Análise: Huawei P8 Lite

31027
18
Share:

O mercado dos smartphones não pára de crescer e praticamente todos os dias assistimos ao lançamento de novos modelos para todos os gostos e carteiras. A Huawei tem feito bem o seu trabalho e lança com regularidade novos modelos para o mercado que têm como principal objectivo estabelecerem uma boa relação entre qualidade e preço. A NOS cedeu-nos para teste uma das mais recentes aposta desta marca, o Huawei P8 Lite e nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

Design

O P8 Lite assume-me como o irmão mais “pobre” do P8, algo que se nota especialmente nos materiais utilizados na construção. Em vez de metal, a maioria do telemóvel é feita de plástico e tem uma espessura de 6.7 mm.

huawei-p8-lite-black-276767-2

O slot para cartões SIM e para cartões microSD estão localizados do lado direito, juntamente com o botão que permite ligar e desligar o dispositivo e os controlos de volume. No topo encontramos a saída para auscultadores e na parte inferior está a porta microUSB, juntamente com os altifalantes. Na parte traseira e mais concretamente no canto superior esquerdo, está disponível a câmara juntamente com o flash.

 

O ecrã

O Huawei P8 Lite vem com um ecrã de 5 polegadas IPS com resolução 720p, o que resulta numa densidade de pixéis de 294 ppi.

hw_424834

Em termos gerais o ecrã disponibiliza cores vivas, embora não tenha uma grande luminosidade. Isto significa que na maioria dos casos temos de deixar o ecrã com 100% de brilho para termos as melhores condições de visualização.

Desempenho

No seu interior, o Huawei P8 Lite possui um processador com oito núcleos, Hisilicon Kirin 620 que opera a 1.2 GHz e garante a este dispositivo um funcionamento bastante rápido. A utilização é muito fluída e a interface responde, na maioria das vezes, com rapidez.

p8

Armazenamento

O P8 Lite vem com uma capacidade de armazenamento interna de 16GB que é expansível através da utilizações de cartões microSD. Importa salientar que suporta cartões até 32GB.

hw_424839

Conetividade

Este dispositivo vem com as características habituais de conetividade que encontramos nos smartphones, como WiFi e Bluetooth. Porém, importa destacar o suporte para redes 4G LTE, o que permite navegar e descarregar ficheiros com maior rapidez.

Som

Apesar deste dispositivo parecer incluir dois altifalantes, na realidade tem só um no canto esquerdo. Apesar disso, produz um som alto e com qualidade que se destaca de outros dispositivos concorrentes e que se encontram no mesmo segmento de preço.

speaker

Bateria

Um dos pontos mais interessantes deste smartphone é a bateria, com os seus 2,200 mAh. Em termos práticos, isto permite utilizar intensivamente o P8 Lite durante um dia e chegar a casa anda com carga.

hw_424832

Câmara

O P8 Lite tem uma câmara principal de 13 megapixéis com uma abertura de f/2.2, sendo capaz de capturar imagens com uma qualidade aceitável, especialmente no exterior. Porém, quando as condições de iluminação são reduzidas, as imagens ficam com pouca qualidade.
huawei-p8-lite-black-276767-1

Já a câmara secundária, localizada na parte frontal e mais orientada para selfies, tem 5 megapixéis e uma abertura de f/2.4. Cumpre aquilo a que se propõe, desde que exista luz suficiente.

huawei-p8-lite-black-276767-3

Software

O Huawei P8 Lite vem com a interface Emotion UI comum aos outros smartphones da Huawei. Normalmente tenho alguma dificuldade a habituar-me a novas interfaces e templates, algo que não se verificou desta vez, em que gostei de imediato.

emiu

Conclusão

Se tivermos em consideração a relação qualidade/preço, o Huawei P8 Lite é um dispositivo muito interessante e que certamente vai agradar aos utilizadores que procuram um bom smartphone sem terem de gastar muito dinheiro. Funciona bem, é muito rápido, tem um bom ecrã, qualidade de som e peca apenas pela câmara que poderia responder melhor, especialmente em condições de baixa luz. Aprovado.

Preço e Disponibilidade

nosO Huawei P8 Lite tem um preço de 219.90 Euros e pode ser adquirido nas lojas físicas NOS, ou online através deste link. Na compra deste equipamento a NOS oferece-lhe 4 semanas grátis de Internet. 

A Leak gostaria de agradecer ao operador NOS a rápida disponibilidade para nos fornecer o dispositivo para teste, uma vez que não o conseguimos obter em tempo útil por parte da Huawei.

Share:
Patricia Fonseca

18 comentários

    • Marco Trigo 18 Dezembro, 2015 at 23:40 Reply

      Olá Graciela, obrigado pela pergunta. Infelizmente, a resposta dependerá sempre de que aplicações falamos e o que significa “trabalhar” (em segundo plano, não protegidas, as apps ficam dormentes). Será difícil notarmos uma grande lentidão, porque o Android é bastante eficaz a remover apps não prioritárias da memória para não perturbarem aquelas em primeiro plano. No papel, deverá operar para cima de uma dezena de apps sem simultâneo, sendo “operar”, tê-las activas mesmo em segundo plano (por exemplo, e-mail, whatsapp, instagram, facebook, twitter a receberem mensagens em segundo plano, enquanto navegamos em duas ou três janelas de browser).

