Huawei FreeBuds 6 – Se quiser uns earbuds de design mais aberto, mas longe das soluções realmente “abertas” como é o caso dos FreeClips, Sony LinkBuds ou Bose QC Ultra Open, vai passar um mau bocado no mercado.
Isto porque, caso não tenha ainda reparado, além dos AirPods 4 da Apple, não existem mesmo muitas soluções de qualidade no mercado. Isto é especialmente verdade se quiser contar com o sempre muito desejado ANC.
Feliz ou infelizmente, as fabricantes preferem apostar nos earbuds de enfiar no ouvido, e pronto, siga caminho. Mas, a realidade é… Nem todos nós adoramos enfiar earbuds nos ouvidos! Isto porque além de por vezes ser uma experiência “suja”, pode também ser muito desconfortável em longas sessões de utilização.
É exatamente por isso que a Huawei continua a insistir nos Freebuds 6, que apesar de aparecerem no mercado com um design extremamente fora-da-caixa, têm mesmo muita performance para oferecer por menos de 150€.
Podemos até dizer que fora do ecossistema Apple, estes são os únicos earbuds de “encostar ao ouvido” que valem de facto a pena comprar.
(Análise) Huawei FreeBuds 6: Design arrojado com performance de topo!
Portanto, os FreeBuds 6 da Huawei são de facto uma proposta arrojada no segmento dos auriculares semiabertos, destacando-se pelo design estranho, e claro, pela qualidade sonora acima da média neste segmento de mercado.
Como é óbvio, dizer que são bonitos ou não, é sempre algo que vai depender dos olhos de quem vê. Mas, apesar de acreditar que a nível de performance estamos no topo, também acho que o design vai afastar muitos potenciais consumidores.
A Huawei gosta sempre de enredar por caminhos mais fora do normal em certas gamas de produtos, mas aqui… Talvez tenha sido um exagero.
Design e Conforto
Ou seja, tal e qual como aconteceu com os FreeBuds 5 antes de si, os novos FreeBuds 6 aparecem com um formato em gota e acabamento brilhante.
Algo que não vai ser do agrado de muitos dos utilizadores mais casuais, mas que de facto resulta em earbuds com um encaixe confortável e leve. (Apenas 4.9g por auricular.)
Além disto, temos certificação IP54 para resistência a poeira e salpicos, tornando-os adequados para uso diário, inclusive em ambientes com humidade moderado como é o ginásio. Porém, como dissemos em cima, ou ser um earbud de “encosto”, não vá correr, saltar, etc… Não são earbuds pensados para isso.
Qualidade Sonora
Além do design, é aqui que os FreeBuds 6 se destacam.
Ou seja, ao aparecerem com drivers duplos de 11 mm, os FreeBuds 6 proporcionam uma experiência sonora rica, com graves profundos e agudos claros. Além disto, o suporte ao codec L2HC 4.0 permite transmissão de áudio sem perdas até 2.23 Mbps em dispositivos compatíveis.
Neste campo, estão muito bem servidos.
Funcionalidades de topo!
Ao contrário da grande maioria dos earbuds baseados nesta filosofia de design, os FreeBuds 6 contam com cancelamento de ruído adaptativo para chamadas e reprodução de música, utilizando um sistema de três microfones para reduzir ruídos de fundo.
Além disso, oferecem controle por gestos, de forma a ajustar o volume ou atender chamadas com movimentos da cabeça. Aliás, temos até uma app para controlo de tudo e mais alguma coisa, disponível tanto para iOS como também Android.
Bateria
No campo da autonomia, temos até 8 horas de reprodução contínua e até 35 horas com o estojo de carregamento. O carregamento sem fios ficou, infelizmente, na gaveta.
Conclusão
Em suma, por menos de 150€, os Huawei FreeBuds 6 apresentam-se como uma excelente opção para quem quer auriculares semiabertos com qualidade sonora superior, design confortável e recursos inteligentes.
Aliás, podemos até dizer que esta é a alternativa mais completa, ao oferecer qualidade sonora a sério sem grandes compromissos. O problema pode ser o design, que não vai ser do agrado de todos. Mas uma coisa é certa… Diferentes são!