Análise Galaxy Watch Active 2: Simplesmente incrível!

Análise Galaxy Watch Active 2 – Durante o ano de 2019, tive a possibilidade de testar quase todos os grandes smartwatches do mundo Android, onde tenho de destacar toda a gama de relógios Xiaomi Amazfit, o espectacular Fossil Gen5, o desportivo Fossil Sport, o ‘fashion’ Skagen Falster 2, o ‘budget’ Ticwatch Pro, o rei da bateria Huawei Watch GT, bem como o seu mais recente sucessor, o Watch GT 2.

Tudo relógios fantásticos, que de uma maneira ou de outra cumpriram o que prometiam.

Dito tudo isto, no fim de 2019 recebi para review um Samsung Galaxy Watch Ative 2, um relógio que apesar de ter sido uma forte aposta da gigante Sul Coreana, por alguma razão nunca me chamou a atenção.

Ainda assim, decidi partir para a análise prolongada, para perceber se o problema era meu ou do Active 2.

Galaxy Watch

Antes de mais nada, tenho de dizer que desde 2018 que tenho um Galaxy Watch ‘Clássico’ de 46mm na minha posse. Um relógio que assumo ser realmente muito bom, sendo talvez a experiência mais completa do mundo Android.

Contudo, certas coisas (como as notificações) irritavam-me profundamente neste modelo. Por isso, ao testar o Active 2, sabia que teria de lidar com algumas das coisas que simplesmente não adorava no anterior modelo.

No entanto, de forma bem curiosa… Os pequenos defeitos do antigo relógio, não me incomodaram no mais recente modelo. Ou seja, no fundo, estamos perante uma versão mais simples a nível de design, mais otimizada a nível de software, e eu até diria um pacote mais completo no seu todo.

E talvez mais impressionantes que tudo isto, o Galaxy Watch Active 2 é sem qualquer tipo de dúvidas o relógio com melhor qualidade de construção que já tive no pulso!

Já levou com pesos e barras em cima, já raspou nas pegas de ferro e cabos do CrossOver, já raspou na barra de deadlift dezenas de vezes, tudo isto no ginásio. Similarmente, já levou com chuva, pó e suor à sorte durante as corridas nas estradas de areia horríveis da minha terrinha. E em cima de tudo isto, levo o relógio para o banho, dorme comigo… E surpreendentemente, tem ZERO marcas de uso! 

Tanto o relógio como a pulseira de silicone estão completamente novas! Algo que nunca me tinha acontecido em qualquer outra análise. Mas vamos por partes…

Análise Galaxy Watch Active 2 – Design

Active 2

À primeira vista, tudo parece muito parecido ao primeiro modelo, o Watch Active 1. Contudo, temos logo uma diferença no formato do botão lateral de cima, que é agora um pouco mais longo. Além disso, é também óbvio que o novo Active 2 é bastante mais bonito e robusto em comparação ao irmão mais velho. (Especialmente quando olhamos para o tamanho das margens, que diminuíram bastante)

Afinal de contas, estamos a falar de um relógio, um produto que além de funcional, tem de ser bonito!

Dito isto, temos novamente um corpo circular em que a margem rotativa voltou a ficar na gaveta…

Contudo, desta vez não precisa de fazer gestos para um lado e para o outro. De certa forma, a margem rotativa continua presente, a diferença é que agora é ‘Touch’!

A Samsung implementou uma margem rotativa sensível ao toque, que primeiro irá com toda a certeza estranhar, mas que após algumas horas irá adorar. (Funciona para qualquer um dos lados, tal e qual como a antiga margem rotativa. Oferecendo um feedback tátil simplesmente brutal)

Por fim, temos o ecrã Super AMOLED que apesar de ser exatamente o mesmo do primeiro modelo, graças ao seu tamanho parece agora mais vibrante aos nossos olhos. Por falar em tamanho, o Active 2 chega ao mercado com duas versões, uma de 40mm e outra de 44mm. Assim, enquanto o modelo de 44mm tem um ecrã de 1.4”, o modelo mais pequeno conta apenas com um ecrã de 1.2”. (Ambos com a resolução de 360 x 360)

Análise Galaxy Watch Active 2 – Hardware e Qualidade de Construção

Qualidade de Construção

Eu costumo falar da qualidade de construção na conclusão, ou no meio da parte do design. No entanto, fiquei tão impressionado com aquilo que o Watch Ative 2 oferece nesta vertente, que vou tentar focar-me um pouco mais neste assunto.

Afinal de contas, um relógio é algo que além de ser funcional, também reflete um pouco a nossa imagem para as pessoas de fora! Por isso, tem de estar impecável, quer seja usado no ginásio, no emprego, numa festa ou numa reunião.

Dito isto, um relógio é algo que inegavelmente passa por muita coisa no dia a dia, e por isso, rapidamente começa a apresentar desgaste. É o tirar e meter no pulso, é o bater/roçar nas mesas, o ficar preso na roupa… Isto num relógio normal! Porque um smartwatch ainda tem de dormir connosco, treinar connosco, etc…

Por isso, a sua durabilidade é obviamente super importante, especialmente quando estamos a falar de algo que custa mais ou menos 300€.

