(Análise) ASUS RT-AX68U: dê as boas vindas ao Wi-Fi 6!

ASUS RT-AX68U – Já entrou na onda do Wi-Fi 6? É que nesta altura do campeonato, a ASUS é uma das empresas que mais apostou no standard, ao apresentar várias gamas de routers com suporte à tecnologia. Estamos a falar de soluções super premium, e outras mais amigas da carteira, incluindo ainda suporte à cada vez mais desejada tecnologia WiFi Mesh.

Pois bem, dito tudo isto, hoje vamos olhar para o ASUS RT-AX68U, um router preparado para trazer Wi-Fi 6 para sua casa da melhor forma possível, na mesma altura em que a ASUS até já começou a apostar no mais recente Wi-Fi6E.



(Análise) ASUS RT-AX68U: Está na hora de dar as boas vindas ao Wi-Fi 6!

Portanto, como disse em cima, a ASUS já tem uma gama muito ampla de routers preparados para o Wi-Fi 6. Mas hoje vamos olhar para o RT-AX68U, uma alternativa pensada para ser mais amiga das nossas contas bancários, trazendo suporte ao AiMesh da ASUS.

Especificações Técnicas

Quick-Review

Em suma, o ASUS RT-AX68U é um router bonito, que tenta trazer toda a qualidade da marca para um segmento de preço mais baixo. É um router rápido e de confiança.

Mas o que é realmente muito interessante, é o leque de funcionalidades que irá encontrar no ecossistema AiMesh da ASUS. Assim, se quer um router decente para a sua casa, não tem aqui uma má alternativa.

No entanto, sem portas Multi-Gig ou canal de 160MHz, o RT-AX68 não tem o que é necessário para ser considerado um router de topo. Ainda assim, a performance impressionou.

Design e Instalação

Antes de mais nada, temos aqui um router vertical com umas linhas bastante simples, que na verdade, irá ficar bem em qualquer casa, seja ela clássica ou moderna. Curiosamente, até parece que temos um acabamento em fibra de carbono espelhado, que pelo menos na minha opinião, fica a matar. Contudo, as antenas não são removíveis, vai ter de ter isto em conta quando escolher a colocação deste menino.

Entretanto, o setup inicial é extremamente simples! Afinal, apenas precisa de ligar este aparelho ao router da operadora, e posteriormente instalar a aplicação da ASUS (ASUS Router) para smartphones. O router está operacional em menos de 5 minutos, e claro, nesta mesma aplicação, tem uma interface muito simplista, e com várias opções para personalizar o seu acesso à Internet.

Performance

Em suma, quanto à performance realmente dita, na minha ligação de 500MB, consegui 250MBs na ligação de 2.4GHz e 500MB na ligação de 5GHz. Entretanto, na ligação por cabo, tenho a totalidade da velocidade da minha Internet, com a possibilidade de chegar aos 949Mbps, caso a fibra cá na terrinha alguma vez chegar a esses níveis.

Cobertura

Assim, como tenho uma casa com primeiro andar e sótão, tive de arranjar uma solução powerline mesh para conseguir meter sinal em todo o lado.

Contudo, mesmo com o router no espaço mais central e onde temos maior utilização de Internet (sala -> rés do chão), mesmo no sótão, os meus aparelhos teimavam em ficar ligados a este router, tal é a sua cobertura.

E meus amigos, aqui tenho paredes a sério, não é como os apartamentos de Lisboa.

Conclusão

No uso do dia-a-dia, temos aqui um router muito interessante, especialmente se quiser entrar na onda do Wi-Fi 6, algo que deve ter em conta nos tempos que correm, visto que as consolas de nova geração já trouxeram o standard para cima da mesa, e a grande maioria dos smartphones mais recentes também.

Entretanto, ao nível estético, este foi o router mais bonito que tive cá por casa. Mas isso depende sempre do seu gosto pessoal.

Por fim, ao nível do ecossistema, a ASUS continua a ser brutal, ao oferecer QoS Adaptativo, AiCloud, e vários controlos de alto nível para controlar o que se passa na sua Internet.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados