(Análise) Audi e-tron GT: A mais pura condução elétrica!

Muito honestamente, podia fazer esta review apenas e só com uma única frase “O Audi e-tron GT é o expoente máximo daquilo que um Audi deve ser, ao ser capaz de conjugar performance, estilo, e conforto, num único produto assente em 4 simples rodas.

É acima de tudo, um carro que nos faz questionar como é que já passámos tanto tempo da nossa vida a controlar outros veículos assentes nas mesmas 4 rodas, mas, ainda assim, por alguma razão, nunca tivemos este feeling de poder e controlo no asfalto.

Infelizmente, é um feeling que nunca poderei passar para si neste texto, mas acredite que estou a fazer o melhor que consigo.

Isto já para não falar da componente ‘Dar nas vistas’! Afinal de contas, consegue imaginar estar a conduzir, tranquilo da sua vida, e ter carros a passar ao seu lado, com pessoal a bater palmas, ou fazerem o gesto do “fixe”? De forma muito resumida, andar na rua, com este automóvel elétrico, é exatamente isto. É nunca passar despercebido, ao mesmo tempo que transborda estilo.

Mas vamos por partes.

(Análise) Audi e-tron GT: A mais pura condução elétrica premium!

Introdução

Portanto, o Audi e-tron GT chega ao mercado com a grande missão de dominar um mercado muito interessante, e que até há bem pouco tempo se encontrava na mão da Mercedes. Isto, ao apresentar-se como um carro executivo capaz de oferecer uma performance de lhe tirar o chapéu. Uma performance, que para os mais distraídos, está mais ou menos bem escondida.

Ao fim ao cabo, à primeira vista, parece que estamos a olhar para um Audi topo de gama completamente banal, mas se olhar com olhos de ver, é fácil perceber que existem umas largas centenas de cavalos, provavelmente vestidos com fatos Armani, prontos a dar tudo o que têm para que possa chegar ao seu destino da forma mais rápida, e estilosa, possível.

Ou seja, apesar de ser um veículo elétrico, este é sem qualquer dúvida um carro GT a sério. Sabe o que significa GT no mundo automóvel? Significa Gran Turismo, ou Gran Tour, mas mais especificamente, significa que estamos perante um carro capaz de misturar o luxo com o desportivismo.

Mas vamos por partes.

Design

Quer o veja de frente, de trás, ou de lado, o Audi e-tron GT é muito bonito, pecando apenas por ser extremamente largo e comprido. Algo necessário para dar espaço às baterias.

Dito isto, temos de falar do elefante na sala… É inegável que temos aqui um Taycan com um design mais Audi em cima, algo curioso, porque quase faz com que este modelo pareça um carro normal, apesar de em momento algum o ser.

Ainda assim, é fácil olhar e encontrar umas quantas partes da carroçaria onde o automóvel começa a ganhar alguns tiques de desportivismo, como é o exemplo das entradas de ar frontais para o arrefecimento dos travões, ou a forma como a traseira se alarga, para tentar rasgar ainda melhor o ar e assim oferecer uma melhor aerodinâmica.

Alguns especialistas não gostam muito da frente escurecida, e nas fotos, até sou capaz de concordar. Mas ao vivo, acho que é um dégradé que fica muito bem, e que também faz com que o e-tron GT seja um pouco diferente dos demais automóveis pertencentes a esta gama.

Arrumação

Muito provavelmente, está a pensar que um carro focado na performance não tem grande espaço para malas e bagagens. Bem, está muito enganado!

Temos bastante espaço de arrumação atrás (450L), com a possibilidade de deitar os bancos traseiros, e ainda uma pequena arrumação na parte da frente, como é sempre tradição nos automóveis elétricos da Audi.

Condução

O que dizer de um automóvel que chega aos 100KM/h em menos de 4s, mas que ao mesmo tempo, em viagem ‘normal’, oferece um conforto absurdo a todos os tripulantes? Não faz sentido pois não? Mas é exatamente isso que temos neste GT. Na minha opinião, um Audi digno desse nome, que quando mete o pé ao fundo, faz com que encoste a cabeça ao banco e se sinta um piloto de F1.

Ainda assim, em velocidades mais altas, é muito fácil sentir o peso das baterias na condução, o que pelo menos no meu caso, foi capaz de retirar alguma confiança atrás do volante. Afinal de contas, são mais de 2 toneladas de carro (na sua grande maioria bateria), a serem controladas por nós. O que são velocidades mais altas? Bem… Esqueça lá isso!

Autonomia e Carregamento

Como deve imaginar, ao volante de um carro destes, a vontade é quase sempre puxar pelo menino, e acelerar. O que em qualquer carro, mas especialmente nos elétricos, significa um impacto muito significativo na autonomia da bateria.

Neste modelo em específico, com 476cv (530 no modo boost), e um binário de 640nm, temos uma autonomia prometida de 430~490km. Números, que mesmo a puxar, não estão muito longe da realidade.

No meu caso, andei sempre à volta dos 420~430km, e volto a dizer, foram 5 dias de teste com o pé bastante pesado.

No campo do carregamento, com o carregador certo (270kW), é possível encher 80% da bateria de 85,7kWh em apenas 20 minutos. Mas num panorama mais real, tendo em conta a nossa rede de carregamento, com carregadores rápidos de 50kW, está a olhar para qualquer coisa como 1 hora e meia para uma carga completa.

Conclusão

Em suma, o Audi e-tron GT é facilmente o carro elétrico mais espetacular que já conduzi. Aliás, é um dos carros que mais gostei de testar, ao ser tão diferente, e ao ser capaz de oferecer uma experiência de condução tão relaxada, mas ainda assim, tão capaz de passar um feeling de condução desportiva. Eu percebo que seja difícil unir relaxado e desportivo na mesma frase, mas este automóvel também não é bem normal.

Obviamente que não é tão ágil e desportivo como outros automóveis como é o exemplo do Golf VIII R. Mas é uma autêntica besta de pleno direito, e facilmente um dos melhores carros que a Audi lançou nos últimos anos.

(Vale a pena ainda salientar, que existe uma versão ainda mais poderosa ‘RS’ com 598cv (646 no modo boost) e 830nm, o que por sua vez significa fazer dos 0 aos 100km/h em ~3s).

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Em suma, o Audi e-tron GT é facilmente o carro elétrico mais espetacular que já conduzi. Aliás, é um dos carros que mais gostei de testar, ao ser tão diferente, e ao ser capaz de oferecer uma experiência de condução tão relaxada, mas ainda assim, tão capaz de passar um feeling de condução desportiva. Eu percebo que seja difícil unir relaxado e desportivo na mesma frase, mas este automóvel também não é bem normal. Infelizmente, é também um carro capaz de arruinar contas bancárias, ao chegar ao nosso mercado a mais de 110 mil euros.(Análise) Audi e-tron GT: A mais pura condução elétrica!