A LG tem vindo a crescer a olhos vistos no campo dos smartphones e apesar do número de vendas ainda estar longe dos valores apresentados pela Samsung, é certo que este fabricante coreano tem vindo a lançar cada vez mais e melhores dispositivos. Na Leak tivemos a oportunidade de testar o LG G4, o atual topo de gama desta fabricante coreano e nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

O Design

Como referimos no início desta análise o G4 reflete os mesmo princípios de design que o modelo anterior G3. Porém existem algumas melhorias. O ecrã um pouco curvado cumpre duas funções: – torna a utilização do dispositivo mais confortável quando estamos a falar e evita que se parta no caso de uma queda acidental.

LG G4

Na parte frontal não existem quaisquer botões, e nem tão pouco na moldura.

A parte traseira promete agradar a todos, uma vez que a tampa está disponível em diversos materiais e texturas. O modelo que testámos vinha com uma tampa traseira que se assemelha a pele escura, embora existam também opções em plástico (dourado ou preto) e também noutros tons de pele.

LG G4

Como referimos acima não existem botões na parte frontal nem na moldura e tudo isto porque eles apenas estão presentes na parte traseira do smartphone, com o botão de ligar e desligar no meio, rodeado pelos controlos de volume. Se para alguns esta caraterística é muito bem vinda, facilitando a execução de algumas operações no telefone, para outros, mais habituados às posições standard dos botões, a utilização poderá não ser tão fácil numa fase inicial.

[evp_embed_video url=”http://www.leak.pt/videos/design1.mp4″ template=”mediaelement”]

A parte traseira deste dispositivo é amovível, revelando um slot para cartões microSD, slot microSIM e a bateria.

O Ecrã

Assim que ligamos este dispositivo a qualidade do ecrã de 5.5 polegadas é notória, graças à resolução Quad HD, 2560×1440 píxeis e à densidade de pixéis de 538 por polegada. O ecrã apresenta o detalhe suficiente para se ler com conforto até os textos mais pequenos e destaca-se ainda o elevado brilho, que assegura uma boa visualização em quaisquer situações. A resistência a riscos tem o selo de garantia Gorilla Glass 3.

LG G4

As caraterísticas técnicas

Em termos técnicos o G4 possui um processador Qualcomm Snapdragon 808, de 6 núcleos, em que dois operam a 1.8GHz e quatro a 1.4GHz. A isto juntam-se 3GB de memória e a mais recente versão do sistema operativo Android Lollipop 5.1. Destacam-se ainda os 32GB de capacidade de armazenamento e a inclusão de um slot para cartões microSD, o que é sem dúvida uma mais valia, considerando que a maioria dos novos dispositivos de outros fabricantes, optaram por o deixar de fora.

Muito completo em termos de conetividade sem fios, disponibiliza uma ligação WiFi 802.11 a/b/g/n e ac, bluetooth 4.1 com A2DP e LE, apt-X, GPS com A-GPS, NFC e ainda infravermelhos que dá a este smartphone a capacidade de funcionar como controlo remoto.

diagonal

As ligações sem fios, são as comuns nestes dispositivos, nomeadamente a porta microUSB e a entrada para auscultadores.

A Câmara

No que diz respeito à captura de imagem este dispositivo disponibiliza uma câmara com 16 megapixéis na parte traseira e que aproveita tecnologias como a focagem automática a laser e a estabilização ótica, bem como o Flash, para disponibilizar uma elevada qualidade, mesmo na captura de vídeo 4K UHD. A câmara frontal, mais modesta mas ainda assim poderosa, possui 8 megapixéis.

tras

O desempenho fotográfico do G4 é muito interessante, não só pelas caraterísticas das câmaras mas também pela capacidade do Android Lollipop capturar imagens RAW.

Na maioria dos casos os modos automáticos e modos simples da LG são o suficientes para a obtenção de imagens com grande qualidade e a utilização de lentes F/1.8 lens contribuem para que a qualidade se alargue também às imagens com condições de luz mais reduzidas.

O Desempenho

Ao nível do funcionamento do sistema, tudo responde bem e com rapidez, nas mais variadas utilizações. Câmara, ouvir música, jogar, navegar na Internet. É certo que o G4 com um processador de seis núcleos pode não ser tão rápido como alguns modelos que acabaram de chegar ao mercado. Mas ainda assim disponibiliza a velocidade necessária para que tudo corra bem quando utilizamos o smartphone. Em termos de números obtivemos no AnTuTu (versão de 64bit) 43108 pontos.

antutu

O Sistema Operativo e as Funcionalidades

O Android Lollipop é o sistema operativo que está presente no LG G4 e são muitos os aspectos que mereceram a atenção especial deste fabricante. São muitos os ecrãs, bem como os atalhos, os icones e as mini aplicações, tudo graças à interface UX 4.0.

[evp_embed_video url=”http://www.leak.pt/videos/interface.mp4″ template=”mediaelement”]

Embora partilhe alguns elementos do aspeto gráfico que já estava disponível no G3 e também algumas carateriscias como o Smart Bullentin e o Smart Notice, existem ainda outras novas funcionalidades inclusivamente ao nilve da camara como o Manual Mode, Gesture Interval Shot e Quick Shot.

interface

Está também disponível uma aplicação de galeria melhorada e uma nova funcionalidade denominada Event Pocket que permite criar um calendário unificado ao arrastar para lá compromissos e atividades a partir de outros calendários e redes sociais.

Destacam-se ainda outras funcionalidades interessantes como por exemplo a que permite uitlizar o smartphone como um controlo remoto, controlando todos os aparelhos desde que tenham sensor infravermelhos.

comando

Autonomia

A LG afirma que o G4 tem 20% mais capacidade de bateria que o antecessor. Em termos comparativos e considerando a experiência que tivemos com o G3 não notámos grandes alterações, sendo que ela é suficiente para um dia e meio ou dois dias de utilização normal, com apenas alguma carga.

Neste campo importa destacar que a bateria de 3000 mAh não está agarrada ao aparelho e poder ser substituída facilmente quando existir necessidade.

[evp_embed_video url=”http://www.leak.pt/videos/design2.mp4″ template=”mediaelement”]

O Som

A qualidade de som é um dos poucos aspectos negativos que temos a assinalar no G4. Em conversação o som parece baixo e pouco audível assim como quando ouvimos música com auscultadores. É eventualmente algo que a LG poderá resolver facilmente com uma atualização de firmware.

logoleak-seloO Veredicto

Apesar de ter mudado pouco em termos de design, comparativamente ao modelo anterior, o LG G4 aposta noutras qualidades para conquistar os utilizadores, nomeadamente no ecrã e na câmara que funciona bem, até com pouca luz. Tem um bom desempenho e gostámos muito do suporte para cartões microSD, uma vez que a maioria dos telefones de topo dispensou esta função, limitando o utilizador à capacidade de armazenamento do smartphone.

Preço: 649 Euros