A Corsair é inegavelmente uma das fabricantes de hardware e periféricos mais interessantes no mundo do PC Gaming. Afinal de contas, quase nunca desilude, especialmente porque é capaz de apostar em quase todas as gamas possíveis e imaginárias do mercado, de forma a levar produtos de qualidade a virtualmente todas as carteiras, desde as menos às mais recheadas.
Pois bem, dito tudo isto, hoje temos o Corsair Sabre RGB Pro Wireless, um rato sem fios, que tenta pegar no sucesso do seu irmão ‘Champion Series’, levando-a para o mundo do PC Gaming sem fios a atrapalhar. Será que temos aqui um novo caso de sucesso?
(Análise) Corsair Sabre Pro Wireless
Portanto, à primeira vista, o Corsair Sabre RGB Pro pode parecer um rato super simples, com linhas de design pouco apelativas. Mas… O objetivo é mesmo este! Este rato não foi desenhado para ser bonito, foi desenhado para ser mortífero onde realmente interessa, ou seja, nos jogos online. Ao fim ao cabo, foi desenhado com o apoio de alguns dos atletas eSports mais famosos do planeta.
Afinal de contas, estamos a falar de um rato feito, desde a sua base, para ser rápido e certeiro. É exatamente por isso que temos aqui um menino capaz de ir aos 26 mil DPIs, com um tracking de 650 IPS e aceleração de até 50G’s. Tudo isto, num pacote a pesar apenas 79g.
Entretanto, temos também três formas de ligar o rato ao PC, através de uma porta USB-C, através da conectividade Slipstream capaz de oferecer um polling rate de 2000Hz, ou por fim, a ligação sem fios mais amiga da bateria, o Bluetooth. Dito isto, sendo um rato pensado para o mundo sem fios, temos aqui cerca de 90 dias de autonomia!
Curiosamente, apesar de ser super leve, temos aqui uma qualidade de construção muito interessante, onde até podemos encontrar switches mecânicos OMRON, que por sua vez, garantem cerca de 50 milhões de cliques.
Mas vamos por partes!
Performance
O Sabre Pro Wireless é um rato que impressiona no campo da performance, especialmente no campo em que quase não se sente debaixo das nossas mãos. É um rato muito versátil, capaz de oferecer uma excelente jogabilidade tanto em jogos como CS:GO e Valorant, onde a resposta de cada clique é quase instantânea, como também em jogos mais técnicos e estratégicos como League of Legends ou World of Warcraft.
Entretanto, a autonomia da bateria também parece estar em linha com aquilo que a Corsair afirma.
Design
Como disse em cima, o design deste rato não tem nada a ver com o Logitech G502 ou Razer Basilisk, que apostam em linhas mais apelativas ao olhar. Mas o objetivo da marca não é impressionar os olhos, ou melhor… É… Impressionar os olhos que estão a olhar para o monitor, enquanto os nossos inimigos caem mortos à nossa frente.
Dito isto, o exterior é totalmente preto, com algumas partes glossy, que felizmente nunca estão em contacto com os nossos dedos. Ou seja, nunca ficam sujas ou com impressões digitais. A pega é muito boa, e o conforto também é do melhor que tenho visto no submundo dos ratos gaming.
Entretanto, relativamente ao cada vez mais presente RGB, foi posto com algum cuidado, e com algum propósito, visto que além de ser possível meter as luzinhas a bombar com as luzes que queremos, também podemos configurar a iluminação de forma a nos dizer que perfil estamos a usar em dado momento, ou até como está a autonomia da bateria.
No geral, o design é muito sólido, e confortável. Exatamente o que queremos num rato focado na performance.
Conclusão
O Corsair Sabe RGB Pro Wireless é um rato realmente bom! O sensor é de qualidade, a autonomia é das melhores que tenho visto no mercado, e o conforto está todo lá. Aliás, até decidi trocar de rato, para utilizar este “menino” como o meu rato principal para jogatanas. (O que, diga-se de passagem, é dizer muito!)
Em termos de preço, este Sabre RGB Pro Wireless é realmente um pouco mais caro que o ‘antigo’ Sabre RGB Pro, o que claro está, muito se deve à implementação da funcionalidade wireless. Mas na minha opinião, 99€ não é um preço exagerado pelo periférico que temos aqui em teste.