Inicio Reviews Análise: Alcatel One Touch Idol 3

Análise: Alcatel One Touch Idol 3

A Alcatel tem vindo a diferenciar-se no mercado dos smartphones, não só pelos diversos modelos que tem apresentado, como pelos acordos que tem estabelecido com vários operadores a nível nacional e não só, tornando os seus dispositivos mais acessíveis a nível de preço para a grande maioria dos utilizadores. Testámos o mais recente Alcatel Idol 3, na sua versão de 4.7 polegadas e nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

O Design

O Idol 3 apresenta um design muito interessante que o afasta das características demasiado “plásticas” que normalmente encontramos na maioria dos modelos que podemos adquirir por cerca de 200 euros. Possui uma espessura reduzida, com cerca de 7.6mm e um design que de algum modo faz lembrar o Nexus 4. Pesa 110 gramas e tem uma moldura metalizada a toda a volta que serve como base para os botões e portas.

Os botões de volume estão localizados no lado direito, enquanto que o botão de energia está colocado no lado esquerdo. O slot para os cartões SIM pode ser encontrado junto ao botão de energia. Já a saída para auscultadores encontra-se no topo e a porta USB na parte interior. Importa salientar que este dispositivo tem microfone e altifalantes tanto na parte superior, como na inferior, devido a uma funcionalidade muito interessante que iremos abordar mais à frente.

Ecrã

Este dispositivo vem com um ecrã IPS de 4.7 polegadas com resolução 720p. Disponibiliza bons ângulos de visualização e tudo pode ser visto sem dificuldade, mesmo sob luz solar direta. A qualidade do ecrã garante imagens detalhadas a nível das fotografias, ícones, imagens em geral e texto.

Desempenho

O Idol 3 é alimentado por um processador quad-core Snapdragon 410 e vem com 1.5GB de memória. Graças à utilização do sistema Android Lollipop, basicamente sem modificações, é rápido a responder. Ao nível dos jogos, a maioria dos títulos presentes no Google Play corre com fluidez. Até mesmo os jogos mais pesados poderão ser jogados sem dificuldade, mas com perda de alguns detalhes gráficos.

Sistema operativo e funcionalidades

O Idol 3 integra o mais recente sistema operativo da Google, Android Lolipop (5.0.2) e que vem com alguns detalhes interessantes implementados pela Alcatel, nomeadamente ao nível do ecrã de bloqueio, dando acesso rápido às funcionalidades mais utilizadas e o modo reversível. Este modo permite que todas as funções estejam disponíveis, inclusivamente falar, quer esteja a utilizar o telefone virado para cima ou para baixo. Importa salientar que se não gostar desta funcionalidade, existe a possibilidade de a desactivar.

Câmara

Este dispositivo vem com uma câmara principal de 13 megapixéis e flash LED e uma secundária, para selfies e vídeo conversação, com 5 megapixéis. Se utilizar este smartphone para tirar fotografias durante o dia, vai verificar que consegue imagens com uma qualidade acima da média. Se optar por tirar à noite, será exatamente o oposto, algo que normalmente acontece com a maioria dos smartphones.

Som

O Alcatel OneTouch Idol 3 vem equipado com duas colunas frontais com assinaturas da JBL que garantem um som de elevada qualidade. Suporta ainda rádio FM e vem acompanhado por uns  auscultadores JBL. A qualidade de som é no geral, muito boa. Orientada para a música, o Idol 3 integra também uma aplicação que permite transformar o utilizador num DJ, misturando músicas diferentes e recorrendo a diferentes efeitos.

Autonomia

Este dispositivo vem com uma bateria de 2000 mAh (não removível) que é suficiente para permitir cerca de um dia e meio de utilização mais intensiva, chamadas, redes sociais e navegar na Internet. Se o utilizar pouco, a bateria dá para cerca de 3-4 dias.

Armazenamento

O Idol 3 possui uma capacidade de armazenamento de 16GB, sendo que a versão dual sim não suporta, infelizmente, a utilização de cartões Micro SD.

O veredicto

O Idol 3 é um smartphone que pode muito bem reinar no campo dos dispositivos de gama média. As características que conseguimos apurar ao nível do som, da câmara e do desempenho, tornam-no num equipamento realmente apetecível. Este leva, sem qualquer dúvida, o nosso carimbo de recomendado. O Alcatel One Touch Idol 3 está disponível nas grandes superfícies e lojas da especialidade por um preço recomendado de 249,90 Euros.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Confirmado? A PS5 vai chegar ao mercado com 664GB

Na Leak.pt, já dissemos várias vezes que o armazenamento vai ser um problema sério nas consolas de nova geração, especialmente na PlayStation 5! Afinal...

Estes são requisitos para o armazenamento externo da Xbox Series X!

Como deve saber, as consolas de nova geração vão finalmente apostar no armazenamento ultra-rápido SSD! Ao fim ao cabo, tanto a Sony como a...

Huawei já está a preparar o EMUI 11 baseado no Android 11

A Huawei, neste momento, está a testar a conhecida interface EMUI 11 baseada no Android 10. No entanto, em breve, vai disponibilizar uma versão...

Os novos AMD Ryzen 9 5900X e 5950X já foram ao Geekbench 5

Parece que a AMD já enviou umas quantas amostras dos seus novos Ryzen 5000 aos reviewers, afinal de contas, o que não tem faltado...

Os troféus da PlayStation 5 vão oferecer recompensas digitais!

Como deve saber, a Sony decidiu reformular o sistema de troféus nas plataformas PlayStation no início do mês. No entanto, tudo indica que as...