(Análise) Dyson Wash G1: Odeia tanto a esfregona quanto eu?

Análise – Dyson Wash G1: Cada vez mais acredito que, com os meus 1m90 de altura, não nasci para fazer as lides da casa.

Aspirar, esfregar, passar a ferro… É tudo coisas que odeio com toda a minha alma, porque parece que tudo foi feito para pessoas mais pequenas e com mais elasticidade que eu. As dores nas costas, muito provavelmente após muitos e bons anos de desporto federado, são uma “coisa” que já se faz sentir demasiadas vezes para o meu agrado, especialmente nas semanas mais cansativas.

Sendo exatamente por isso que, quando vejo tecnologia a chegar ao mercado capaz de facilitar a minha vida, fico logo extremamente excitado.

Sejam aspiradores robô com novas funcionalidades e maior capacidade de aspiração, ou aspiradores verticais que permitam apenas um pequeno empurrão para limpar tudo o que aparece à frente, eu estou logo na fila da frente.

Mas… e se for um produto que segue a mesma linha, mas é ao mesmo tempo completamente diferente de tudo o que já existe, ao mesmo tempo que promete meter a sua esfregona num armário para todo o sempre? Ainda melhor! Abram alas ao Dyson Wash G1!

(Análise) Dyson Wash G1: Odeia tanto a esfregona quanto eu?

Portanto, sou mesmo muito honesto, acho imensa piada quando a Dyson me desafia a fazer testes a algum do seu novo material, porque devo ser a pessoa que menos gosta de fazer as limpezas cá por casa. Faço as coisas na força da raiva, porque tem mesmo de ser, porque além de ter alergias a tudo e mais alguma coisa, também não gosto de viver no meio da sujidade.

É exatamente por isso que este tipo de review me agrada! Estamos a falar de produtos completamente fora da caixa, com muitas inovações à mistura, desenhados desde a sua base para facilitar a vida da pessoa mais comum à face da terra.

O que é o Wash G1 da Dyson?

O Wash G1 ao lado do seu irmão Gen5 Detect

De forma muito resumida, é uma máquina de limpeza húmida, mas que na realidade é mais uma super esfregona elétrica, ou um aspirador que por acaso também funciona como uma esfregona.

Ou seja, apesar do facto de lavar o chão não ser de todo uma missão espacial, a realidade é que a Dyson teve aqui alguma ambição. Afinal, o grande objetivo deste Wash G1 é ser capaz de limpar um chão duro, com manchas difíceis ou não, em uma só passagem. É aquele tipo de produto que vai facilitar imenso a vida de uma qualquer pessoa que adore cozinhar, tenha animais de estimação, ou pura e simplesmente tenha crianças pequenas em casa.

Vai adorar porque… Bem… Como é costume… A Dyson lançou um outro aparelho que, apesar de ser um pouco caro para o bolso dos Portugueses, oferece um nível de performance incrível.

Como funciona?

Sistema de filtração inteligente, que mete todos os detritos num depósito logo abaixo dos rolos de limpeza.

Como deve imaginar, este Wash G1 não funciona como uma esfregona tradicional. Em vez disso, temos um sistema de limpeza complexo, em que quase tudo acontece na cabeça de aspiração. Aqui temos dois rolos de microfibras que giram em direções opostas, de forma a apanhar os detritos enquanto limpam e polem o chão. Entretanto, temos a água limpa a vir do depósito a entrar na cabeça e atravessar os rolos. Ao mesmo tempo, a água suja é extraída e armazenada no segundo depósito.

Isto funciona tudo muito bem, porque o sistema de lavagem tem um sistema de filtros que deixa todos os detritos num espaço reservado logo abaixo dos rolos. Um espaço que posteriormente vai ter de limpar, mas até isto é muito fácil, sendo basicamente passar por água, e voltar a meter no sítio.

Aliás, até na parte da manutenção a coisa é super automática, com o Wash G1 a ter um modo de limpeza automático de 2 minutos, em que vai trabalhar apenas e só para limpar os rolos em cima mencionados. Quando tudo estiver terminado, basta retirar a água suja, encher o depósito de água limpa, e voltar a limpar o depósito. Tudo está pronto para a próxima limpeza a sério em sua casa.

Limpar é fácil? Substitui por completo uma esfregona?

Sim, limpar é realmente muito fácil, com o Wash G1 quase a movimentar-se sozinho enquanto está ligado. Existindo três modos de potência, e até um botão para conseguir o máximo fluxo de água para os sítios mais complicados.

Dyson Wash G1

Porém, ao lavar apenas e só com água limpa, isto significa que não é possível meter detergente, nem água demasiado quente.

Por isso, se quiser uma limpeza mesmo muito a sério, daquelas que deixa a sua sala com um cheiro próprio de produtos de limpeza, vai ter de continuar a usar a sua velha e confiável esfregona.

Além disso, ao pesar cerca de 5KG, também é um produto complicado de movimentar de um lado para o outro enquanto desligado, especialmente para pessoas com mais idade ou dificuldades físicas.

Entretanto, na minha opinião, existe um outro pequeno defeito a apontar, que está na capacidade dos depósitos de água. 1L é pouco, especialmente se a sua casa for um pouco maior do que aquilo que pode ser considerado normal. Porém, é apenas um pequeno problema, porque meter água limpa e tirar a água suja é extremamente fácil e rápido.

Em suma, é, na nossa opinião, um ótimo complemento para deixar a casa limpa, especialmente quando não tem tempo para algo mais a fundo.

Especialmente porque em funcionamento, é realmente muito ágil, sendo possível passar por debaixo de mesas, ou outro tipo de mobília alta, sem grande dificuldade. É também preciso salientar que enquanto ligado, o Wash G1 “escorrega”, sendo extremamente fácil de empurrar ou puxar.

Conclusão

Prós:

  • Limpa em uma ou duas passagens sem grandes problemas.
  • Interface simples e intuitiva.
  • Perfeito para limpar rapidamente, especialmente zonas de muito uso, como é a sala de estar, cozinha e casa de banho.
  • O chão seca muito rapidamente até na configuração mais poderosa.
  • Muito mais prático relativamente a um balde e uma esfregona.
  • Só usa água limpa.

Contras:

  • Depósitos de água podiam ser um pouco maiores.
  • Apenas um lado da cabeça pode limpar cantos.
  • Só usa água limpa. (Sim, isto também uma desvantagem, porque não pode usar produtos de limpeza)
  • 699€ é muito dinheiro.
  • Não tem ajuste de altura.
  • Rolos precisam de ser trocados de 6 em 6 meses. (São caros)

São muitas vantagens e desvantagens a ter em conta. Ainda assim, se tiver 699€ de lado, e odeia limpar a sua casa tanto quanto eu odeio limpar a minha, é um produto que faz todo o sentido. Porque vai mesmo facilitar a sua vida, dar-lhe mais tempo para fazer aquilo que mais gosta, e talvez mais importante que isto… Vai poupar as suas costas!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Muito cuidado com o truque viral da ventoinha e gelo!

O calor está a apertar e nesta altura as pessoas recorrem a todos os truques que podem para ter a casa fresca. Uns são...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados