Inicio Android (Análise) Huawei P Smart 2020: Uma re-edição com direito a Google

(Análise) Huawei P Smart 2020: Uma re-edição com direito a Google

A Huawei tem passado um mau bocado no mercado de smartphones devido à proibição imposta pela administração de Donald Trump em Maio de 2019, que curiosamente em vez de ser resolvida, até foi renovada nos últimos dias. Ainda assim, estamos a falar de uma das principais fabricantes de smartphones do planeta, especialmente em Portugal, onde passa a vida a trocar de posição com a Samsung no topo do mercado.

Dito isto, o P Smart já foi em tempos um dos smartphones de referência se por acaso estava à procura de algo na gama média. Mas será que esta re-edição é capaz de fazer juz à fama do passado?

(Análise) Huawei P Smart 2020: Uma re-edição com direito a Google

P Smart 2020:

Re-edição? Como assim? Pois bem, como a Huawei não pode lançar novos aparelhos com acesso aos serviços e aplicações Google, decidiu avançar com uma solução que fica no meio. Ou seja, a fabricante optou por re-lançar alguns dos smartphones já existentes no mercado com algumas pequenas melhorias. Porquê? Simples, desta forma é possível manter os GMS, porque estes aparelhos já foram testados e licenciados pela gigante Norte Americana da pesquisa.

No entanto, é também aqui que a porca torce o rabo… Na minha mais honesta opinião, se a Google não vai voltar aos braços da Huawei. Algo que parece mais evidente a cada dia que passa, estes ‘re-lançamentos’ acabam por não fazer muito sentido.

Não será melhor apostar tudo num ecossistema próprio e esquecer a Google de uma vez por todas? É que assim estamos num meio-termo estranho… Ou como a minha mãe diria, nem é boi nem é vaca. Especialmente quando olhamos para o P Smart 2020 e vemos uma entrada micro-USB em vez de USB-C. Se há coisa que não faz sentido em 2020, é lançar um aparelho com uma entrada micro-USB em 2020.

Bem, depois deste ‘vent’ vamos olhar para o P Smart 2020, para perceber se é mesmo um smartphone que pertence a este ano ou não.

Especificações técnicas:

  • Dimensões: 155.3×73.5×8.2mm
  • Peso: 163g
  • Sistema Operativo: EMUI 9 baseado no Android 9
  • Ecrã: 6.21” (2340×1080) 19.5:9, 60Hz, 480ppi
  • Câmara traseira: 13MP, f/1.8 + 2MP (profundidade)
  • Câmara frontal: 8MP, f/2.0
  • Processador: Kirin 710
  • GPU: Mali-G51
  • Memória RAM: 4GB
  • Bateria: 3400 mAh
  • Armazenamento interno: 128GB, expansível por cartão MicroSD até 512GB
  • Dual SIM
  • MicroUSB

Design

P Smart 2020:

O Huawei P Smart 2020 é um óbvio aparelho de gama média/baixa, que historicamente não costumam impressionar no design. Prova disso é o Galaxy M21 da mesma gama de preço, que apesar de bonito, é um aparelho composto maioritariamente por plástico. No entanto, o novo ‘P Smart’ da Huawei chega ao mercado com um design visivelmente mais premium e cortes mais apelativas. Além disto, conta também com um módulo de câmeras traseiro com uma pequena saliência, que é também cada vez mais uma marca dos lançamentos de 2020.

Em paralelo, na traseira, temos também o ‘velhinho’ mas ainda super rápido sensor de impressão digital numa zona bem central, de forma a que possa agarrar o telemóvel bolso e meter logo o dedo na posição certa. O desbloqueio é obviamente super rápido, e quase nunca falha na identificação.

Ecrã

P Smart 2020:

Em termos de ecrã, temos um ecrã LCD em vez de OLED, o que é também normal nesta gama de preços, com uma qualidade de imagem muito satisfatória graças à resolução de 2340 x 1080 e 480 ppi. A representação de cores é bastante boa, e até temos a possibilidade de personalizar bastante os tons de cores  e na verdade como tudo é apresentado através de várias definições de ecrã do EMUI.

A minha unidade parece sofrer um pouco de ‘light bleed’ na parte de baixo, mas isso pode ser devido ao facto de ser uma unidade de pré-produção. Normalmente, a Huawei apresenta uma excelente qualidade de construção neste aspeto.

