Análise Asus VivoBook S15: Excelente portátil a um excelente preço

Análise Asus VivoBook S15: Comprar um portátil poderia ter-se transformado numa missão mais fácil com o passar dos anos, mas se 2020 foi exemplo… Pode esquecer! Aliás, a coisa nunca esteve tão complicada como agora, especialmente depois da loucura do COVID, que não só encareceu as máquinas, como também as tornou mais raras em várias lojas de referência.

Dito tudo isto, apesar de toca a complicação e diferentes gamas de produtos disponíveis no mercado, a grande maioria dos consumidores apenas quer um portátil de 15” que basicamente sirva de substituto para o PC de casa, seja para trabalhar, para consumo de multimédia, ou para fazer aquela jogatana marota ‘on the move’.

Idealmente, estamos a falar de uma máquina barata, decente no campo da performance, e claro, bonita ao nível do design. Pois bem, nada melhor que olhar para o ASUS VivoBook S15, um portátil que cumpre em quase todos os campos, e que não lhe irá arruinar a conta bancária no início de 2021.



(Análise) Asus VivoBook S15 – Excelente portátil a um excelente preço

ASUS VivoBook

Design

Pois bem, a primeira coisa que irá notar é a cor da máquina, que é obviamente muito jovial e fora do comum. Aliás, continuando neste tema, a tecla Enter também tem a cor verde, para basicamente mudar as coisas sem ter um grande impacto na usabilidade. No entanto, se por acaso acha a cor demasiado fora do normal, também existe a tradicional opção de cor preta.

É uma máquina bonita, e que certamente irá fazer furor entre os jovens que precisam de uma nova máquina para a escola.

Esquecendo as cores, estamos a falar de um portátil bastante leve e fino, e que apesar de ser feito de plástico, apresenta uma boa qualidade de construção com o clássico plástico rijo. Em suma, o peso fica nos 1.8KG enquanto as dimensões são de 35.98 x 23.38 x 1.61 cm.

ASUS VivoBook

No campo do ecrã, temos um ecrã LCD IPS-Level de 15.6” (1920 x 1080) com margens muito reduzidas (88% proporção ecrã/corpo). É um painel que não irá surpreender na fidelidade de cores, contraste, brilho ou ângulos de visualização, mas que ainda assim é bastante porreiro para o preço.

Entretanto, ao nível da conectividade, temos duas portas USB 2.0, um leitor de cartões microSD, e ainda uma porta USB 3.0, uma porta USB-C e claro, a tradicional saída HDMI.

ASUS VivoBook

Performance e Usabilidade

Verdade seja dita, nesta gama de preços, a performance destas máquinas é quase toda a mesma. Afinal, todos usam o mesmo processador, que neste caso é um Intel Core de décima geração com 4 núcleos e 8 threads. É o suficiente para um computador focado na produtividade, que de vez em quanto tem de correr um ou outro programa mais pesado. Especialmente porque temos aqui um SSD de grandes dimensões com velocidade de escrita e leitura muito decentes para a gama de preços.

Ou seja, se precisa de algo mais poderoso para workloads ou gaming, é boa ideia procurar uma outra alternativa.

  • PC Mark 10: 3800 pontos
  • PC Mark 8 (armazenamento): 5000 pontos
  • Cinebench R15: 691 pontos
  • Handbrake 1.1: 17 minutos (Encoding de ficheiro 4K de 12 minutos para FHD)
  • 3D Mark Sky Diver: 4876 pontos
  • 3D Mark Fire Strike: 1083 pontos

Autonomia

ASUS VivoBook

A bateria é um ponto forte, derrotando vários rivais dentro da mesma gama de preços, aguentando 15 horas no nosso teste de multimédia com um vídeo 720p a metade do brilho máximo do ecrã.

É uma máquina que permite sair de casa sem o carregador, e no mundo da mobilidade, isto é sempre um ponto muito positivo, e uma vantagem para quem odeia sair com a casa às costas.

Conclusão

Em suma, o Asus VivoBook S15 é sem qualquer tipo de dúvida uma boa máquina para os utilizadores que não são muito exigentes e apenas precisam de uma máquina barata, ágil, e decente para uma grande variedade de tarefas.

A sua qualidade de construção também aparenta estar um pouco acima da média para a gama de preços. E claro, o facto de ser leve e fino, apesar do seu ecrã de 15.6”, é também algo que gostámos muito.

É um portátil Bom, Bonito e Barato, que nunca foi pensado para quebrar recordes.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

ASUS VivoBook

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também