dentro do aceitável. Porém o mesmo se aplica ao valor dos escuros/pretos que são mais altos que o esperado, causando um pouco perda de contraste.

Penso que isto seja um compromisso de se utilizar um painel IPS em vez de Mini-LED, que é uma tecnologia mais popular no mercado Gaming, visto que tendem a ter um melhor contraste. Porém, é importante referir que esses ecrãs muitas vezes sofrem de ghosting e blooming, o que na minha opinião, é um problema maior e mais irritante.

Performance e Arrefecimento

Passemos então à parte mais divertida, caro leitor, o que está debaixo do capô:

  • CPU: Intel Core i9 13900HX
  • GPU: NVIDIA GeForce RTX 4080
  • RAM: 2*16GB DDR5 2800 MHz

Com umas especificações destas, é normal por em questão a qualidade do arrefecimento do portátil! Afinal, na grande maioria das vezes, a má reputação dos portáteis gaming está muitas vezes associado ao fraco arrefecimento, o que por sua vez leva a uma queda de performance. (Impedir que pegue fogo, basicamente).

Com as horas que passei a testar esta máquina com todo o tipo de jogos (REmake 4, Starcraft 2, Witcher 3, Spider-man Miles Morales, entre outros) posso dizer que nunca houve nenhum momento em que a temperatura atingisse um nível limitador, tanto no desempenho como no conforto (com as definições no máximo e em modo de “elevado desempenho”).

Claro que não existem milagres e tem de haver um preço elevado a pagar por esta qualidade no arrefecimento, neste caso o preço elevado vem na forma dos decibéis das ventoinhas.

A realidade é que a não ser que estejamos a jogar (ou a correr algum programa mais pesado) no modo “silencioso” (que capa bastante a performance), vamos ter de nos contentar com umas ventoinhas extremamente altas.

Ainda assim, se a alternativa é ter uma experiência inferior devido ao sobreaquecimento, este barulho é algo com o qual consigo conviver (com a ajuda de um bom headset também).

Benchmarks – Legion Pro 7i

Aqui é importante distinguir os três modos principais de funcionamento que Legion 7 oferece. Ao pressionar as teclas Fn + Q, podemos alternar entre modo “silencioso”, “automático” e de “elevado desempenho” (esta última sendo a minha escolha default).

Usando o programa 3DMark, obtive os seguintes resultados (ambos os testes foram realizados com o portátil ligado à corrente):

Elevado desempenho:

Modo silencioso:

Como seria então de esperar, se o objetivo for ter a melhor performance possível para gaming, conte com ter de usar o modo de “elevado desempenho” e esqueça a ideia de utilizar o modo silencioso para qualquer tipo de tarefa pesada.

Partindo do pressuposto que quer comprar este portátil de gaming para jogar (suposição dramática eu sei), irá mantê-lo em modo de “elevado desempenho” durante as suas sessões. Sendo assim, temos nas mãos uma máquina que consegue combinar o potencial do seu hardware com um display propositadamente QHD em vez de 4K para garantir a melhor performance possível.

Bateria

A bateria presente neste portátil, apesar de ter 99.99Wh (o máximo aceitável), o hardware é simplesmente demasiado pesado, e por isso, requer demasiada energia.

Tecnicamente se estivermos em modo de poupança de bateria e a utilizar programas/jogos relativamente “leves”, a bateria pode durar em média 5 horas. Porém, a realidade é que podemos contar com cerca de uma hora se quisermos ter algum tipo de performance aceitável.

Felizmente com um adaptador de 300 watts, a coisa não demora muito tempo a recarregar. No entanto é óbvio que este portátil está feito para ser utilizado ligado à corrente se queremos aproveitar bem o dinheiro que gastámos.

Conclusão – Legion Pro 7i

Como referi no início desta análise, a Lenovo tem vindo a surpreender e o Legion pro 7i é o mais recente exemplo disto.

Com um design que consegue ser tanto discreto como chamativo, um display IPS QHD bastante competente e uma performance de gaming surpreendente para um portátil, consigo recomendar a quem procura uma opção um pouco mais barata que a concorrência mas que consegue, em partes, superar a mesma.

Pontos positivos

  • Performance louvável
  • Design apelativo e versátil
  • Arrefecimento muito competente
  • Display IPS QHD de alta qualidade

Pontos negativos

  • O contraste poderia ser melhor
  • Barulho das ventoinhas em tarefas pesadas
  • Preço

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Lenovo, um nome que tem vindo a ganhar cada vez mais terreno no mundo da tecnologia, especificamente na parte dos computadores, e mais recentemente, com algum foco na parte do gaming. Dito isto, sempre fui fã de portáteis pensados no gaming (Sim! Eu sei!...(Análise) Portátil Gaming Lenovo Legion Pro 7i