Por isso, vamos desde já falar da qualidade e robustez do produto, visto que temos aqui um relógio à prova de água até 5ATM, com certificação contra quedas MIL-STD-810G (certificação militar). Ou seja, pelo menos no papel, podemos logo chegar à conclusão que é realmente um produto duro de roer. Algo que ficou posteriormente comprovado nestes quase 2 meses de uso, em que não dei quaisquer facilidades ao produto, e mesmo assim ele aguentou-se à ‘bomboca’.

Hardware, Desempenho e Bateria

Galaxy Watch Active 2

Entretanto, quanto à performance propriamente dita, contamos aqui com um SoC Exynos 9110 de 1.15GHz, que tem ao lado 4GB de Armazenamento Interno bem como 1.5GB ou 768MB de RAM consoante a versão (LTE ou Bluetooth). Por falar em Bluetooth, temos acesso ao mais recente standard 5.0, o que é realmente muito bom tendo em conta que podemos fazer chamadas neste relógio, ou fazer streaming de música diretamente da app Spotify para Tizen.

(Sim, pode ligar os seus fones sem fios diretamente ao relógio, e ir treinar sem telemóvel na mão.)

Muito resumidamente, a nível de desempenho, temos aqui um dos relógios mais rápidos do mercado. Ficando bastante acima daquilo que a Google oferece na sua plataforma Wear OS. Contudo, a nível de aplicações disponíveis, a gigante da pesquisa Google continua a meter a Samsung no bolso.

Bateria

Num mundo em que as fabricantes estão cada vez mais a apostar na autonomia dos seus smartwatches, temos um Galaxy Watch Active 2 capaz de oferecer confortavelmente 2 dias de uso muito pesado! E aqui sublinho o muito pesado, estou a falar de GPS, chamadas telefónicas, streaming de música via Spotify, monitorização cardíaca, monitorização de sono, Always One Display sempre ligado, WiFi ligado, brilho no máximo, etc…

2 dias que podem facilmente passar para 4 ou 5, caso decida desligar algumas destas funcionalidades, especialmente o Always One que é um dos maiores causadores de gasto de bateria no meu uso.

Em suma, não é nenhum Huawei Watch GT 2 com 2 semanas de bateria, mas também é verdade que oferece muito mais que o rival da gigante Chinesa.

Análise Galaxy Watch Active 2 – Funcionalidades

O Samsung Galaxy Watch Active 2 está completamente apetrechado de funcionalidades. Afinal de contas, só no mundo do fitness temos 39 treinos pré-programados, em que 7 deles podem ser identificados de forma completamente automática.

Além disto, temos ainda GPS e monitorização de frequências cardíaca como é normal neste mercado… Contudo, algo que muita gente se esquece, é que temos um sensor ECG neste menino!

Portanto, apesar de ainda não estar ativo, é uma questão de tempo até que a Samsung lance a tão esperada atualização, para que todos nós possamos fazer eletrocardiogramas com um simples relógio.

Além de tudo isto, tenho de salientar a monitorização de frequência cardíaca em treino, que é simplesmente a melhor que alguma vez tive o prazer de usar.

Afinal de contas, nunca nenhum aparelho me mostrou tão bem as pulsações como este.

Mas atenção, esta dificuldade na medição de pulsações é sem dúvida uma limitação minha, que tenho um pulso muito fininho e suo que nem um autêntico animal enquanto treino.

Para completar o pacote, temos ainda um acelerómetro que é a base da funcionalidade de deteção de quedas. (Também ainda não está ativa) E ainda uma funcionalidade de monitorização de sono poderosíssima, que nem o Apple Watch tem no seu arsenal.


Nota do Redator – Tanto o ECG como o Fall Detection estão ainda em teste e à espera de aprovação para serem lançados de forma oficial pela Samsung.


Análise Galaxy Watch Active 2 – Conclusão

Muito resumidamente, depois de 2 meses de teste intenso, posso dizer que temos aqui um dos melhores smartwatches do mercado. Provavelmente o segundo melhor do mundo, ficando apenas atrás do Apple Watch que é ainda o ‘Gold Standard’ do mercado.

Um produto que acima de tudo mostra que a Samsung está mesmo atenta ao feedback dos utilizadores! Ao pegar no design do Active 1, corrigindo muitos dos erros cometidos, para posteriormente lançar um produto quase perfeito e que realmente cumpre tudo aquilo que promete. Mas tenho algo a apontar à fabricante… Ainda estamos à espera da ativação do ECG e Fall Detection!

Em suma, é um produto realmente interessante e apelativo para o consumidor que quer um smartwatch realmente bom, rápido e bonito… Mas não necessariamente barato.

O nosso parceiro GlobalData tem todos os modelos do Active 2 disponíveis, por isso, se estiver interessado dê uma vista de olhos aqui. (Pode ainda usufruir do código GDLEAK20 para ter 1% de desconto)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também