(Análise) ASUS ROG Phone 7 Ultimate: O que vale?

A ASUS sabe que tem uma autêntica mina de ouro na sua submarca ROG (Republic of Gamers), prova disso é a quantidade de portáteis que lança todos os anos, e mais recentemente, também a quantidade de aparelhos que lança para o mundo mobile, como é o caso dos smartphones ROG Phone, e claro, agora também a consola portátil ROG Ally.

ROG Phone ao lado de uma ROG Ally

No entanto, isto também levanta algumas questões.

Como é que uma fabricante que anda a lançar smartphones gaming há uma catrefada de anos, também lança uma consola portátil? Existe uma desistência no lado Android? Bem, a olhar para o ROG Phone 7 Ultimate, ninguém diria!

Abram alas para aquele que é muito provavelmente o Android mais rápido do momento.

(Análise) ASUS ROG Phone 7 Ultimate: O que vale?

- Advertisement -
Especificações Técnicas
  • SoC: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
  • Ecrã: 6.78in 165Hz AMOLED display
  • Memória: 16GB LPDDR5X RAM
  • Armazenamento: 512GB UFS 4.0 storage
  • Câmeras:
    • 50MP
    • 13MP ultrawide
    • 8MP macro
    • Frontal: 32Mp
  • Wi-Fi 6E (Wi-Fi 7 ready) // Dual SIM
  • Bateria: 6000mAh (65W com carregador na caixa)
  • Dimensões: 173 x 77 x 10.3 mm
  • Peso: 239g

Portanto, como deve saber, os Gaming Phones já não são uma novidade para absolutamente ninguém. Têm vindo a evoluir em várias partes daquilo que faz um smartphone ser… Bem… Um smartphone. Mas a sua base é a mesma!

Ou seja, um smartphone focado no desempenho, e na estética, deixando as outras componentes para segundo plano. Qual é a base? É um aparelho baseado no melhor hardware que a indústria tem para oferecer. O que claro está, tem um preço que tem de ser pago (1429€), mesmo com os compromissos já mencionados.

Isto significa que temos aqui um smartphone super rápido, com um ecrã incrivelmente responsivo, com um design arrojado muito à moda ROG, e claro, uma bateria um pouco acima da média para aguentar grandes sessões de jogos. Além disto, temos ainda uma ampla gama de periféricos para melhorar a experiência de jogo, e o nível de refrigeração do aparelho.

Bem, vamos por partes.

Design e Ecrã

Os smartphones Gaming são sempre máquina muito arrojadas, com designs muito diferentes daquilo que podemos chamar de normal. Aliás, até são aparelhos que esquecem o “ecrã infinito” e margens “sexy”, para se focarem na funcionalidade, e performance em jogo.

Por isso, é mesmo uma questão de gostar, ou não gostar. Eu, pessoalmente, gosto muito desde design que a ASUS apresentou no ano passado, e melhorou agora em 2023. O pequeno ecrã OLED na traseira continua a ser muito interessante, não só pela componente de personalização, mas também pelo envio de notificações, e outras informações importantes.

Além disso, os materiais desta versão Ultimate são absolutamente incríveis. O smartphone sente-se Premium, e até dá vontade de pegar, nem que seja para olhar para as animações de um dos ecrãs OLED.

Além do design normal, temos também uma portinha na lateral, para o cooling. Sim, este smartphone traz uma ventoinha na caixa, para melhorar a refrigeração interna, e assim, ser capaz de oferecer um nível ainda maior de performance. Honestamente, nunca senti necessidade de mais refrigeração, e acho também que ninguém no seu perfeito juízo vai andar com isto atrás. Porém, o novo AeroActiveFan traz iluminação RGB, e até botões extra para os seus jogos, o que é sempre bom para qualquer entusiasta.

Entretanto, no caso do ecra, temos um painel AMOLED de 6.78” capaz de chegar aos 165Hz, com suporte a todas as tecnologias e mais algumas. A imagem é vibrante, a resposta ao toque é instantânea, e talvez mais importante que tudo isto, as cores são fiáveis.

Em suma, é um telemóvel extremamente bem construído, com um ecrã digno de um topo de gama. Porém, o design não é para todos.

Performance

Como deve imaginar, como em qualquer outro ROG Phone, aqui não existem grandes queixas. Temos um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, 16GB de memória RAM LPDDR5X, e armazenamento UFS 4.0. É literalmente o melhor que podemos querer, ou desejar.

Sim, a Samsung até tem um SoC supostamente superior a este, mas, a ASUS é sempre capaz de esmifrar mais performance, graças à grande aposta que faz no sistema de refrigeração.

Jogar qualquer jogo, correr qualquer aplicação, é uma brincadeira de crianças.

Câmera

Longe vão os tempos em que um smartphone gaming era equivalente a uma batata no campo da fotografia. Porém, é aqui que continua a existir uma grande diferença entre um topo de gama convencional do mundo Android, e um Gaming Phone.

Não é que o ROG Phone seja mau, apenas não é incrível como é em todos os outros campos. Ora veja:

Selfie

Mais uma vez, o smartphone é competente na captura de imagem, nas não impressiona. Especialmente quando demora demasiado tempo a tirar uma fotografia que outros smartphones tiram quase no imediato, ou faz mal o processamento de algumas especificidades como luzes mais complicadas de captar, como pode ver na foto perto do MAAT em cima.

Apesar de não ser negativo, é o ponto mais fraco do smartphone.

Bateria

Aqui temos 6000mAh, ou seja, mais 1000mAh que o topo de gama de referência do mundo Android, o S23 Ultra. Isto significa que num uso normal, 2 dias de utilização é possível, e nem é muito difícil de alcançar. Quanto em jogo, bem, depende do jogo. Mas tem sempre muito tempo para aproveitar.

Caso a bateria acabe, temos carregador rápido de 65W incluído na caixa, que leva dos 0 aos 70% em apenas 30 minutos. Porém, mais uma vez, o carregamento sem fios ficou na gaveta.

Preço e Disponibilidade

O ROG Phone 7 já está disponível em todas as suas versões, em Portugal. Esta versão em teste custa 1429€, o que é um preço pesado. Porém, são 16GB de RAM e 512GB! Tudo chips de última geração. Quer qualidade e performance? Tem de a pagar.

Entretanto, se acha isto caro, talvez seja boa ideia olhar para o ROG Phone 6D Ultimate do ano passado, que verdade seja dita, não é muito diferente, e está agora bastante mais barato.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

O ROG Phone 7 é uma continuação da estratégia do ano passado, o que faz todo o sentido, porque era uma fórmula vencedora. Porém, na sua versão mais poderosa, e obviamente mais interessante, peca pelo preço que a gigante ASUS pede aos consumidores Portugueses. É mais caro que um iPhone 14 Pro, mais caro que um Xiaomi 13 Pro, e quase chega ao preço do S23 Ultra da Samsung. Porém, para entusiastas, não há melhor.(Análise) ASUS ROG Phone 7 Ultimate: O que vale?