(Análise) Corsair K60 RGB Pro: Boa opção para apostar num teclado

(Análise) Corsair K60 RGB Pro: Quando queremos um bom teclado mecânico com funcionalidades ‘extra’ para dar e vender, temos obrigatoriamente de olhar para a Corsair. Afinal de contas, estamos a falar de uma fabricante de componentes e periféricos, que tem de tudo um pouco, e claro, onde a qualidade não falta, se tiver algum dinheiro para dar.

Dito isto, hoje vamos olhar para o seu novo teclado mecânico de gama média, o K60 RGB Pro. Um teclado que não é assim tão barato quanto isso, visto que é um menino para custar 129,99€. Mas que ainda assim, conta com toda a qualidade da marca, bem como os novos Switches Cherry Viola.

Valerá a pena? Vamos tentar perceber!



(Análise) Corsair K60 RGB Pro: Boa opção para apostar num teclado mecânico

Especificações Técnicas:

  • Construção em alumínio preto adonisado
  • Iluminação RGB LED independente por tecla
  • 16.8 milhões de cores
  • Low-profile ABS key caps
  • USB 3.0 Type-A
  • Cabo 1.82m ‘tangle-free’
  • CHERRY Viola Switches
  • 45G Força de Atuação
  • 2mm distância de atuação
  • 4mm distância total
  • 1,000Hz polling rate
  • 100% Anti-ghosting
  • Full N-key rollover
  • Perfis On-board
  • Dimensões: 441 x 137 x 35 mm
  • Peso: 0.88Kg

Introdução

Com tanta oferta de qualidade no mercado, as grandes fabricante estão a tentar baixar o preço de entrar no mundo dos teclados mecânicos. É por isso que temos alguns teclados ‘mecha-membrane’ como os da Razer, que basicamente tentam juntar as vantagens de dois mundos bem diferentes, a um preço mais baixo.

Mas a Corsair decidiu ir por um caminho diferente, ao implementar switches realmente mecânicos com o nome de ‘Viola‘ da Cherry. Claro que estes Switches não são comparáveis aos clássicos Cherry MX, ainda assim, podem servir como uma excelente porta de entrada para este mundo ‘mecânico’.

- Advertisement -

Design Corsair e Switches Cherry Viola – Viola? O que é isto?

O Corsair K60 RGB Pro traz muito daquilo que um consumidor quer num teclado de gama alta.

Isto ao mesmo tempo que é um produto pequeno e compacto, com acabamentos em alumínio escovado, o que mete logo este teclado num nível diferente em relação a muitos dos rivais. Curiosamente, a nível de design, podemos dizer que temos aqui uma versão mais barata e pequena do K100 RGB, o que é algo muito positivo de se dizer.

Mas o que é mais interessante neste teclado é mesmo o uso de switches Cherry Viola com uma nova característica para os dedos dos utilizadores, o design ‘Cross-Linear’.

Em boa verdade, estes switches mecânicos são muito parecidos aos Cherry MX Red, com uma atuação de 2mm e distância total de 4mm. E claro, tais como os MX Red, não temos feedback tátil nem qualquer som ‘clicky’, contudo, precisa de mais algum tempo para registar a pressão.

Em suma, a ideia é ser um switch rápido e confortável para grandes sessões de jogo, ou para quando quiser escrever sem irritar quem está à sua volta. Isto ao mesmo tempo que torna o mundo dos teclados mecânicos mais apelativo.

Performance

Esquecendo um pouco as especificações e teoria, vamos falar um pouco da prática. Como alguém que durante o dia escreve que nem um louco, e à noite joga como um noob convencido, posso dizer que este teclado oferece um bom equilíbrio entre pressões rápidas das teclas, bem como um bom conforto graças à distância de atuação de cada uma delas.

RGB e iCUE

Já disse em várias reviews que não sou muito fã dos muitos softwares de controlo de iluminação que temos no mercado. Mas também já disse várias vezes que se é para usar um, que seja o iCUE da Corsair. Afinal, estamos a falar de um dos programas mais avançados e mais apetrechados do seu género, sendo claro está, um excelente suporte para este teclado. Verdade seja dita, em qualquer gama, em qualquer preço, nem sempre é fácil ter uma boa experiência no software, mas aqui é exatamente isso que vai receber.

Conclusão

Em suma, o novo K60 RGB Pro oferece uma experiência mecânica real, com todos os extras que a Corsair gosta de implementar nos seus periféricos, especialmente no campo dos acabamentos e também da qualidade das teclas propriamente ditas.

Entretanto, este K60 RGB Pro é sem grandes dúvidas um grande rival ao HyperX Alloy (considerado por muitos como o melhor teclado de gama média), e também o Razer Ornata V2, que é o grande esforço da Razer para este mesmo mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.