Durante alguns anos, especialmente na época de ouro da Playstation 2 e ainda nos primeiros tempos da 3, o Pro Evolution Soccer era rei. Reinava nas consolas dos jogadores e nos comentários em fóruns e blogs por toda a Internet. Porém, o FIFA esteve sempre à espreita. Também era rei, especialmente no PC, fazendo ao longo dos anos as delícias de muitos jogadores, mas nas consolas não era tanto assim. Nos últimos anos com as versões 2013, 2014 e agora 2015 o FIFA atacou com todas as armas e deu um forte remate para golo para se tornar no rei dos simuladores de futebol.

A versão 2015 foi para nós uma agradável surpresa, especialmente por um motivo: – o FIFA parece ter-se afastado de um estilo de jogo mais defensivo e baseado no controlo de bola das versões anteriores e está agora com um estilo de jogo dinâmico e agressivo, ou seja, a nosso ver a única coisa que fazia falta no FIFA.

fifa15_xboxone_ps4_bilbao_vs_sevilla_shot_wm

A realidade mantêm-se e a preocupação notória em fazer-se do FIFA 2015 um jogo real está lá, porém agora é ainda mais divertido de jogar.

No caso português, ficamos muito agradados pelo facto da Liga Portuguesa estar licenciada na sua totalidade e contar com os nomes reais de todos os clubes que estão presentes na principal liga portuguesa.

A estrutura de jogo

Em termos de estrutura o FIFA 15 é muito semelhante à versão anterior. Quando jogamos sozinhos tudo é dominado pelo modo carreira, onde podemos assumir o papel de jogador ou de um treinador ao longo de diversas épocas, com o intuito de garantirmos o sucesso da nossa equipa ou construirmos uma carreira a nível nacional ou internacional.

fifa15_xboxone_ps4_mainz05_vs_hamburg_shot_wm

O Ultimate Team é o outro modo de jogo a merecer destaque e conta com mais de 12 milhões de jogadores espalhados por todo o mundo. Este ano temos acesso ao empréstimo de jogadores, épocas amigáveis, concept squads, atributo físico e à presença de mais lendas do futebol. Em paralelo este modo encontra-se agora mais acessível.

Importa salientar que em FIFA 15 já não importa apenas conseguir-se grandes jogadores, mas é igualmente importante a criação de sinergias de modo a que eles trabalhem na posição certa e com os companheiros para com quem sentem alguma afinidade.

Ao nível do online existem poucas diferenças entre o FIFA 15 e o FIFA 14. Pode jogar contra algum adversário ou em equipa, juntar-se aos torneiros Ultimate Team, entre outras.

Os gráficos

A nível visual o FIFA é sempre impressionante e as animações estão mais perfeitas do que nunca. Mas não são só as animações. Este realismo estende-se também aos equipamentos e à própria cara dos jogadores que podendo não estar totalmente perfeita em algumas situações, está melhor do que em qualquer outra versão anterior.

fifa15_xboxone_ps4_napoli_vs_acmilan_agility_control_wm

Os detalhes são sem dúvida o ponto forte do FIFA. A chuva, o decorrer do jogo, as reacções dos jogadores aos árbitros, tudo está perto da perfeição.

A jogabilidade

Ao nível da jogabilidade e como já referimos anteriormente FIFA 15 soma e segue. Depois de o jogarmos durante todo o fim de semana, percebemos rapidamente que o jogo está mais fluído e dinâmico. Já nem tudo se resume à defesa e controlo de bola. Os atacantes têm mais oportunidades e torna-se mais difícil defender. Os jogadores reagem mais rapidamente sem perder a bola e é mais fácil chegar-se à baliza. Apesar disto este continua a ser um jogo em que à semelhança do futebol “real” é boa ideia jogar-se em equipa passando-se a bola, ao invés de se andar a correr pelo campo fintando todos os que aparecem à frente.

fifa15_xboxone_ps4_schalke04_vs_dortmund_header_wm

Quando os avançados chegam perto da baliza, o maior obstáculo serão os “novos” guarda-redes . Na maioria das vezes eles são rápidos e muito difíceis de bater. Claro que como qualquer ser humano, eles podem ser batidos, mas não é tão fácil como em FIFAS anteriores.

Conclusão

Pode não ser totalmente perfeito, mas FIFA 15 é o melhor FIFA dos últimos anos. Umexa jogabilidade mais intensa e aliciante – incluindo um modo melhorado de carreira e Ultimate Team – são factores que contribuem para que este título faça as delícias de quem não dispensa um bom simulador de futebol. A isto juntam-se os elevados detalhes gráficos que dão aos jogadores um cheirinho de realidade. Palavras para quê? Este é sem dúvida o melhor FIFA de sempre!

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.