Desempenho

Como tenho vindo a dizer nesta análise, o Huawei P Smart 2020 não só não é um smartphone de topo, e por isso, não é focado na performance. Como também é baseado numa versão já lançada no passado. Ainda assim, é um aparelho perfeitamente capaz de encher as medidas a qualquer tipo de utilizador, até se for como eu e seja um ‘entusiasta’ que nunca pára de mexer no telemóvel.

Dito isto, se por acaso está a pensar jogar os títulos mais pesados do mundo mobile como PUBG, Fortnite ou CoD Mobile, talvez seja boa ideia tirar o cavalinho da chuva.

Autonomia

Este sempre foi um dos pontos fortes da Huawei, e aqui não é exceção. É verdade que a capacidade fica pelos 3400mAh, mas é mais do que suficiente para um dia inteiro de uso intensivo. (Chego ao fim do meu dia com ~20% de bateria)

No entanto, como seria de esperar, não vai ter acesso a carregamento rápido nem carregamento sem fios. O que é realmente uma pena, visto que a Huawei dispõe de uma das melhores tecnologias de carregamento rápido do mercado.

Câmera

É inegável que a grande aposta da Huawei no mundo dos smartphones tem sido através do uso de sensores de topo nos seus aparelhos ‘flagship’, oferecendo uma experiência muitas vezes sem rival neste campo. E na verdade, é uma experiência fotográfica que se estende até às gamas mais baixas do mercado.

É óbvio que não vai conseguir tirar uma foto com a mesma qualidade de um P40 Pro ou Mate 30 Pro, nem vai ter acesso aos mesmos níveis de Zoom. No entanto, se apensar precisar de tirar algumas ‘pics’ para o Instagram, Facebook e afins, o P Smart 2020 vai facilmente ser o seu melhor amigo. Eis alguns exemplos:

Conclusão

Vou aproveitar esta conclusão para dar a minha opinião acerca de toda esta situação e não apenas do P Smart 2020. Porque, em boa verdade, a Huawei que lançou este aparelho não é a Huawei que conheço.

A Huawei que me conquistou depois de ser um ‘hater’ da mesma, é a fabricante que lança aparelhos com designs inovadores como o Mate 30 Pro, aparelhos com câmeras fotográficas brutais como o P40 Pro, inova ao lançar earbuds sem fios como os FreeBuds 3 ou FreeBuds 3i que não só rivalizam no preço, como também na qualidade de música. Sendo também uma fabricante capaz de revolucionar o mundo dos smartwatches, graças à sua gama Watch GT, que trouxe relógios bonitos e autonomias brutais a um mercado que também estava a entrar numa onda de estagnação.

Não existem dúvidas que o problema Donald Trump é realmente uma gigantesca pedra no sapato, que aparentemente não irá ter uma solução que permita à empresa voltar aos braços da Google e dos seus GMS. Mas não creio que lançar re-edições seja o caminho a médio/longo prazo. Sim, o P Smart 2020 é um aparelho que irá ser perfeitamente capaz de ter um bom resultado no mercado de gama média com as suas especificações e preço. Mas por amor de Deus, não quero ver um P Smart 2021 no próximo ano.

Prós:

  • Google is back baby!
  • 4GB de RAM
  • 128GB de armazenamento
  • Design muito apelativo que deverá fazer furos junto dos mais jovens

Contras:

  • Micro-USB
  • Ecrã LCD (Está na hora de apostar no OLED nas gamas mais baixas)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Super Mario 64: já pode instalar num smartphone Android!

O Super Mario 3D All-Stars chegou e dá-nos acesso aos primeiros três jogos de plataformas da série. Dito isto, levamos para casa o Super...

Aprende Android! O iOS 14 já está em 25% dos aparelhos!

Um dos grandes defeitos do Sistema Operativo Android é a sua segmentação. Ou seja, eu posso ter Android 10 no meu Note 20 Ultra,...

Xiaomi 10T/Pro: leak revela que os preços estavam errados!

A gama Xiaomi Mi 9T foi lançada no ano passado e como sabe ganhou muita popularidade no mercado global pelas especificações que oferece. Na...

O iPhone 12 também vai desiludir no preço…

Já disse algumas vezes na Leak.pt que o iPhone 12 vai desapontar um pouco os fãs, ao fim ao cabo, não vamos ter ecrãs...