(Análise) Oppo Enco X2 – Qualidade acima das expetativas!

(Análise) Oppo Enco X2 – O que não falta no mercado são earbuds sem fios cheios de qualidade, para todos os gostos, e claro, para todas as carteiras. Por isso, quando nos chega algo às mãos realmente bom, e realmente diferente, é boa ideia falar um pouco sobre o produto.

É exatamente isso que vamos fazer com os Enco X2 da Oppo. Um par de earbuds capaz de me impressiona a partir do momento em que os tirei da caixa, e os coloquei pela primeira vez nos meus ouvidos.

- Advertisement -

Que qualidade! Não estava mesmo à espera de encontrar um par de earbuds tão bons, na gama de produtos de uma fabricante que se foca sempre tanto nos smartphones.

A Oppo foi com tudo!

(Análise) Oppo Enco X2 – Qualidade de som acima das expetativas

Portanto, os Enco X2 da Oppo têm o grande objetivo de oferecer a melhor experiência de som da marca, e quiçá, do mercado. Um salto evolutivo muito interessante face aos primeiros Enco X, que no seu tempo, já eram extremamente competentes, apesar de longe da gama mais alta.

Pois bem, temos aqui um par de earbuds desenvolvidos com a ajuda da Dinamarquesa Dynaudio, num pacote com hardware e software para dar e vender. Afinal, temos ANC de qualidade (45dB), temos suporte a emparelhamento duplo, LHDC, certificação IP54, carregamento sem fios, e uma autonomia incrível de mais de 40 horas com o ANC desligado.

Os Enco X2 impressionam em todos os campos de utilização!

Mas vamos por partes.

Design

Em termos de design, os Enco X2 são uma óbvia evolução dos Enco X, ao mesmo tempo que seguem as tendências atuais do mercado de wearables. Temos um design in-ear com pontas de borracha, que agora têm uma camada anti-germes. Temos uma área sensível à pressão para o controlo multimédiam e claro, temos também um design extremamente ergonómico para garantir que usa os buds durante muitas horas, sem incomodo.

A caixa tem um tamanho perfeito, especialmente se tivermos em conta a capacidade da bateria aqui montada, sendo extremamente robusta e bem construída.

Em termos de peso, os buds e a caixa significam um pacote de 56.4g, com cada bud a ficar perto das 5g.

Performance e Funcionalidades

Quer funcionalidades? Bem, não há mesmo como se enganar na aquisição dos Enco X2. Temos Hi-Res Audio graças ao codec LHDC (900kbps), temos também suporte aos codecs AAC e SBS caso o seu smartphone não tenho suporte a LHDC, temos Bluetooth 5.2 com suporte a transmissão de baixa latência binaural até 10 metros, e segundo a Oppo, uma ligação 3x mais estável relativamente aos ‘velhos’ Enco X do ano passado.

Durante o meu teste, nunca tive quebras de ligação!

Aliás, naquilo que pode parecer um exemplo parvo, mas fui ao WC que fica 3 salas ao lado do espaço de treino principal, e continuei a ouvir música sem problemas, algo incrível, visto que normalmente este tipo de distância e obstáculos significa interferências sérias, e uma queda notória na qualidade de som.

Quanto ao ANC, a Oppo promete uma anulação até 45dB, graças ao seu novo e renovado algoritmo, e presença de três microfones em cada bud. Dito isto, é possível escolher o nível de cancelamento a partir da App HeyMelody, com a presença de um modo smart, que escolhe o nível de cancelamento mais indicado tendo em conta o sítio onde está. (Isto resulta numa poupança de bateria considerável!)

Além de tudo isto, temos ainda um grande foco na qualidade de chamada, com os Enco X2 a utilizarem cancelamento AI, bem como condução óssea, para garantir que ouve tudo sem ruídos estranhos, e claro, o outro lado também ouve a sua voz da forma mais clara possível. No meu teste, mesmo na rua, com carros a passar, a qualidade em chamada foi sempre fantástica.

Quanto aos controlos touch, é sempre algo que eu evito utilizar, mas aqui, até parecem bem implementados. Antes de utilizar os earbuds, tome atenção aos gestos na app e escolha os seus.

O Som!

Os Enco X2 contam com altifalantes coaxiais duplos com drivers dinâmicos de 11mm, por sua vez emparelhados com drivers de diafragma planar de 6mm. Isto significa uma resposta de 20 Hz a 40 kHz, ou seja, uma duplicação da capacidade máxima dos velhos Enco X (20kHz).

A qualidade som, na minha opinião, é simplesmente fantástica. O volume poderia ser mais alto, mas é inegável que a Oppo escolheu qualidade primeiro, e tudo o resto depois. Temos agudos, temos graves, temos bass, os ouvidos quase tremem com o poder.

Bateria

A Oppo afirma que os novos Enco X2 aguentam 9.5 horas com ANC desligado e 5.5 horas com ANC ligado. Com a ajuda da caixa de transporte, é possível chegar às 40 horas de autonomia. (22 horas com ANC sempre ligado).

Valores muito perto da realidade. Com uma utilização muito exigente no último mês, apenas os carreguei 2 vezes. Dito isto, temos carregamento via USB-C de 10W, o que por sua vez significa uma carga completa em 90 minutos. Também temos carregamento sem fios Qi, o que para mim, é simplesmente obrigatório num par de earbuds premium.

Conclusão

Muito resumidamente, os Enco X2 metem-se no topo da tabela dos earbuds mais desejados do mercado. Sim, 200€ continua a ser muito dinheiro a pagar, mas a verdade é que é o preço justo na gama mais alta deste mundo sem fios.

Pessoalmente, gostei mais dos Enco X2, do que gostei dos WF-1000XM4 da Sony, e isso é dizer mesmo muito.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Muito resumidamente, os Enco X2 metem-se no topo da tabela dos earbuds mais desejados do mercado. Sim, 200€ continua a ser muito dinheiro a pagar, mas a verdade é que é o preço justo na gama mais alta deste mundo sem fios. Pessoalmente, gostei mais dos Enco X2, do que gostei dos WF-1000XM4 da Sony, e isso é dizer mesmo muito.(Análise) Oppo Enco X2 - Qualidade acima das expetativas!