(Análise) Huawei x Gentle Monster: Óculos que dão música?

(Análise) Huawei x Gentle Monster: Vivemos numa era em que quase tudo à nossa volta tem a potencialidade de ser ‘smart’, são os relógios, as pulseiras, as sapatilhas, as colunas, as TVs, enfim… É o Séc XXI! Mas então… E os óculos?

É que verdade seja dita, os óculos óticos ou de sol não são uma opção para muito boa gente, mas sim uma obrigação. Quer seja para conseguir ver um palmo à nossa frente, ou simplesmente para proteger os nossos olhos da radiação UV.

Aliás, no meu caso, odeio usar óculos todos os dias! Mas tenho de o fazer, caso contrário nem o teclado conseguia ver… O que claro está, levanta uma questão que a Huawei tentou responder! E se os óculos do nosso dia-a-dia tivessem mais funcionalidade além da sua principal?

Pois bem, abram alas para os Huawei X Gentle Monster EYEWEAR II, óculos com funcionalidades smart, que têm o potencial de mudar a nossa vida para melhor, abrindo uma porta que tem estado fechada até aqui.



(Análise) Huawei x Gentle Monster: Óculos que dão música? Ah pois é! 

Portanto, a “next big thing” pode estar mesmo neste tipo de aparelhos que ficam bem assentes nas nossas orelhas e nariz. Afinal de contas, não é só a Huawei que anda a brincar com o conceito de “Smart Glasses”, visto que a Google, Apple, Samsung, e até a Razer andam a desenvolver e a lançar produtos dentro da categoria.

Dito isto, os EYEWEAR II da Huawei e Gentle Monster são obviamente o início de algo com muito potencial! Um produto que já foi capaz de captar a nossa atenção e meter um sorriso na cara.

Mas será que valem o preço de 349€?

Huawei X Gentle Monster EYEWEAR? Óculos de sol ‘Smart’? O que é isto?

Muito resumidamente, este produto é “apenas” um par de óculos de sol com conectividade Bluetooth e colunas integradas. Ou seja, no campo ‘smart’, ainda têm muita sopinha para comer! Mas é como mencionei em cima, isto é apenas o início de algo com muito potencial.

Aliás, é óbvio que a Huawei poderia ter feito mais se realmente quisesse, mas para quê?

A gigante Chinesa não quis meter demasiada sopa no prato dos consumidores, uma estratégia que se pode revelar acertada, porque a olho nu, estes óculos de sol são apenas isso, óculos de sol bonitos para nos proteger os olhos das adamadas radiações UV. (Que claro está, também reproduzem música sem ter que meter nada nos ouvidos!)

Não são mais pesados, feios, ou simplesmente estranhos?

É como disse em cima, estes óculos têm um design completamente normal, conseguindo esconder as suas funcionalidades fora da caixa a quem passa por si na rua. Claro que as hastes são mais grossas que o normal devido ao facto de termos aqui colunas, chips bluetooth e bateria. No entanto, também é verdade que assim que os põe na cara, é virtualmente impossível alguém perceber que estas hastes escondem tanta tecnologia, devido ao design inteligente da marca.

Aliás, de forma bem curiosa, posso dizer que nestas caminhas durante a quarentena, tenho a certeza que já ignorei muito boa gente na rua por simplesmente não ouvir as pessoas a meterem-se comigo enquanto estou a ouvir música com os óculos! E claro, estas não perceberam que eu estou a ouvir música. (Sim, lá por não meter nada nos ouvidos, não significa que o volume não seja alto o suficiente para existir um “cancelamento de ruído”.)

Dito tudo isto, são também óculos de sol bonitos, que podem ser comparados às ofertas das marcas mais conhecidas (e caras) da indústria.

É um produto para quem?

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que existem 4 versões dos Gentle Monster X Huawei, duas versões para o proteger do sol e outras duas versões ‘óticas’ para usar no dia-a-dia.

