Inicio Reviews Análise: devolo dLAN 1200+ Wi-Fi ac Starter Kit

Análise: devolo dLAN 1200+ Wi-Fi ac Starter Kit

Depois de testarmos os Powerlines 1200+ da Devolo, estávamos ansiosos por deitar a mão à mais recente aposta deste fabricante que combina a tecnologia powerline com a conetividade WiFi. Esse dia chegou e eis que tivemos oportunidade de experimentar a fundo o devolo dLAN 1200+ Wi-Fi ac Starter Kit. Nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

O melhor de dois mundos

Na Leak já tínhamos ficado rendidos à aposta da Devolo 1200+, especialmente pela utilização da tecnologia range+ que utiliza os três fios elétricos disponíveis (a fase, o neutro e a terra) para garantir o melhor desempenho. Esta nova aposta surpreendeu-nos ainda mais ao combinar as caraterísticas referidas acima com a conveniência das Redes WiFi nas frequências de 2,4 e 5 GHz, para garantir sempre a melhor velocidade.

Dentro da Caixa

O Starter Kit inclui duas unidades powerline, juntamente com um breve guia de iniciação e um cabo de rede. As duas unidades são dLAN 1200 + (como os que analisámos anteriormente) sendo que uma delas disponibiliza WiFi ac. Antes das utilizar não se esqueça de anotar o Security ID, o MAC address e ainda a chave Wi-Fi localizada nos dispositivos (O Security ID é necessário para a aplicação móvel).

As unidades funcionam com 230V e suportam uma carga máxima de 3000W (13W) sendo que incluem ainda capacidades de filtragem, para evitar picos de corrente. A unidade 1200+ tem uma porta LAN Gigabit, um botão WPS e um LED de estado na parte frontal do dispositivo. Por outro lado, a unidade com WiFi apresenta um design um pouco diferente e incorpora duas portas Gigabit LAN, um botão de reset e dois botões na parte frontal que executam as funções de encriptação e configuração da rede WiFi. Por defeito, o WiFi vem ativado automaticamente. Utilizando os dados da ligação na parte traseira do dispositivo e o botão WPS é possível criar uma rede sem fios encriptada baseada na infraestrutura já existente.

Um dos aspectos que importa salientar nesta unidade WiFi é a inclusão de quatro antenas que asseguram uma grande capacidade de largura de banda, juntamente com o suporte para redes wireless de 2.4 e 5GHz.

O Funcionamento

A facilidade de utilização é uma caraterística que está inerente a todos os dispositivos dLAN da devolo e tudo é tão simples como ligá-los à corrente elétrica. As unidades utilizam a encriptação dLAN para garantir toda a segurança e os hotspots WiFi vêm pré-configurados e prontos a usar.

Neste campo, importa salientar uma funcionalidade denominada WiFi Clone. Através dela, é possível transferir de forma segura os parâmetros de acesso e segurança de qualquer router – nome da rede (SSID) e password de proteção – para os pontos de acesso Wi-Fi da devolo através do simples pressionar de um botão, não sendo necessário fazer qualquer tipo de configuração complicada.

Este método disponibiliza uma ligação Wi-Fi da mais alta qualidade em qualquer divisão. Os adaptadores devolo WiFi integram-se de forma otimizada com o router da rede doméstica, sendo que os dispositivos terminais apenas conseguem ver uma rede e, por isso, não é preciso estar constantemente a introduzir novos parâmetros de acesso sempre que se deixa de estar ao alcance de um ponto de acesso e se passa para outro.

devolo Cockpit

A aplicação devolo Cockpit permite monitorizar todos os dispositivos dLAN que estão ligados, disponibilizando ainda o acesso a diversas opções de configuração para cada unidade. É certo que esta aplicação não é absolutamente necessária para poder utilizar os powerlines, mas é útil para obter informações acerca das unidades e para verificar como toda a rede está a funcionar.

Existe uma versão da aplicação para dispositivos míoveis, compatível com os sistemas operativos iOS e Android.

Esta aplicação é especialmente útil para obtermos algumas informações importantes acerca da largura de banda. Tenha sempre em conta que o Powerline depende de diversos fatores para funcionar, nomeadamente da qualidade dos fios utilizados na instalaçãoo elétrica, da distância entre tomadas e outras configurações.

Nos testes efetuados ao longo de um mês, as comunicações situaram-se sempre entre os 385 Mbit/s e os 635 Mbit/s, o que é bastante bom.

O Veredicto

Já não existem adjetivos para descrever os powerline da Devolo. São extremamente bons, eficazes e a opção ideal para quem quer montar uma rede doméstica que assegure o máximo desempenho. No caso deste Starter Kit o que já era perfeito ficou ainda melhor graças à inclusão do WiFi ac, o que no fundo, permite combinar o melhor da tecnologia powerline com uma rede WiFi de alta-velocidade. São perfeitos e já não passamos sem eles.

Preço recomendado: 189,90 Euros Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...