Uma boa caixa para computador tem vários objetivos, como é o espaço para meter todos os componentes e sistemas de refrigeração que queremos meter lá para dentro. Tem também de permitir uma boa ventilação passiva, e espaço para expansão desta. Além de tudo isto, tem também de oferecer uma boa qualidade de construção.
Mas… Acima de tudo… Uma caixa tem de ser bonita! Ou pelo menos, tem de ser capaz de servir de tela para um entusiasta a sério seja realmente capaz de passar a sua personalidade para o seu computador de jogos, de trabalho, ou de puro lazer. Tem de ser capaz de fazer passar o que nos vai na alma.
Bem, durante muito tempo, olhei para a Corsair 580X como este tipo de caixa. Ou seja, aquele tipo de caixa que grita “sou um entusiasta e sei o que quero!”. Pois bem, já não é a velha 580X… Agora vai ser a 6500X! Que monstro bonito!
(Análise) Corsair 6500X: Uma caixa que vai fazer vender PCs!
Introdução e Pontos Chave
Portanto, a série de caixas “mid-tower” 6500 da Corsair marca o regresso da fabricante ao espaço das caixas com dupla câmara, celebrando modelos icónicos como a 680X ou Air 540.
É também uma gama de caixas com o grande objetivo de aumentar a perceção de qualidade aos olhos do consumidor, atirando a Corsair para uma gama ainda mais alta face ao normal. (A Corsair já é uma marca Premium neste espaço!)
Nota: Os modelos 6500X e 6500D não trazem ventoínhas. O modelo 6500XRGB traz 3 Corsair RX120 RGB bem como o sistema iCUE Link.
Pontos Críticos:
- Caixa que quer ter o estatuto de “peça de espetáculo”.
- Suporte para placas-mãe de conetor invertido (ASUS BTF e MSI Project Zero) e iCUE LINK. (A ideia é manter os cabos mantidos fora de vista para permitir as construções mais limpas do mercado, tanto na parte da frente como na parte de trás da caixa.
- Construção em metal, com muito espaço para routear cabos e esconder componentes.
- Refrigeração para dar e vender (até 13 ventoínhas de 120mm ou até 9 ventoínhas de 140mm)
- Possibilidade de montagem de radiadores de 360mm na frente, parte de baixo, ou em cima.
- Painel Frontal moderno: USB-C, 4x USB-A, 3.5mm
Especificações Técnicas
Corsair 6500X
- Dimensões: 481 x 328 x 496 mm
- Materiais: Aço, vidro temperado
- Ventoinhas incluídas: Nenhuma (3 na versão RGB)
- Motherboards: Mini-ITX, Micro-ATX, ATX, EATX (305mm x 277mm)
- Espaço:
- Fonte de Alimentação: 225mm
- Cooler CPU: 190mm
- GPU: 400mm (370mm com radiador à frente)
Montagem e Qualidade de Construção
Se há coisa que valorizo numa caixa, é espaço para montar tudo à vontade, e no fim, mesmo que a build não seja extremamente complexo, a “coisa” ficar bonita.
É uma caixa com muito espaço, mas com o mesmo bem pensado para que não existam espaços vazios ou estranhos.
Além disso, talvez mais importantes para o tipo de utilizador (como eu) que odeia arrumar tudo de forma extremamente “clean” na parte de trás… Existe muito espaço para esconder cabos, ligações, etc…
Em suma, foi uma das caixas que mais gostei de montar, porque foi também uma das caixas que menos trabalho me deu para ficar bonita.
Quanto à qualidade de construção do material. Temos muito aço, e claro, MUITO vidro. Assim, é fácil dizer que a caixa é incrível, é robusta. Tudo coisas que se devem muito ao uso de vidro temperado de qualidade. Ou seja, vidro é vidro… e vidro parte! Porém, aqui, temos um produto tão bem construído, que partir o vidro, riscar, ou lascar, nunca nos vai passar sequer pela cabeça.
Porém, como deve imaginar, é uma caixa pesada. (+15kg)
Conclusão
Acredito que esta caixa é uma daquelas que vai dar azo a novas máquinas, ou a renovações de máquinas já existentes. É daquelas coisas que eu não sabia que queria… Até a ter!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!