Inicio Especiais (Análise) Logitech G513 GX Blue: Escrever é novamente um prazer!

(Análise) Logitech G513 GX Blue: Escrever é novamente um prazer!

Nos últimos meses, tenho tido a oportunidade de fazer análises a vários teclados mecânicos de referência, de grandes marcas como Corsair, Razer, Ducky, CoolerMaster, etc… Mas falta aqui uma gigante deste mercado, a Logitech! Pois bem, vamos mudar isso agora ao dar a nossa opinião relativamente ao Logitech G513 equipado com os switches GX Blue, que apesar de serem muito parecidos aos reconhecidos MX Cherry Blue, têm algumas diferenças bastante interessantes.


Nota: Os switches GX Blue são produzidos em parceria com a Kaihl, mas existe um acordo para meter em prática um procedimento de teste mais rigoroso para assegurar um ciclo de vida duradouro. Basicamente, assegurar a qualidade Logitech.


(Análise) Logitech G513 GX Blue: Escrever é novamente um prazer!

Logitech G513 GX Blue

Antes de mais nada, o Logitech G513 é facilmente um dos teclados mais bonitos e robustos que tive o prazer de utilizar no meu dia a dia, tudo muito graças à sua base, uma placa de alumínio anodizado que curiosamente até é um material certificado para uso em aeronaves.

Mas para ser muito sincero, um produto apenas bonito e robusto não chega quando estamos a falar de um teclado. Um utilizador exigente também quer um teclado confortável, que ao mesmo tempo seja capaz de trazer para cima da mesa funcionalidades que nos melhorem o desempenho em jogo, bem como a produtividade no trabalho do dia a dia.

Dito isto, este G513 é sem dúvida alguma um pacote bastante interessante, ao oferecer um tempo de resposta de 1ms, RGB Lightsync, um descanso para os pulsos super confortável, etc… Contudo, o que realmente me conquistou foram os switches GX Blue!

Sabe porquê? É aquele barulho ‘clicky’ que me faz sempre lembrar uma máquina de escrever à antiga. Em suma, se quer um teclado para escrever desalmadamente, é impossível ficar mal servido com este menino. Mas vamos por partes!

Primeiro vamos às especificações base:

  • Tipo de conexão: 2x USB 2.0
  • Dimensões: 13.2 x 45.5 x 3.55mm
  • Peso: 962g
  • Tamanho do cabo: 1.8m
  • Iluminação RGB personalizável tecla a tecla
  • 1x USB 2.0 na parte de trás do teclado
  • Switches GX Blue ‘Clicky’ (Força: 45g, distância de atuação: 1.9mm)

Design e Primeiras Impressões

O Logitech G513 é um teclado ‘full-size’ compacto, ou seja, tem todas as teclas que um teclado normal costuma ter, com as dimensões já mencionadas de 13.2 x 45.5 x 3.55mm, deixando de lado vários ‘extras’ como as teclas Macro ou botões de controlo multimédia como o cada vez mais popular controlo de volume giratório. Dito isto, ao contrário de vários teclados gaming no mercado, é bastante suave e sofisticado. Aliás, o próprio design grita qualidade e quase nos pede que lhe toquemos.

É um design que encaixa muito bem em qualquer setup, especialmente quando temos em conta que tanto pode ser utilizado por um gamer, como um utilizador que apenas quer trabalhar forte e feio no seu dia a dia.

Muito resumidamente, é o tamanho perfeito para este formato. (Contudo, se tem dificuldades com o espaço disponível na sua secretária, é sempre boa ideia optar por um teclado TKL ou Mini.)

Logitech G513 GX Blue

Entretanto, como pode ver em cima, se adicionar o descanso para os pulsos incluído na caixa vai obviamente aumentar bastante o espaço ocupado pelo periférico. Mas talvez seja boa ideia fazê-lo, tal é o nível de conforto que este ‘add-on’ oferece, especialmente em longas sessões de escrita ou gaming.

Para completar, ao lado do cabo temos uma entrada USB 2.0, na parte de baixo temos ainda dois apoios para aumentar um pouco a inclinação, bem como uma passagem para um cabo USB, caso queira ligar o seu headset ao teclado em vez da porta USB do PC.

Na verdade, não há muito mais a dizer, estamos a falar de um teclado Logitech que continua a contar com linhas muito simples, mas ainda assim super apelativas quer seja um Gamer Puro ou apenas um utilizador que queira contar com um produto de qualidade para elevar o seu nível de produtividade.

Software

Infelizmente, hoje em dia temos cada vez mais software de gestão de periféricos, o que é uma má notícia se por acaso tiver um rato de uma marca, um teclado de outra, e um headset de outra diferente destas duas. Ainda assim, se todos os programas fossem como o G Hub da Logitech, o mundo seria um pouco melhor para todos nós. Isto porque o programa está realmente bem conseguido, não sendo pesado a nível de recursos, contando com um design simples, bem como uma forma intuitiva de chegar a todo lado.

