A Liga NOS está ao rubro e esta promete ser uma das épocas mais disputadas ao nível da tabela classificativa, em que todas as equipas terão de lutar para conseguirem chegar ao topo e conquistarem o título de campeão nacional. Esta disputa entre clubes não se limita apenas aos relvados, mas repete-se também todos os anos nas nossas consolas e computadores, onde jogadores de todo o mundo lutam pela sua equipa, até que os dedos lhes doam.

fifa16_xboxone_ps4_gamescom_psg_hr_wm

O FIFA é um dos jogos de futebol mais populares do mundo e uma fórmula de sucesso. Goste-se ou não, é um título que faz as delícias dos jogadores pelos diversos modos de jogo que disponibiliza e também pelas muitas licenças para campeonatos e taças. A mais recente edição, 2016, está de volta e promete fazer as delicias dos fãs, sendo que na Leak, eu e a Patrícia, já estamos viciados.

fifa16_xboxone_ps4_nyfcwalkout_hires_wm

A nova Edição

Após algumas horas de jogo rapidamente percebemos que a mais recente edição do FIFA se afasta do estilo “arcade” que foi introduzido na versão anterior (2015) e regressa ao estilo de jogo de FIFA 2013 ou 2014. Se habitualmente conseguiam pegar na bola perto da vossa baliza e corriam todo o campo, fintando tudo e todos e marcando golo, dificilmente vão conseguir fazê-lo nesta nova versão. A EA reconstruiu a inteligência artificial do jogo e os jogadores agem como uma verdadeira equipa. Isto significa que em conjunto, vão para cima do atacante, restringindo os ângulos de passe e de remate. Mas se isto funciona contra o atacante, por outro lado também o privilegia. Quando o jogador ataca, sente um verdadeiro acompanhamento por parte dos seus colegas de equipa “artificiais” que contribuem ativamente para as jogadas.

20150730_fifa16_gamescom_rm_vs_am_hd_wwm

Tudo isto resulta num jogo que se aproxima da realidade, mais difícil, mais tático e mais competitivo e que já não privilegia as goleadas. Porém, vai certamente fazer as delícias de quem gosta do verdadeiro futebol, com todos os elementos físicos e táticos que o constituem.

Os modos de jogo

Os modos de jogo, sofreram melhorias significativas. O modo carreira, por exemplo, dividido em carreira de jogador ou treinador, dá agora mais ênfase ao treino e a truques com o sentido do jogador obter mais valor e qualidades. Apesar de muitos não gostarem do modo de controlarem apenas um jogador, é sem duvida muito interessante e contribui para ganharmos alguma experiência, que será útil para quando jogarmos em equipa.

captain_update

O modo Ultimate Team é a joia da coroa de FIFA e necessita do empenho em termos de horas e dedicação que muitos jogadores dão a outros títulos para consolas e computadores. Ao velho estilo das coleções de cromos, mantém muitos aspectos da versão anterior mas existem novidades como o “Fut Draft”. Neste modo, o jogador tem apenas de escolher um esquema tático e um de 5 jogos que estarão disponíveis. A ideia é reunir o grupo ideal de jogadores que irão defrontar outros, em troca de boas recompensas.

fut16_draftmode

Gráficos e Som

Ao nível de apresentação gráfica, não existem muitas diferenças comparativamente ao ano passado, o que não representa um problema, uma vez que tudo estava muito bem na versão anterior. A banda sonora e os visuais dão novamente a atmosfera de uma transmissão televisiva e a isto juntam-se os detalhes dos jogadores a nível da face e não só. O único aspecto que lamentamos é o facto do relato do jogo não estar disponível em Português, o que poderia contribuir para um realismo ainda maior para quem joga em terras lusas. Isto não significa que os comentadores do Sky Sports, Alan Smith e Martin Tyler façam um mal trabalho, porque não o fazem. Mas já lá dizia o anúncio de televisão, “o que é nacional é bom”.

fifa16_xboxone_ps4_newstadium_cropped_borussiapark_night

As equipas femininas

Uma das maiores novidades no FIFA 16 é a introdução de equipas femininas, embora seja uma opção no jogo que está um pouco escondida, comparativamente a todas as outras. É possível optar entre 12 equipas diferentes e utilizar os 3 modos disponíveis: – jogos amigáveis online, torneios offline e os confrontos normais de exibição. Ou seja, não existem tantas formas de jogo, como nos torneios masculinos, mas eventualmente será uma questão de tempo.

FIFA-16_7

O jogo em si é menos físico e os opositores não pressionam de forma tão constante. Parece um pouco como o FIFA 15, o que não é mau.

exO Veredicto

No FIFA 2016 a EA abandonou o estilo um pouco arcade que tinha introduzido na versão anterior. As goleadas ficaram mais difíceis e as corridas de um campo ao outro para marcar golo também. Isto deve-se a uma defesa mais bem estruturada e também aos guarda redes muito eficazes e com movimentos verdadeiramente espetaculares. Tudo parece mais real, ao estilo que o FIFA 13 e 14 já nos haviam habituado. Para quem vem do FIFA 15 é natural que estranhe ao início, mas será apenas uma questão de tempo. Quanto mais jogar, mais irá gostar da nova versão. Palavras para quê? É o FIFA e é Excelente!

A opinião da Patrícia Fonseca

Office-Girl-iconNo início não gostamos tanto de FIFA 2016 porque é difícil fazer grandes goleadas e irmos a correr fintando tudo e todos. Mas se olharmos para a realidade do futebol, as equipas funcionam assim e inclusivamente as mais fracas estacionam o autocarro. É isto que acontece no FIFA 2016. Inicialmente, a edição deste ano não parece tão interessante, por se marcarem menos golos. Mas por outro lado, se o jogo fosse fácil, rapidamente perdia a piada. No futebol “real” é preciso lutar-se muito para conquistarmos a vitória, e o FIFA mostra-nos isso! Adoro!

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.