Inicio Reviews (Análise) Corsair QL120 RGB: Ventoinhas de qualidade (mas caras...)

(Análise) Corsair QL120 RGB: Ventoinhas de qualidade (mas caras…)

A Corsair é uma das gigantes do mundo dos PCs, ao oferecer caixas, teclados, coolers, microfones, módulos de memória RAM, SSDs, etc… Sendo claramente uma das empresas que mais foco tem no mundo do RGB, ficando discutivelmente acima da Razer neste assunto.

Por isso, nada melhor que testar o pack de 3 ventoinhas QL120 RGB da fabricante, que não só promete performance, como também um look de ‘comer e chorar por mais’! (Se calhar é por isso mesmo que o pack já vem com 3 unidades, incluindo também o famoso controlador Lightning Node Core).



(Análise) Corsair QL120 RGB: Ventoinhas bonitas e de qualidade (mas caras…)

QL120

Portanto, ao longo dos anos, o mercado começou a mudar consideravelmente, com os entusiastas a não querer apenas um produto capaz de oferecer uma boa performnace! Visto que agora também é preciso ter produtos bonitos dentro da caixa.

Por isso, a Corsair fez o que qualquer outra empresa faria, aliou o seu ‘know-how’ no mundo das ventoinhas (ao fim ao cabo, estamos a falar de uma fabricante expert no mundo do Cooling), para criar as QL120 RGB, que além de bonitas, são também silenciosas.

Kit 3 Ventoinhas QL120 RGB (com controlador Lightning Node)

QL120
Tudo o que podemos encontrar dentro da caixa

Caso não saiba, as ventoinhas RGB da Corsair usam um conector proprietário para o controlo da iluminação RGB contituida por 34 LEDs individuais e independentes de tudo o resto (personalização via iCUE). Por isso, mesmo que queira comprar apenas uma ventoinha da fabricante, vai ter sempre de arranjar uma solução para ligar a iluminação, visto que não pode ligar estes ‘extras’ às saídas RGB da motherboard. Ou seja, é boa ideia comprar primeiro o pack, que já vem com tudo aquilo que irá necessitar para ligar as ventoinhas ao seu PC.

Dito isto, enquanto o conector RGB é proprietário, o cabo power é exatamente igual a qualquer outra ventoinha, permitindo que estas QL120 RGB cheguem às 1500 RPM, mantendo um ruído muito satisfatório de ~26dB, isto ao mesmo tempo que oferecem 4.8 CFM (AirFlow) e 1.55 mmH2O.

QL120

Entretanto, o controlador incluido na caixa (Lighting Node CORE) recebe energia a partir de uma ligação SATA, e irá comunicar com o iCUE através de uma das headers USB 2.0 da sua motherboard. Para o meter na caixa, basta escolher um espaço vazio na lateral de arrumação, e colar o menino onde bem entender, visto que já vem com fita 3M incluida e pré-instalada.

Performance e Iluminação

Depois de ligadas, é fácil perceber que estas ventoinhas são capazes de puxar uma boa quantidade de ar, o que seria de esperar de um produto com 42 CFM. No entanto, o que realmente impressiona, é o espectáculo de luz que este kit proporciona em qualquer PC.


Nota do Redator: Apesar da qualidade de construção, esta solução da Corsair não é a melhor para radiadores all-in-one, ou Coolers a ar, devido à sua falta de força para esta missão. Ou seja, estas QL120 são mais indicadas para meter ou tirar ar de dentro da caixa, ao mesmo tempo que apostam forte e feio na força da iluminação RGB.


Entretanto, caso queira ter o controlo máximo destas fans, basta recorrer ao iCUE, onde não só poderá escolher alguns dos efeitos já pré-definidos, como poderá também criar o seu próprio efeito, com as cores que quiser, nos LEDs que quiser, durante o tempo que quiser.

Volto a afirmar, o iCUE é um dos melhores programas de controlo de material que alguma vez tive o prazer de utilizar. O que claro está, é uma das grandes razões que nos levam constantemente para o lado da Corsair. (Seja em produtos focados na performance, ou apenas no design.)

No entanto, o preço é um aspeto negativo…

Como é óbvio, quando quer qualidade, vai ter de a pagar! E como já deve ter percebido, este é um desses fatídicos casos. Ainda assim, se por acaso está à procura de algo capaz de elevar o aspeto do seu setup ao nível seguinte… É difícil não recomendar esta solução da Corsair! Mesmo tendo em conta que este pack custa 114,9€. (Preço unitário de cada ventoinha fica pelos 33,90€)

Ao fim ao cabo, esta série QL RGB oferece uma iluminação muito mais forte em relação às restantes gamas da marca, as ML e LL. Aliás, chego ao ponto de dizer que estas ventoinhas oferecem a iluminação mais potente que alguma vez tive a oportunidade de experimentar, sendo ‘best-in-class’.

Conclusão

QL120

Em suma, se está no mercado à procura de ventoinhas para encher o seu PC de RGB. E quer o melhor do melhor, vai ter obrigatoriamente de olhar para estas Corsair QL120 RGB. Mas claro… Prepare-se para gastar algum dinheiro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

QL120 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...