Logitech G513 GX Blue

Performance

Logitech G513 GX Blue

Quanto falamos de gaming e escrita, o G513 passa imediatamente no exame com nota 20, especialmente quando temos em conta que existem versões deste mesmo teclado com switches Romer-G Tactile, Romer-G Linear, bem como a versão que temos em teste com switches GX Blue (os meus favoritos).

Pois bem, o meu teste consistiu em escrever para a Leak, responder a e-mails, e ao fim do dia League of Legends e CoD: MW com fartura. Dito isto, caso não saiba, os switches GX Blue são muito baseados nos switches MX Cherry Blue, ou seja, são tradicionalmente mais indicados para a escrita. Ainda assim, a verdade é que também se safaram muito bem na componente gaming. Aliás, o facto de termos um feedback tátil e ‘click’ audível, temos sempre a garantia que pressionamos a tecla no momento certo.

Mas como disse em cima, não temos acesso a teclas Macro, por isso, se está à procura de um teclado apenas e só para jogar, vai muito provavelmente sentir a falta deste bónus. É claro que pode continuar a definir Macros através do G Hub, mas vai ter de ser em cima de teclas que já têm algum tipo de função.

Qualidade de escrita

Logitech G513 GX Blue

Em boa verdade, um teclado serve para escrever! Foi para isso que foi criado, por isso, mesmo que jogue forte e feio todos os dias da semana, vai ter sempre de mandar uma outra mensagem utilizando o teclado para pelo menos dizer aos amigos e família que está vivo. Tendo isto em conta, posso dizer que o Logitech G513 é o teclado indicado se por acaso gosta ou tem de escrever à frente do PC dia após dia!

Especialmente quando temos em consideração o apoio para os pulsos já incluído no pacote, que é muito facilmente um dos descansos mais confortáveis que tive o prazer de utilizar até agora. (E na verdade, eu odeio descansos para os pulsos! Este foi o único que me deixou com a pulga atrás da orelha.)

Diferenças nos Switches mecânicos

Olhando para o que realmente interessa, além do design, os switches aqui utilizados são realmente o que fecha o negócio. Especialmente porque além destes GX Blue, temos ainda o G513 equipado com os switches lineares/tactile Romer-G para quem gosta de uma experiência menos barulhenta e mais rápida.

Quais são as diferenças na velocidade?

O switch GX Blue precisa de 50g de força para se ativar enquanto o switch Romer-G necessita apenas de 45g, além disso, a atuação dos Romer-G é também 0.4mm mais curta. Ou seja, se as teclas são menos pesadas e a distância para a atuação é mais curta, vamos ter um teclado mais rápido. Foi devido a estes detalhes que fiz um artigo a falar nos teclados mecânicos! Ao fim ao cabo, recomendar switches no mundo destes teclados é sempre bastante complicado, prefiro sempre que experimente primeiro para ver se gosta. Leia aqui:

Em suma, a escrita flui, a performance em jogo é excelente, o cansaço nas articulações é mínimo, e o feedback que cada tecla oferece é simplesmente um mimo.

Iluminação RGB

Se por acaso é fã de iluminação RGB no seu teclado, tem aqui um menino capaz de lhe encher as medidas! A força da iluminação é boa, a personalização é também muito boa graças ao G Hub, onde poderá mudar a iluminação tecla a tecla, mas também irá encontrar vários efeitos pré-carregados caso seja preguiçoso como eu.

Logitech G513 GX Blue: Conclusão

Logitech G513 GX Blue

Se é um entusiasta que valoriza um design minimalista mas quer um teclado fantástico feito para durar bons e longos anos… Então é muito fácil recomendar o G513.

Prós

  • Qualidade de construção
  • Design bonito ‘Premium’
  • Confortável
  • Simples
  • RGB bem implementado
  • Key Caps ‘Gamer’ incluídas na caixa
  • Software bem conseguido
  • Switches de qualidade

Contras

  • Não tem teclas Macro
  • Não tem controlos multimédia dedicados

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Logitech G513 GX Blue Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...

Android: Telegram acaba de receber muitas novidades!

A conhecida aplicação de mensagens Telegram é sem dúvida uma das maiores concorrentes do WhatsApp. Dito isto anunciou novidades para utilizadores Android. Ainda por...

Honor 10X Lite: uma aposta interessante por 213 Euros

A Honor que por enquanto continua a ser uma submarca da Huawei anunciou o Honor 10X Lite. Apesar de ter sido lançado inicialmente na...

A NVIDIA vai lançar a sua RTX 3060 Ti no dia 17 de Novembro

Como deve saber, as placas de gama média 'Ampere' RTX 3060 e RTX 3060 Ti estão mais que confirmadas, apesar de ainda não termos...

Apple admite problema no som dos AirPods Pro. Veja o que fazer!

A Apple publicou uma nova página de suporte no seu site relacionada com um problema que alguns utilizadores do AirPods Pro estão a ter....