  1. Dias 19 Dezembro, 2015 at 18:47 Reply

    O meu equipamento tem 3semanas e já bloqueou imensas vezes. Não consigo efetuar/receber chamadas nem sms. Pelo que vejo é um problema comum a muita gente. Fazem ideia qual o motivo?

    • Marco Trigo 20 Dezembro, 2015 at 22:22 Reply

      Boa noite Marta. Os bloqueios são desde o início, ou poderá ser alguma app que tenha instalado? Sugeria que fizesse um backup dos seus dados para a conta Google e repusesse as especificações de fábrica, procedendo às actualizações disponíveis, que nos casos de problemas mais ou menos semelhantes, parece resolvê-los. Se o problema persistir, poderá ser útil accionar a garantia.

    • Marco Trigo 21 Dezembro, 2015 at 23:34 Reply

      Boa noite. Obrigado pela pergunta.

      Trata-se de dois dispositivos de grandes semelhanças no que diz respeito às especificações em bruto, com o Huawei P8 Lite a ter alguma vantagem em termos de memória. O design também é muito apelativo. No entanto, tendo em conta a proximidade das características, o melhor será tentar ter os dois na mão e ver qual prefere em termos de ergonomia, interface, etc.

  2. Bruno Lopes 4 Janeiro, 2016 at 23:44 Reply

    Tenho o p8 lite desde o natal e estou muito satisfeito com ele. Sempre rápido independente das tarefas que efetue em simultâneo. A camara também merece destaque. No geral este tlm tem muito bons acabamentos e sem duvida da muito nas vistas.

  3. claudia 6 Janeiro, 2016 at 11:53 Reply

    tenho o p8 lite desde o natal e estou muito satisfeita, com excepção da qualidade de som, quando está em voz alta(mãos livres) o som é muito baixinho mesmo no máximo, e com auricular ligado em Bluetooth tem muitas interferências, será algum problema apenas do meu equipamento ou é caratertística do mesmo, se estiver em altifalante normal é bom.

  4. Tatiana Nascimento 21 Janeiro, 2016 at 22:49 Reply

    Eu coloquei um bloqueio de apps com pin em que o meu telemovel (huawei p8 lite) me pedia para configurar com dois pins um para mim e outro para possiveis utilizadores… Como retiro esses bloqueios?? Ja corri as definições avançadas e nada resultou 🙁

    • Marco Trigo 23 Janeiro, 2016 at 17:48 Reply

      Boa tarde Tatiana. Está a falar da configuração que se encontra no menu Segurança/Protecção de privacidade? Desactivar deveria ser um caso de voltar a definições/segurança/protecção de privacidade, inserir o seu PIN e desactivar a protecção.

      A protecção de privacidade também pode ser acedida a partir do marcador (símbolo de telefone), a partir do menu de três barras horizontais que aparecerá aí no lado direito.

  5. Filipa Manuela 28 Março, 2016 at 11:29 Reply

    Olá, preciso de comprar um tlm com alguma urgência mas estou mto indecisa entre o vodafone smart ultra 6 e o huawei lite p8. podem-me ajudar?!
    Sou perita a ter problemas com os tlms, mesmo tratando muito bem deles.. a média tem sido um ano de boa utilização..após este período, os tlms ficam.lentos, bloqueiam, desligam-se, fecham e abrem apps, deixam de reconhecer alguns.nrs, deixam de ter, acesso ao teclado, enfim…
    Obrg!

    • Marco Trigo 29 Março, 2016 at 08:41 Reply

      Bom dia Filipa. Julgo que ficará bem servida em ambos os casos, mas aconselhava-a a pegar nos smartphones e experimentar. O Vodafone é algo maior e taanto há quem goste do ecrã extra, como prefira algo mais compacto para andar no bolso. O maior problema será eventualmente o software e isso também requer experimentação. Na minha experiência, o software da Huawei está melhor conseguido. Quanto aos tlms ficarem lentos, etc., faça sempre backup dos dados para a nuvem e, quando começarem a ficar lentos, repor as definições de fábrica tende a ajudar. Ao fim de um ano de instalações e desinstalações, há muito por onde pegar quanto ao que torna o smartphone lento.

  6. Samuel 19 Junho, 2016 at 11:53 Reply

    Ola! Eu comprei um huawei p8 lite deve estar quase a fazer um ano. Tou muitissimo satisfeito, mas do nada apareceu em mais de metade do ecrã tipo uns risquinjos, parece que algumas linhas deixaram de funcionarar.que posso fazer?

  7. Ines 17 Abril, 2017 at 23:06 Reply

    Tenho um huawei p8 lite, há 1 ano, e agora deixou de tocar, e de se ouvir em alta voz, com auricular ouve-se bem.

Deixe uma resposta