(Análise) ASUS ZenBook 13 S OLED: Mais fino que um dedo!

Ver portáteis finos no mercado já não é de todo uma grande novidade. Mas, encontrar um portátil fino, bem construído, com um bom teclado, um bom ecrã, e um bom nível de performance para o uso do dia-a-dia, isso sim, é ainda uma tarefa inegavelmente complicada.

Afinal, do que interessa ter um portátil fino, se depois a coisa abana que nem varas verdes, e parece que vai partir ao mais pequeno abanão? Pois bem, este novo portátil da ASUS impressiona exatamente por ser tão ou mais resistente que um portátil com o dobro ou triplo da espessura. Isto ao mesmo tempo que não se identifica apenas por ser leve e fino, é um portátil a sério!

(Análise) ASUS ZenBook 13 S OLED: Mais fino que um dedo!

Portanto, se está no mercado à procura de uma alternativa Windows ao sempre popular Apple MacBook Air, ou pura e simplesmente quer um ultrabook realmente digno desse nome, tem de olhar para o ZenBook S 13 da ASUS.

Um portátil que na sua versão para 2023 aparece ainda mais fino, e ainda mais leve. Uma tarefa que não era mesmo nada fácil. Especialmente porque os sacrifícios para atingir este nível de espessura e dimensão não são aparentes no dia-a-dia.

Especificações Técnicas

  • Ecrã: OLED 13.3” // 16:10 // 2880*1800 // 550nits
  • Processador: Intel Core i7-1355U
  • RAM: 32GB 5200MHz LPDDR5
  • SSD: 1TB PCIe 4.0 NVMe M.2
  • Bateria: 63Wh (Carregador 65W)
  • Conectividade: 2 x USB-C Thunderbolt 4 (com suporte a carregamento), 1x USB-A 3.2, 1x HDMI 2.1
  • Dimensões: 296.2 x 216.3 x 10.9mm
  • Peso: 0.99kg

Como pode ver na lista em cima, a ASUS oferece assim um portátil leve, fino, robusto, com um ecrã incrível. Muito honestamente, não há nada para não gostar à primeira vista.

Primeiras impressões e uso no dia-a-dia

Menos que 1kg? Isto é o sonho de qualquer estudante, ou profissional que tem de andar sempre de um lado para o outro entre clientes. É algo que impressiona assim que tira o portátil da caixa e o abre pela primeira vez.

Este é um dos portáteis mais finos que o dinheiro pode comprar. Aliás, isto foi algo que me assustou quando a ASUS Portugal sugeriu esta review há algumas semanas atrás.

Juro que tive algum receio, visto que ando todos os dias de um lado para o outro, e durante algum tempo tive mesmo medo real que este portátil se desfizesse dentro da minha mala de transporte. Especialmente porque as malas dos meus portáteis são sempre atiradas para o banco de trás do meu carro, para cima do meu sofá da sala, para cima de mesas em centros comerciais ou salas de trabalho.

Porquê medo? Bem, para chegar a este peso, e a esta espessura, são precisos compromissos!

Quando uma máquina computacional fica assim tão fina, é normal que o teclado seja mau, que a refrigeração seja uma vergonha, e claro, que o chassis seja mais flexível que um bocado de esparguete bem cozido. Mas… Nada disto aconteceu! Este é o meu portátil favorito para o ano de 2023. Especialmente porque o preço, apesar de toda a qualidade e inovação, é mesmo muito bom.

ZenBook S 13 OLED vs Legion i5

Curiosamente, além de todas as coisas boas que já mencionámos, a ASUS também afirma que este é um dos portáteis mais amigos do ambiente que alguma vez lançou no mercado. Com vários materiais utilizados na sua construção a serem 100% reciclados. Aliás, até a caixa do portátil é 100% reciclada, e traz algumas coisas que podemos utilizar no dia-a-dia, como uma base improvisada para o portátil.

Ecrã

Uma das grandes razões pela qual este portátil pode ser tão fino e leve, está no ecrã OLED. Temos um painel 2880 * 1800 (16:10), com uma qualidade de imagem que pura e simplesmente vai deixar a grande maioria dos consumidores boquiaberta. Aliás, mais uma vez, a ASUS é uma das principais fabricantes a empurrar o OLED no mundo dos portáteis, e ainda bem, porque é uma das inovações mais bem vindas, e que mais diferenças traz para cima da mesa.

O brilho é também bastante decente (550nits), quer use o portátil em casa, ou fora dela.

Teclado e Touchpad

A ASUS costuma impressionar no teclado, com um bom travel, e um bom feedback tátil.

Era aqui que também tinha algum medo, porque com um corpo tão pequeno, não existe realmente muito espaço para inventar com o teclado. Mas… Não!

A coisa funciona muito bem, e escrever neste portátil foi um mimo. Este portátil foi comigo à Alemanha e a França, em duas Press Trips, e nunca me deixou na mão. A produtividade manteve-se sempre muito alta, tal é a facilidade com que se consegue escrever.

Porém, o touchpad é francamente mau. Acho que é demasiado grande para o corpo do portátil, por isso, por muitas vezes sofri de toques fantasmas irritantes. Mas, não me parece que seja um defeito gigantesco, visto que a grande maioria dos utilizadores prefere usar um rato sem fios aos touchpads que as fabricantes implementam nas suas máquinas computacionais.

Performance

Quanto mais pequeno e fino é um portátil, menos espaço existe para caprichar nos componentes. Isto sempre foi verdade, mas sejamos honestos, é hoje em dia menos verdade, tal tem sido o foco da AMD e Intel na eficiência energética, e miniaturização dos transístores.

Obviamente que não vai conseguir jogar títulos super pesados, ou fazer edições complexas de vídeos ou imagens estáticas. Mas, para produtividade, e consumo de multimédia, existem poucas máquinas superiores a esta no mercado.

Talvez mais importante que o nível de performance, é mesmo o facto de o computador ser extremamente silencioso. As ventoinhas só começam a fazer das suas quando são realmente necessárias, e mesmo quando começam a funcionar, não incomodam.

Bateria

Outro compromisso de ter um portátil super leve, fino e compacto, é o tamanho da bateria, o que por sua vez implica uma autonomia potencialmente mais fraca. Mas… Mais uma vez… Não!

Tem aqui um portátil para aguentar todo o dia, mesmo que o seu uso seja exigente. O que é um dia inteiro? Bem, 8~9 horas sem grandes dificuldades.

Conclusão

Como já deve ter percebido, gostei muito deste portátil, e por mim, trocava já para um ZenBook S 13 OLED. É mesmo a máquina perfeita para quem anda de um lado para o outro, e apenas precisa de uma máquina competente para um trabalho mais focado na produtividade.

Porém, como disse em cima, apesar de todas as suas capacidades, se quiser algo com um maior nível de performance, o que não faltam no mercado são alternativas superiores a esta.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Ver portáteis finos no mercado já não é de todo uma grande novidade. Mas, encontrar um portátil fino, bem construído, com um bom teclado, um bom ecrã, e um bom nível de performance para o uso do dia-a-dia, isso sim, é ainda uma tarefa...(Análise) ASUS ZenBook 13 S OLED: Mais fino que um dedo!