Análise M1 Pro – A Fiido é uma fabricante de bicicletas elétricas, com alternativas para todos os gostos, e carteiras, que claro está, se foca principalmente na combinação performance/preço. Na gama de produtos da empresa, podemos encontrar bicicletas ultra portáteis como é o caso da Fiido X, ou alternativas mais capazes de se adaptar a estilos de vida mais ativos, como é o caso da Fiido M1 Pro aqui em análise. Além de tudo isto, podemos ainda encontrar produtos mais focados na diversão, como é a trotinete Fiido Beast, que admito, estou em pulgas para experimentar.
Mas hoje, como disse em cima, vamos focar-nos na Fiido M1 Pro, uma bicicleta que dá para tudo, e que na verdade, já é a evolução de um modelo super popular da empresa. Vamos por partes?
(Análise) Fiido M1 Pro: Uma bicicleta elétrica impressionante! (Pode comprar aqui)
Portanto, a Fiido M1 Pro aparece no mercado para satisfazer os fãs da mais simples e menos poderosa M1, que queriam ir um pouco mais além. Por isso, temos um design muito similar, mas com uns toques mais modernos, pneus ‘fat’, um amortecedor duplo, dois travões de disco, e claro, uma potência renovada na combinação motor elétrico + bateria.
Em suma, a Fiido decidiu pegar num dos seus designs mais populares, e colocar mais alguns pózinhos para chegar a outro público, e ganhar um pouco mais de fama e popularidade no espaço.
O resultado é simples! Temos uma bicicleta elétrica francamente bonita, que não exagera no design, com um motor de 500W, uma bateria de 48V, e a capacidade de chegar aos 42KM/h quando desbloqueada. Quanto à autonomia, tudo depende se quer dar ao pedal ou não, porque aqui, tanto pode ter assistência ao pedal, como pode andar pura e simplesmente apenas e só através da energia armazenada na célula da bicicleta! Isto significa que pode conseguir 50 kms de autonomia sem pedais, ou 130 kms com a ajuda dos pedais.
- Nota: Desbloquear o limite de velocidade vai contra a lei Europeia, que restringe este tipo de veículo elétrico a 25 KM/h. É algo que fica à sua responsabilidade.
Especificações Técnicas
- Potência do motor: 500W (tipo brushless);
- Velocidade máxima: limitada a 25 km/h. máximo 40 Km/h;
- Bateria: 12,8 Ah removível (48V);
- Pneus: 20 × 4,0 polegadas;
- Três modos de condução;
- Mudanças Shimano de 7 velocidades;
- Luz frontal LED;
- Estrutura em liga de alumínio;
- Peso da bicicleta: 25 kg;
- Discos à frente e atrás;
- Amortecedor à frente e atrás;
- Dimensões (aberta): 172 x 106 cm;
- Dimensões (fechada): 96 x 79 x 45 cm.
Design
Na mais pura das verdades, o design da mais recente M1 Pro difere pouco, ou nada, da versão original sem Pro no seu nome. O que não é uma má notícia, visto que a versão original da bicicleta já era muito interessantes no campo do design e qualidade de construção.
Dito isto, temos um peso de 25kg, o que faz com que seja um bicicleta mais para circular, e ir do ponto A para o ponto B, do que uma bicicleta mais portátil, que dê para meter na mala do carro. Obviamente que dá, a bicicleta dobra, e até fica bastante compacta, ao apresentar dimensões de 960x790x450mm quando fechada, o que equivale a mais ou menos 1 metro quadrado.
Contudo, 25Kg é um peso considerável para pensar nessas aventuras.
Entretanto, no campo visual, é uma bicicleta que quase consegue passar por normal, enão fossem os cabos quase sempre muito visíveis. Aliás, para mim, este é um dos pontos negativos do design! Deveria ter existido um maior esforço de arrumação de cabos neste modelo, no entanto, também não acho que seja o fim do mundo.
Dito isto, num lado mais positivo, temos de salientar que ao dobrar a bicicleta, é possível remover a bateria e levá-la consigo. Uma boa notícia, para quem vive em prédios, e não pode levar a bicicleta consigo até ao oitavo andar.
Desempenho
É aqui que estão as diferenças entre o modelo normal e o modelo Pro. O motor vai agora aos 500w e vez de apenas 250w, sendo auxiliado por um sistema com 7 mudanças da Shimano, que se revelou sempre preciso e rápido.
Na questão do desempenho, tenho de voltar a tocar no assunto velocidade máxima, que aqui, fora limitador, pode ultrapassar os 40km/h. (O método de desbloqueio é super simples!)
Uma velocidade que é controlada por um ecrã OLED no lado esquerdo do guiador, que é sempre visível, até nas piores condições de luz. Quanto aos modos de funcionamento, se porventura quiser pedalar em vez de utilizar o acelerador, tem 3 à sua disposição, que vão desde baixa assistência, até a maior possível.
Como tudo funciona? Basta dar ao pedal, que o motor vai dar logo apoio, o que parece estranho em cada arranque, mas passa a ser natural à medida que se vai adaptando à bicicleta.
Autonomia
Como disse em cima, a autonomia da bateria pode ir de uns simples 50 quilómetros, até uns incríveis 130 quilómetros. Tudo depende da forma como realmente quer utilizar a sua bicicleta elétrica.
Esta performance deve-se a uma bateria de 48V e 12.8Ah, capaz de garantir pelo menos 500 ciclos de carga/descarga.
Quanto à performance real, comigo em cima, ou seja, com 95Kg em cima, consegui chegar aos 100 quilómetros com alguma bateria no tanque. Por isso, assumo que as estimativas da empresa estejam corretas.
Entretanto, em termos de recarga, dos 0% aos 100%, são necessárias 9 horas. (Carregador incluído)
Na estrada!
Em uso, ou seja, sentado em cima da bicicleta, e com as mãos bem agarradas ao guiador, esta bicicleta sente-se robusta, e com muita qualidade para oferecer ao ciclista. Se porventura não estiver habituado a pneus ‘fat’, vai notar alguma estranheza, mas na minha opinião, também mais alguma segurança.
Dito isto, em termos de conforto, os amortecedores fazem muito bem o seu trabalho, em qualquer terreno que escolha. Similarmente, os discos também estão muito bem implementados, sendo possível fazer travagens bruscas, sem ter de ir ao dentista logo a seguir.
Preço, Disponibilidade e Conclusão
A Fiido M1 Pro está disponível à volta dos 1000~1200€ (depende da promoção), vinda de armazém Europeu (Polónia). Por isso, não existe necessidade de preocupações face a eventuais alfândegas, e atrasos na entrega. Pode comprar aqui.
Se vale a pena?
Bem, posso dizer que já testei várias e-bikes, por isso, posso dizer com toda a segurança que temos aqui um bom produto, capaz de agradar a vários tipos de utilizador. É uma bicicleta capaz de fazer tudo, ou quase tudo, com muita qualidade, e alguma diversão à mistura. Peca um pouco na portabilidade, mas isso é algo que tem imediatamente de ter em conta, quando vai ao mercado à procura de um veículo elétrico como este.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!