Em suma, esta é a parte mais complicada da review… Tentar explicar o que pode ganhar com a utilização de óculos com conectividade bluetooth, quando já gastou algum dinheiro em auscultadores ou earbuds sem fios. Pois bem, este produto parece ter sido feito para mim! Um feeling que provavelmente outros também irão sentir depois de os utilizar durante alguns dias. Ou seja, para as pessoas que odeiam usar óculos, mas que são obrigadas a fazê-lo dia após dia.

Especialmente no caso dos óculos para simplesmente “ver bem”. É que em boa verdade, especialmente nesta época pandémica, usar óculos todos os dias é simplesmente irritante, por estarem sempre a ficar embaciados, escorregarem da cara, fazerem doer o osso atrás das orelhas… Enfim… e claro, nem todos nós conseguimos ficar bem de óculos, apesar dos grandes esforços na parte do marketing das marcas óticas.

Em suma, este tipo de produto dá uma nova utilidade a algo que não gosto de usar, mas que tenho de usar todos os dias. Isto ao mesmo tempo que me protege os ouvidos dos práticos mas nem sempre 100% saudáveis earbuds.

Como é que tudo isto funciona?

É muito simples na verdade, apenas tem de os emparelhar via Bluetooth, e quando os coloca, automaticamente detetam o movimento e se ligam numa questão de segundos. (Da mesma maneira, quando os retira, a música pausa)

Não têm qualquer memória Interna, funcionando como quaisquer outros earbuds ou auscultadores do mercado.

O som é de qualidade?

Obviamente que não irá usufruir do mesmo volume de uns auscultadores sem fios de qualidade, mas verdade seja dita, fiquei impressionado com a qualidade sonora e volume alcançado por este produto. (Nota: Não estamos a falar de tecnologia de indução óssea! São “simples” colunas.)

Muito resumidamente, se quer áudio de alta fidelidade, este produto não é para si. Mas na minha opinião, têm um som bastante decente para… Bem… Uns óculos de sol!

Entretanto, claro que o ANC é inexistente visto que nunca temos nada nos ouvidos propriamente ditos, ainda assim, é possível ficar completamente abstraído do mundo à sua volta.

Dito tudo isto, os controlos são também muito simples e práticos, sendo possível mudar de faixa, fazer pausa ou play, ajustar o volume, ou simplesmente ativar o assistente de voz com toques ou swipes.

As outras pessoas conseguem ouvir as suas chamadas ou música?

No meu tempo de teste, isto nunca foi um problema, utilizei em viagens de carro com outras pessoas, na rua enquanto caminhava ou corria, e nunca ninguém ouviu nada. No entanto, se meter o volume no máximo, é provável que seja perfeitamente audível para pessoas próximas de si. Contudo, a Huawei tem uma solução para isso, visto que os óculos são capazes de perceber se está perto de alguém, e automaticamente reduzem o volume.

Como é a bateria e o carregamento destes ‘meninos?

Os Huawei X Gentle Monster EYEWEAR 2 oferecem mais ou menos 4~5 horas de autonomia, sendo carregados a partir da sua bolsa de transporte (de pele), que posteriormente é ligada ao carregador através de um cabo USB-C.

Conclusão

Em suma, estamos a falar de um produto muito “fora da caixa”, mas que na verdade foi capaz de me conquistar. Estou neste momento muito tentado a comprar uns para mim, mesmo a este preço.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Samsung “apanhada” nos SSDs? Resposta? Baixa de preços!

Com a disseminação do armazenamento PCIe 4.0, na forma de muitos (e bons) SSDs NVMe, os antigos mas ainda muito rápidos e fiáveis SSDs...

Windows 10 volta a desgraçar as impressoras! E agora?

Parece mentira mas não é. Os updates da Microsoft voltaram a fazer das suas. Quando tudo parecia calmo e os problemas resolvidos, eis que...

Smartphones: Apple novamente nos comandos do mundo Premium

O iPhone 13 foi apresentado apenas há um par de dias, no entanto, a Apple tem tido tanto sucesso com o iPhone 12, que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!